Quais são os alimentos termogênicos que ajudam a emagrecer?


Você já deve ter ouvido falar em alimentos termogênicos e que eles ajudam a emagrecer. Pois vamos saber o que são, quais são os alimentos termogênicos que tanto falam, e o porquê deles ajudarem a emagrecer.

Existem inúmeras dietas emagrecedoras, algumas até prometem milagres e mágicas que não podem cumprir, levando à frustração quem se submete a tais regimes de emagrecimento. Antes de mais nada, é bom lembrar que dietas não fazem milagres e não funcionam sozinhas.

É necessário levar em conta que, em conjunto com qualquer dieta, é imprescindível ter hábitos saudáveis e uma vida equilibrada, envolvendo os seguintes aspectos:

  • Alimentação natural e balanceada composta por legumes, grãos, cereais, frutas e verduras.
  • Consumo de no mínimo 1 litro de água por dia ou 2 litros, dependendo da atividade física e do peso da pessoa
  • Dormir a quantidade justa de horas, que sejam suficientes para o corpo se equilibrar e descansar, o que pode variar de 7 a 9 horas por noite dependendo da idade.
  • Praticar alguma atividade física, nem que seja uma caminhada de 30 minutos por dia ou no mínimo 3 vezes por semana
  • Ter o hábito de estar em contato com a natureza alguns momentos no dia, ou pelo menos alguns dias na semana, pois isso contribui para acalmar, desacelerar e acabar com a ansiedade que em certos casos se atrela ao desejo de comer mais para “compensar” o estresse.

Levando em conta estes hábitos, vamos agora abordar algumas dicas que ajudam a emagrecer, até de maneira eficiente e rápida, mas principalmente saudável. E é isso o que vem a seguir!

O que são alimentos termogênicos?

O termo “termogênese” vem da palavra grega thermos que significa calor.

Os alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal e aceleram o metabolismo, estimulando o corpo a produzir mais energia e a queimar gorduras.

Por isso, eles têm propriedade emagrecedora e podem fazer parte da dieta alimentar, exceto se houver alguma contraindicação.

Quais alimentos são os termogênicos?

Lista de alimentos termogênicos

Conheça alguns alimentos termogênicos:

Canela

Este estudo demonstrou que o cinamaldeído, o composto orgânico que dá sabor à canela, ajuda a queimar gordura. O cinamaldeído induz a termogênese autônoma de células de gordura e a reprogramação metabólica.

A canela pode ser consumida com frutas como maçã e banana, como chá ou em receitas doces de bolos, tortas e biscoitos, e mesmo em receitas salgadas (os gregos usam no molho de tomate). Acredite, até no feijão a canela fica bom. Experimente!

Gengibre

Vários estudos demonstram os efeitos do gengibre para a perda de peso em pessoas com sobrepeso. O rizoma, além de ajudar a reduzir o peso e os níveis de glicose em jejum, também aumenta os níveis de colesterol bom. Além disso, o consumo de gengibre aumenta o efeito térmico dos alimentos e promove sensação de saciedade.

Dá para colocar gengibre ralado ou em pó na salada; em suco, como no de limão que fica muito bom ou fazer o chá com pedacinhos dessa raiz. Experimente colocar ralado ou em pedaços grandes na lentilha. Fica muito bom!

Pimenta

Um estudo demonstrou que a ingestão de pimenta vermelha aumentou o gasto energético e diminuiu o apetite em não usuários de alimentos picantes. Os efeitos da pimenta no balanço energético são uma combinação de entradas metabólicas e sensoriais.

A pimenta vermelha pode ser usada em tudo (para quem gosta é claro) é boa para temperar fermentados como o kimchi, sopas e cozidos de todo o tipo. Pimenta para todos.

Café

A cafeína, substância contida no café, aumenta a termogênese, ou seja, ela diz ao corpo para queimar mais calorias. Esse efeito estimulante sobre o metabolismo foi demonstrado em várias pesquisas. Como existem pessoas que ficam com insônia quando tomam café, o ideal é tomar 1 xícara de manhã e, caso não tenha esse problema, dá para tomar mais, chegando a 3 xícaras por dia.

Chás

Chás como o chá verdechá de hibisco ou o chá preto, além de serem termogênicos são diuréticos, por isso, agem como emagrecedores. Podem ser tomados em jejum ou 30 minutos antes da refeições.

Vinagre de maçã

Os benefícios do vinagre de maçã são muitos. Entre estes, o de ser termogênico. Use-o em saladas e em conservas naturais e caseiras de legumes.

Água

Beber tanta água acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer, refresca e desintoxica.

Sementes de linhaça

Sementes de linhaça: a linhaça pode ajudar a estimular o metabolismo e melhorar a síndrome metabólica, uma condição que contribui para o desenvolvimento de diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares, como revelam alguns estudos.

Lentilhas

As lentilhas também ajudam a reduzir os efeitos da síndrome metabólica, bem como outras leguminosas. Também podem aumentar o metabolismo porque são ricas em proteínas e fibras que alimentam as bactérias benéficas no intestino. 

Cúrcuma

Estudos demonstram que várias especiarias contêm atividades antiobesidade por causa de suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórios. Entre estas, a curcumina, o pigmento amarelo derivado do açafrão-da-índia (um componente principal do curry). Este estudo investigou extensivamente os efeitos da cúrcuma para tratamentos de obesidade e doenças metabólicas. A curcumina interage diretamente com os adipócitos, células pancreáticas, hepáticas, macrófagos e células musculares.

Leia também:

Como usar os alimentos termogênicos para emagrecer

Para fazer melhor uso dos alimentos termogênicos, siga essas dicas:

  • O chá verde não deve ser consumido junto com alimentos, pois pode interferir e prejudicar a absorção de vitaminas e minerais no intestino.
  • Deve-se evitar consumir alimentos termogênicos em excesso e no período da noite pois, por serem estimulantes, podem causar insônia.
  • Suplementos: existem suplementos de alimentos termogênicos feitos com a finalidade de emagrecimento.

MAS SOMENTE UM MÉDICO PODE RECEITAR. Todo e qualquer suplemento usado sem recomendação médica pode ser perigoso para a tua saúde.

Benefícios dos alimentos termogênicos

Além de contribuírem para perda de peso e queima de gordura, os alimentos termogênicos trazem outros benefícios para o corpo:

  • promovem uma boa a circulação sanguínea
  • ajudam a evitar o câncer de cólon e de ovário
  • ajudam na cura da gripe
  • melhoram a digestão
  • previnem a formação gases intestinais

Efeitos colaterais e contraindicações

O consumo demasiado de alimentos termogênicos pode provocar reações como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais.

Estes alimentos são contraindicados nos seguintes casos: mulheres grávidas, crianças, pessoas que sofrem de insônia, quem têm problemas cardíacos e aqueles com doenças na tireoide.

Por isso, estas pessoas devem evitar o consumo desses alimentos ou consumi-los em pouca quantidade, seguindo orientação médica e não utilizar estes alimentos para dieta de emagrecimento.

Constância e equilíbrio para manter a forma

Se a pessoa tem tendência a engordar e vive lutando contra a balança, a melhor forma de lidar com isso é sair da ansiedade que só piora a situação, e detectar o que está causando o aumento de peso.

Lembrando que o mito do corpo magro, graças às campanhas nas mídias e redes sociais, está caindo por terra, hoje o que se presa é o corpo saudável acima de tudo.

O ganho de peso porém, pode ser um alerta de que alguma coisa não está indo bem com o organismo e seria melhor verificar:

Alguns fatores para o ganho de peso podem ser:

  • vida sedentária
  • excesso de carboidratos e gorduras na alimentação
  • problemas hormonais
  • disfunção da tireoide
  • retenção de líquido por algum distúrbio orgânico
  • uso de medicamentos, como os corticoides
  • problemas metabólicos, entre outros

Detectada a causa, com a ajuda de um especialista em saúde, é partir para a ação que envolve tudo que o foi abordado neste conteúdo e mais os cuidados adicionais prescritos pelo médico de tua confiança.

E o mais importante: sempre preste atenção em seu bem-estar, ele é o melhor guia sobre como está a sua saúde! O peso ideal para uns não é o mesmo para outros. Lembre-se que músculos e estrutura óssea mais robusta, fazem diferença na balança e não significam necessariamente estar acima do peso.

Atividade física e reeducação alimentar: a dupla perfeita

Aeróbicos e musculação

Existem diversas formas de se perder peso, mas a mais eficiente e saudável é a reeducação alimentar em conjunto com a prática de atividades físicas.

Em casos mais sérios, a perda de peso pode requerer acompanhamento médico e irá precisar de alimentação balanceada e regrada, com cardápio feito por um nutricionista.

Exercícios aeróbicos, e de queima calórica, contribuem para o corpo suar e eliminar as gorduras através da respiração.

Já os exercícios de musculação são importantes, pois melhoram a ação da insulina e reduz a gordura corporal, mantendo o corpo em forma com um metabolismo ativo.

Quando se chegar ao peso ideal, será necessário manter a disciplina e a continuidade da atividade física e da prática de uma alimentação saudável, para não ter mais problemas com excesso de peso e nem ocorrer o efeito sanfona: emagrece, engorda, emagrece…

Reeducação alimentar

A alimentação é um fator básico para quem quer emagrecer. Eliminar certos alimentos do cardápio alimentar como doces, frituras, refrigerantes, enlatados, embutidos, alimentos industrializados, além de melhorar a energia e a saúde, faz emagrecer.

Mais do que o tipo de alimento, a qualidade dele é importante:

Cada pessoa tem sua necessidade alimentar, dependendo de seu organismo. Tem pessoas que precisam comer mais vezes e outras menos. Para saber suas necessidades nutricionais, a orientação de um nutricionista irá lhe ajudar a saber quais são suas carências alimentares e o que está em em excesso em sua alimentação.

Muitas vezes a gente confunde fome com vontade de comer, ansiedade, noites mal dormidas dá essa sensação. Mas também ocorre que uma alimentação insuficiente em nutrientes essenciais acaba por dar sempre a sensação de fome. É como se o corpo dissesse que alguma vitamina ou mineral está faltando e aí vem a vontade de “alguma coisa” que a gente nem sabe o que é.

Uma alimentação desregrada ou de má-qualidade causa desconforto e mal-estar e, se ignorarmos estes avisos, vem a doença.

Também é muito importante comer com calma, para que o cérebro tenha tempo de se sentir que o corpo está sendo alimentado.

Quanto à constância e a quantidade de refeições a serem feitas, há controvérsias. Uns dizem que jejuar é bom para perder peso (jejum intermitente) outros dizem que se alimentar pouco e sempre mantém o organismo sempre ativo e ajuda a emagrecer. Alguns sugerem que até doces são permitidos, desde que com moderação e não industrializados.

Como cada caso é um caso, o ideal é consultar um nutricionista.

Talvez te interesse ler também:

Irisina, o hormônio que queima gorduras e combate o Alzheimer! Como aumentar sua produção

Bolo de banana fit: escolha a sua receita. Veja 6 opções

Alface americana: a mais gostosa é também a mais saudável?




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Carolina
    Publicado em 20/06/2023 às 12:08 pm [+]

    Adorei o conteúdo do artigo e site! Vou voltar mais vezes
    com certeza! Muito obrigado por compartilhar!

    Um grande abraço.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...