Este gesto mal-educado aumenta o risco de Alzheimer


Alzheimer é uma doença muito misteriosa e temida porque é um tipo de demência que mata progressivamente as células nervosas, prejudicando especialmente os processos de aprendizagem e memória.

As causas dessa neurodegeneração ainda não foram esclarecidas. Além da idade avançada e da predisposição genética, alimentação, estilo de vida e ambiente também podem ser fatores de risco. Mas agora, novas pesquisas vêm destacando que, entre os principais fatores de risco, também possam existir algumas infecções cerebrais que desencadeiam doenças muito semelhantes ao Alzheimer.

Recentemente, uma bactéria chamada Chlamydia pneumoniae foi identificada em 80% dos pacientes com Alzheimer, sugerindo que esse patógeno tipicamente respiratório, conhecido como principal causador de pneumonia, possa estar associado à infecções cerebrais e à formação das chamadas placas amilóides, características da doença.

Como um gesto mal-educado pode favorecer o Alzheimer

Gestos como colocar o dedo no nariz (limpar o salão, como dizem por aí) podem danificar a cavidade nasal, machucá-la e aumentar a probabilidade dessas bactérias viajarem pelos nervos olfativos até o cérebro, invadindo o sistema nervoso central.

É o que sugere um estudo publicado na Scientific Reports por uma equipe de pesquisa da Griffith University em Southport, Austrália.

Os pesquisadores levantaram essa teve ao observarem em modelos de camundongos, que a infecção por Chlamydia pneumoniae dos nervos olfatórios constitui uma via de invasão ao cérebro. O cérebro, em resposta a esta infecção, teria formado agregados beta-amilóides que são um sinal revelador da doença de Alzheimer.

No nariz, explicam os pesquisadores, o nervo olfativo está diretamente exposto ao ar e

“oferece um caminho curto para o cérebro, contornando a barreira hematoencefálica, as quais vírus e bactérias identificaram como de fácil acesso para o cérebro”.

“Vimos isso acontecer em modelos de camundongos, e as evidências são potencialmente assustadoras até mesmo para humanos”, disse o professor James St John, chefe do Clem Jones Center for Neurobiology and Stem Cell Research da Griffith University e coautor do estudo. -. Somos os primeiros a demonstrar que a Chlamydia pneumoniae pode desencadear patologias que se assemelham à doença de Alzheimer”.

A infecção por Chlamydia pneumoniae mostrou que a bactéria se espalha do nariz para os nervos olfativos e destes para o cérebro em apenas 72 horas nos camundongos, causando danos nas principais vias envolvidas na doença de Alzheimer.

É preciso verificar todavia que o mesmo possa ocorrer em humanos. Assim, gestos como “limpar o salão” pode causar lesões no epitélio nasal, aumentado o risco de infecção dos nervos olfatórios.

“Precisamos fazer este estudo em humanos e confirmar se esse caminho para o cérebro é semelhante ao observado em camundongos”, acrescentou o professor St John. É uma pesquisa que foi proposta por muitas equipes, mas ainda não foi concluída. O que sabemos, no entanto, é que essas mesmas bactérias estão presentes no cérebro de muitos pacientes, mesmo que não tenhamos entendido como elas chegaram lá”.

Seja como for, limpar o nariz não é legal em público e pode ser perigoso à saúde, principalmente se o gesto for feito com as mãos sujas. Nariz, boca e olhos são portas para a entrada de toda sorte de patógenos ao corpo.

Leia também:

Fontes:

  1. fanpage
  2. Scientific Reports

Talvez te interesse ler também:

Exercício físico é a chave de cura para o Alzheimer, diz pesquisa

Colorir mandalas e assistir vídeos de natureza ajuda quem tem Alzheimer

Cúrcuma: fantástica para memória, humor e Alzheimer. A nova confirmação

Irisina, o hormônio que queima gorduras e combate o Alzheimer! Como aumentar sua produção

Manjericão pode ser uma proteção contra Alzheimer, afirma estudo

Este é o melhor alimento para reduzir risco de demência e Alzheimer




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...