Óleo essencial de canela usos e benefícios: emagrece e muito mais


A canela é quase uma unanimidade, pelo menos pode-se dizer que tem muita gente que ama essa especiaria. Não é para menos, muitas vezes um prato culinário sem muita graça fica bem melhor com ela. Na aromaterapia, a canela também faz sucesso pois ela tem muitas propriedades benéficas para a saúde.

Usada na composição de remédios há alguns milênios, sua utilização começou na China e foi difundida para outros países.

Ela já foi usada como oferta aos deuses, como afrodisíaco, em rituais de embalsamento, na medicina e na preparação de bebidas e comidas.

Na Idade Média, muitas pessoas queimavam a canela como forma de prevenir pandemias.

Leia também:

Conheça todas as propriedades medicinais, benefícios e usos do óleo essencial de canela.

Propriedades do óleo essencial de canela

O óleo essencial de canela tem ação

  • antifúngica
  • antibacteriana
  • anti-inflamatória
  • e antimicrobiana.

É ainda antioxidante e pode ter efeito protetivo contra alguns tipos de câncer e doenças neurológicas degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Tem ainda potencial revigorante, sendo usado na aromaterapia como estimulante da criatividade e inspiração, além de trazer uma sensação de conforto e aconchego para quem o utiliza.

Graças às suas propriedades medicinais, pode ser útil no tratamento de doenças intestinais, por auxiliar na eliminação de gases e no correto funcionamento do trato digestivo, de modo geral.

É ainda eficaz nos casos de gripe, tosses e resfriados.

Tem ainda efeito afrodisíaco, podendo ser usado para aumentar a libido.

Características da planta e do óleo

O óleo essencial de canela é obtido a partir das cascas dos ramos da Cinamomum zeylanicum, uma planta da família Lauraceae, originária da Malásia, Índia, Ceilão e Ásia Tropical.

Para obtenção de 5 ml de óleo essencial são necessários 1kg da casca da planta.

Tem odor picante, quente e aromático.

O uso do óleo essencial de canela é vasto: é ingrediente ativo na indústria alimentícia e na produção de cosméticos. Pode ser usado em aromaterapia, diluído no preparo de bebidas e comidas e em massagens.

É ainda um poderoso repelente de insetos.

Benefícios do óleo essencial de canela

O óleo de canela possui inúmeros benefícios à saúde, graças às suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antioxidantes, antifúngicas e antissépticas.

Conheça abaixo alguns de seus benefícios:

É bom para o coração

O óleo de canela auxilia no controle dos níveis de colesterol, diminuindo o colesterol ruim (LDL) e mantendo o bom (HDL) equilibrado. Ajuda ainda na redução da pressão arterial e de doenças cardíacas, graças à sua capacidade de prevenir também o estresse oxidativo das células.

Reduz risco de câncer

Diversos estudos apontam que o óleo de canela pode ajudar a prevenir certos tipos de câncer, como o de próstata, mama e pulmões, além do câncer de colón e tumores da cabeça e pescoço.

É benéfico para a pele

O óleo de canela pode auxiliar no tratamento de inflamações de pele, como aponta um estudo feito nos Estados Unidos, graças a um componente chamado Cinamaldeído.

É bom para o cabelo

O óleo de canela pode auxiliar no crescimento e fortalecimento dos fios, porém mais estudos são necessários para realmente comprovar esse benefício.

Ajuda no controle da diabetes

Graças às suas propriedades nutricionais, o óleo pode auxiliar no controle dos níveis de açúcar no sangue.

Auxilia na boa digestão

O óleo de canela tem potencial para facilitar o processo digestivo, é amplamente utilizado na medicina tradicional para tratar uma variedade de doenças digestivas, ajudando na eliminação de gases, diminuindo inchaços, reduzindo os sintomas da indigestão.

Emagrece

Como o óleo tem potencial para manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados, ele pode ajudar na perda de peso, já que, nesse caso, a sensação de fome é reduzida. Além disso, a canela acelera o metabolismo e pode ajudar na queima de gordura.

Reduz dores musculares e articulares

Graças às suas propriedades antirreumáticas, o óleo de canela pode ajudar na diminuição de dores musculares e nas articulações.

Leia mais:

Como usar óleo essencial de canela

É um óleo muito quente e forte, por isso precisa ser diluído em qualquer outro tipo de óleo vegetal e nunca usado puro.

  • Pode ser usado em rechauds para perfumar e purificar o ambiente (coloque 2 ou 3 gotinhas são suficientes)
  • Em massagem para emagrecer ou diminuir celulite dilua 1 gota do óleo essencial de canela em duas colheres de sopa cheias de um óleo vegetal qualquer. Aplique nas áreas interessadas e massageie. Causa vermelhidão passageira, por isso não exagere na dose. Você também pode massagear a barriga em caso de digestão lenta, para eliminar gases intestinais e inchaço. A canela é termogênica e ajudando a queimar a gordura em excesso. Use sempre diluída.
  • Para fazer fumigações para descongestionar e desinflamar os seios nasais: 2 gotas são suficientes em uma panela de água fervente. Respire o vapor. Cuidado para não se queimar. Não exagere na dose, pois a canela é forte pode causar vertigem e convulsão.
  • Para aromatizar doces, sobremesas, biscoitos e bolos, use 1 ou 2 gotas na massa ou na receita.
  • Para os cabelos, dilua 1 ou 2 gotas do óleo essencial de canela em um vidro com xampu leve ou neutro. Quando lavar, deixe o xampu agir uns minutos massageado bem o couro cabeludo, e faça uma segunda lavagem com um xampu sem o óleo para retirar o excesso de oleosidade em caso de cabelos oleosos.
  • Como inseticida use umas gotinhas em um sachê reutilizando tecidos velhos e coloque-o nas gavetas e cantos de armários para afastar traças e outros insetos indesejados.

Leia também:

Contraindicações

O óleo essencial de canela é um produto concentrado e seu uso deve ser diluído e feito com cuidado, pois existem contraindicações.

Crianças, gestantes e lactantes não devem usar esse produto, que pode ainda ter um efeito convulsivo, quando consumido em excesso, e sensibilizar as mucosas e pele.

O óleo deve ser experimentado antes em um pequeno pedaço da pele e sempre diluído. Pode causar vermelhidão, o que é normal desde que não seja excessivo e doloroso. Suspensa o uso em caso de reação alérgica.

Os benefícios da canela são conhecidos, mas vale buscar orientações sobre a melhor forma de aproveitar as vantagens de uma das especiarias mais conhecidas e queridas do mundo.

Óleo de canela faça você mesmo em casa

O óleo de canela pode ser comprado em lojas virtuais e físicas, é fácil de achar mas você mesmo pode fazer óleo de canela em casa.

Essa receita é do site italiano tuttogreen

Ingredientes

  • 12 paus de canela
  • 200 ml de azeite virgem extra ou outro óleo vegetal que não solidifica tão facilmente como o óleo de coco
  • 1 recipiente de vidro com tampa hermética

Preparação

Coloque os paus em um recipiente de vidro limpo, esterilizado de preferência, e despeje o óleo, cobrindo bem a canela.

Feche bem o recipiente e o mantenha em local seco e escuro por 3 semanas.

Lembre-se de agitar o recipiente todos os dias para que o óleo fique bem de molho com a canela.

Filtre o óleo e despeje-o em um recipiente escuro e limpo. Mantenha-o em local fresco.

Talvez te interesse ler também:

Como fazer óleo de cravo para beleza, saúde e aromaterapia

Infusão de Sálvia, Louro, Canela e Limão – uma Receita Boa para Desintoxicar e Emagrecer

Chá de canela ajuda a perder peso! Benefícios e receita

Como preparar chá de canela quente ou gelado

Água com canela: 10 motivos para beber todo dia. Veja como fazer

Canela – diferencie a verdadeira da falsa e aprenda sobre os usos de ambas




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...