Óleo essencial de canela usos e benefícios: emagrece e muito mais

Óleo essencial de canela usos e benefícios: emagrece e muito mais

A canela é quase uma unanimidade, pelo menos pode-se dizer que tem muita gente que ama essa especiaria. Não é para menos, muitas vezes um prato culinário sem muita graça fica bem melhor com ela. Na aromaterapia, a canela também faz sucesso pois ela tem muitas propriedades benéficas para a saúde.

Usada na composição de remédios há alguns milênios, sua utilização começou na China e foi difundida para outros países.

Ela já foi usada como oferta aos deuses, como afrodisíaco, em rituais de embalsamento, na medicina e na preparação de bebidas e comidas.

Na Idade Média, muitas pessoas queimavam a canela como forma de prevenir pandemias.

Leia também:

Conheça todas as propriedades medicinais, benefícios e usos do óleo essencial de canela.

Propriedades do óleo essencial de canela

O óleo essencial de canela tem ação

  • antifúngica
  • antibacteriana
  • anti-inflamatória
  • e antimicrobiana.

É ainda antioxidante e pode ter efeito protetivo contra alguns tipos de câncer e doenças neurológicas degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Tem ainda potencial revigorante, sendo usado na aromaterapia como estimulante da criatividade e inspiração, além de trazer uma sensação de conforto e aconchego para quem o utiliza.

Graças às suas propriedades medicinais, pode ser útil no tratamento de doenças intestinais, por auxiliar na eliminação de gases e no correto funcionamento do trato digestivo, de modo geral.

É ainda eficaz nos casos de gripe, tosses e resfriados.

Tem ainda efeito afrodisíaco, podendo ser usado para aumentar a libido.

Características da planta e do óleo

O óleo essencial de canela é obtido a partir das cascas dos ramos da Cinamomum zeylanicum, uma planta da família Lauraceae, originária da Malásia, Índia, Ceilão e Ásia Tropical.

Para obtenção de 5 ml de óleo essencial são necessários 1kg da casca da planta.

Tem odor picante, quente e aromático.

O uso do óleo essencial de canela é vasto: é ingrediente ativo na indústria alimentícia e na produção de cosméticos. Pode ser usado em aromaterapia, diluído no preparo de bebidas e comidas e em massagens.

É ainda um poderoso repelente de insetos.

Benefícios do óleo essencial de canela

O óleo de canela possui inúmeros benefícios à saúde, graças às suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antioxidantes, antifúngicas e antissépticas.

Conheça abaixo alguns de seus benefícios:

É bom para o coração

O óleo de canela auxilia no controle dos níveis de colesterol, diminuindo o colesterol ruim (LDL) e mantendo o bom (HDL) equilibrado. Ajuda ainda na redução da pressão arterial e de doenças cardíacas, graças à sua capacidade de prevenir também o estresse oxidativo das células.

Reduz risco de câncer

Diversos estudos apontam que o óleo de canela pode ajudar a prevenir certos tipos de câncer, como o de próstata, mama e pulmões, além do câncer de colón e tumores da cabeça e pescoço.

É benéfico para a pele

O óleo de canela pode auxiliar no tratamento de inflamações de pele, como aponta um estudo feito nos Estados Unidos, graças a um componente chamado Cinamaldeído.

É bom para o cabelo

O óleo de canela pode auxiliar no crescimento e fortalecimento dos fios, porém mais estudos são necessários para realmente comprovar esse benefício.

Ajuda no controle da diabetes

Graças às suas propriedades nutricionais, o óleo pode auxiliar no controle dos níveis de açúcar no sangue.

Auxilia na boa digestão

O óleo de canela tem potencial para facilitar o processo digestivo, é amplamente utilizado na medicina tradicional para tratar uma variedade de doenças digestivas, ajudando na eliminação de gases, diminuindo inchaços, reduzindo os sintomas da indigestão.

Emagrece

Como o óleo tem potencial para manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados, ele pode ajudar na perda de peso, já que, nesse caso, a sensação de fome é reduzida. Além disso, a canela acelera o metabolismo e pode ajudar na queima de gordura.

Reduz dores musculares e articulares

Graças às suas propriedades antirreumáticas, o óleo de canela pode ajudar na diminuição de dores musculares e nas articulações.

Leia mais:

Como usar óleo essencial de canela

É um óleo muito quente e forte, por isso precisa ser diluído em qualquer outro tipo de óleo vegetal e nunca usado puro.

  • Pode ser usado em rechauds para perfumar e purificar o ambiente (coloque 2 ou 3 gotinhas são suficientes)
  • Em massagem para emagrecer ou diminuir celulite dilua 1 gota do óleo essencial de canela em duas colheres de sopa cheias de um óleo vegetal qualquer. Aplique nas áreas interessadas e massageie. Causa vermelhidão passageira, por isso não exagere na dose. Você também pode massagear a barriga em caso de digestão lenta, para eliminar gases intestinais e inchaço. A canela é termogênica e ajudando a queimar a gordura em excesso. Use sempre diluída.
  • Para fazer fumigações para descongestionar e desinflamar os seios nasais: 2 gotas são suficientes em uma panela de água fervente. Respire o vapor. Cuidado para não se queimar. Não exagere na dose, pois a canela é forte pode causar vertigem e convulsão.
  • Para aromatizar doces, sobremesas, biscoitos e bolos, use 1 ou 2 gotas na massa ou na receita.
  • Para os cabelos, dilua 1 ou 2 gotas do óleo essencial de canela em um vidro com xampu leve ou neutro. Quando lavar, deixe o xampu agir uns minutos massageado bem o couro cabeludo, e faça uma segunda lavagem com um xampu sem o óleo para retirar o excesso de oleosidade em caso de cabelos oleosos.
  • Como inseticida use umas gotinhas em um sachê reutilizando tecidos velhos e coloque-o nas gavetas e cantos de armários para afastar traças e outros insetos indesejados.

Contraindicações

O óleo essencial de canela é um produto concentrado e seu uso deve ser diluído e feito com cuidado, pois existem contraindicações.

Crianças, gestantes e lactantes não devem usar esse produto, que pode ainda ter um efeito convulsivo, quando consumido em excesso, e sensibilizar as mucosas e pele.

O óleo deve ser experimentado antes em um pequeno pedaço da pele e sempre diluído. Pode causar vermelhidão, o que é normal desde que não seja excessivo e doloroso. Suspensa o uso em caso de reação alérgica.

Os benefícios da canela são conhecidos, mas vale buscar orientações sobre a melhor forma de aproveitar as vantagens de uma das especiarias mais conhecidas e queridas do mundo.

Óleo de canela faça você mesmo em casa

O óleo de canela pode ser comprado em lojas virtuais e físicas, é fácil de achar mas você mesmo pode fazer óleo de canela em casa.

Essa receita é do site italiano tuttogreen

Ingredientes

  • 12 paus de canela
  • 200 ml de azeite virgem extra ou outro óleo vegetal que não solidifica tão facilmente como o óleo de coco
  • 1 recipiente de vidro com tampa hermética

Preparação

Coloque os paus em um recipiente de vidro limpo, esterilizado de preferência, e despeje o óleo, cobrindo bem a canela.

Feche bem o recipiente e o mantenha em local seco e escuro por 3 semanas.

Lembre-se de agitar o recipiente todos os dias para que o óleo fique bem de molho com a canela.

Filtre o óleo e despeje-o em um recipiente escuro e limpo. Mantenha-o em local fresco.

Talvez te interesse ler também:

Como fazer óleo de cravo para beleza, saúde e aromaterapia

Infusão de Sálvia, Louro, Canela e Limão – uma Receita Boa para Desintoxicar e Emagrecer

Chá de canela ajuda a perder peso! Benefícios e receita

Água com canela: 10 motivos para beber todo dia. Veja como fazer

Canela – diferencie a verdadeira da falsa e aprenda sobre os usos de ambas

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *