Existem inúmeras dietas emagrecedoras, algumas até prometem milagres e mágicas que não podem cumprir, levando à frustração quem se submete a tais regimes de emagrecimento. Antes de mais nada, é bom lembrar que a dieta não funciona sozinha.
É necessário levar em conta que, em conjunto com qualquer dieta, é imprescindível ter hábitos saudáveis e uma vida equilibrada, envolvendo os seguintes aspectos:
- Alimentação natural e balanceada composta por legumes, grãos, cereais, frutas e verduras.
- Consumo de no mínimo 1 litro de água por dia ou 2 litros, dependendo da atividade física e do peso da pessoa
- Dormir a quantidade justa de horas, que sejam suficientes, para o corpo se equilibrar e descansar, que pode variar de 7 à 9 horas por noite dependendo da idade.
- Praticar alguma atividade física, nem que seja uma caminhada de 30 minutos por dia ou no mínimo 3 vezes por semana
- Ter o hábito de estar em contato com a Natureza alguns momentos no dia ou pelo menos alguns dias na semana, isso contribui para acalmar, desacelerar e acabar com a ansiedade que em certos casos se atrela ao desejo de comer demais, para “compensar” o estresse.
Levando em conta estes hábitos, dá agora para abordar formas que ajudam a emagrecer, até de maneira eficiente e rápida, mas principalmente saudável. E é isso o que vem a seguir!
{index}
Como queimar calorias com atividades físicas
Existem diversas formas de se perder peso, a mais eficiente é a reeducação alimentar, em conjunto com prática de atividades físicas, para poder queimar calorias.
A perda de peso pode requerer acompanhamento médico e irá precisar de alimentação balanceada e regrada.
Exercícios aeróbicos, e de queima calórica, contribuem para o corpo suar e eliminar as gorduras através da respiração.
Quando se chegar ao peso ideal, será necessário manter a disciplina e a continuidade da atividade física e da prática de uma alimentação saudável, para não ter mais problemas com excesso de peso e nem ocorrer o efeito sanfona: emagrece, engorda, emagrece…
Reeducação Alimentar
A alimentação é um fator básico para quem quer emagrecer. Eliminar certos alimentos do cardápio alimentar como: doces, frituras, refrigerantes, enlatados, embutidos, alimentos industrializados, além de melhorar a energia e a saúde, faz emagrecer.
Cada pessoa tem sua necessidade alimentar, dependendo de seu organismo. Tem pessoas que precisam comer mais vezes e outras menos. Para saber suas necessidades nutricionais, a orientação de um nutricionista irá lhe ajudar a saber quais são suas carências alimentares e o que está em em excesso em sua alimentação.
O corpo também dá sinais de como estamos falhando na alimentação. Quando temos uma alimentação desregrada ou de má-qualidade vem o desconforto e o mal-estar e, se ignorarmos estes avisos, vem a doença.
O importante é ter os horários para comer com calma e se alimentar mantendo a constância e o horário das principais refeições : café da manhã, almoço e jantar, podendo entre essas, fazer um lanche com frutas, saladas, sucos naturais ou cereais. Os doces podem até ser consumidos, desde que com moderação e não industrializados.
O que são alimentos termogênicos?
Os alimentos termogênicos, como pimenta e gengibre, têm propriedade emagrecedora e podem fazer parte da dieta alimentar, exceto se houver alguma contraindicação.
Os alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal e aceleram o metabolismo, estimulando o corpo a produzir mais energia e queimar gorduras.
Lista de alimentos termogênicos
Conheça alguns alimentos termogênicos:
- Canela: pode ser consumida com frutas, como maçã e banana ou como chá
- Gengibre: dá para colocar gengibre ralado ou em pó na salada; em suco, como no de limão que fica muito bom ou fazer o chá com pedacinhos dessa raiz.
- Pimenta vermelha: é boa para temperar fermentados, como o kimchi, sopas e cozidos
- Café: existem pessoas que ficam com insônia quando tomam café, o ideal é tomar 1 xícara de manhã, caso não tenha esse problema, dá para tomar mais, chegando a 3 xícaras por dia.
- Chás como o chá verde e o chá de hibisco ou o chá preto, além de serem termogênicos, são diuréticos, por isso agem como emagrecedores, podem ser tomados em jejum ou 30 minutos antes da refeições
- Vinagre de maçã: use-o em saladas e conservas naturais e caseiras de legumes
- Beber tanta água: beba de preferência água mineral, é mais saudável, refrescante e desintoxicante
Como usar os Alimentos Termogênicos para emagrecer
O chá verde não deve ser consumido junto com alimentos, pois pode interferir e prejudicar a absorção de vitaminas e minerais no intestino. Deve-se evitar consumir esses alimentos termogênicos em excesso e no período da noite pois, por serem estimulantes, podem causar insônia.
Outra forma de se consumir os alimentos termogênicos, com a finalidade de emagrecimento, pode ser através de suplementos em cápsulas. MAS SOMENTE UM MÉDICO PODE RECEITAR. Todo e qualquer suplemento usado sem recomendação médica pode ser preguiçoso apara a tua saúde.
Benefícios dos termogênicos
Além de contribuírem para perda de peso e queima de gordura, os alimentos termogênicos trazem outros benefícios para o corpo:
- promovem uma boa a circulação sanguínea
- ajudam a evitar o câncer de cólon e de ovário
- ajudam na cura da gripe
- melhoram a digestão
- previnem a formação gases intestinais
Efeitos colaterais e contraindicações
O consumo demasiado de alimentos termogênicos pode provocar reações como: dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais.
Estes alimentos são contraindicados nos seguintes casos: mulheres grávidas, crianças, pessoas que sofrem de insônia, quem têm problemas cardíacos e aqueles com doenças na tireoide. Por isso estes devem evitar o consumo desses alimentos ou consumi-los em pouca quantidade, seguindo orientação médica e não utilizar estes alimentos para dieta de emagrecimento.
Constância e equilíbrio para manter a forma
Se a pessoa tem tendência a engordar e vive lutando contra a balança, a melhor forma de lidar com isso é sair da ansiedade que só piora a situação, e detectar o que está causando o aumento de peso.
Pode ser vários fatores:
- vida sedentária
- excesso de carboidratos e gorduras na alimentação
- problemas hormonais
- disfunção da tireoide
- retenção de líquido por algum distúrbio orgânico
- uso de medicamentos, como os corticoides
- problemas metabólicos, entre outros
Detectada a causa, com a ajuda de um especialista em saúde, é partir para a ação que envolve tudo que foi abordado neste conteúdo e mais os cuidados adicionais prescritos pelo médico de tua confiança.
E o mais importante: sempre preste atenção em seu bem-estar, ele é o melhor guia sobre como está a sua saúde! O peso ideal para uns não é o mesmo para outros. Lembre-se que músculos e estrutura óssea mais robusta, fazem diferença na balança e não significam necessariamente estar acima do peso.