Chá Verde por que Emagrece? Conheça suas Propriedades de emagrecimento


O chá verde é uma verdadeira estrela no mundo dos chás. Originário da China e Índia, é proveniente de uma planta chamada Camellia Sinensis. Existe até mesmo lendas envolvendo a origem dele.

Dizem que o imperador Shen Nung tomou pela primeira vez esse chá acidentalmente, após folhas da planta caírem na água fervente que ele estava preparando para tomar. Lenda ou não, o chá ganhou notoriedade enorme de lá para cá. E vem sendo alvo de inúmeros estudos que visam explicar por que ele é tão bom no emagrecimento e quais os outros benefícios dele para a saúde.

POR QUE O CHÁ VERDE EMAGRECE

Já é comprovado. Realmente o chá verde ajuda muito no emagrecimento. E já se sabe por quê. Tudo se deve, principalmente, a dois fatores: os fitonutrientes conhecidos como catequinas e o efeito termogênico do chá. As catequinas são responsáveis por ajudar no metabolismo das gorduras, promovendo uma melhor quebra delas, e evitando, por exemplo, que elas fiquem paradas em um lugar só formando as temidas gorduras localizadas. Já o efeito termogênico ocorre, principalmente, por causa da cafeína presente no chá verde.

Para se ter uma ideia o chá verde é comparável ao café, tendo em vista que uma xícara de chá (cerca de 150 ml) pode ter até 80 mg de cafeína, enquanto no café essa equivalência é de 73 mg em 60 ml. Diz-se que um alimento é termogênico quando ele tem capacidade de acelerar o metabolismo, fazendo o organismo trabalhar mais rápido, queimando mais calorias e, consequentemente, evitando o acúmulo de gorduras.

Além de tudo isso, o chá verde pode atuar promovendo maior sensação de saciedade, ajudando assim a espaçar o período que o corpo sente fome.

cha verde

OUTROS BENEFÍCIOS DO CHÁ VERDE

Além do excelente efeito emagrecedor, o chá verde auxilia ainda no controle do colesterol e da pressão arterial, na prevenção de doenças, graças aos antioxidantes que possui; ajuda ainda na boa digestão, melhorando a qualidade da flora intestinal e pode ter um efeito protetivo da saúde do cérebro.

COMO TOMAR CHÁ VERDE PARA EMAGRECER

Se o objetivo for tomar chá verde para aproveitar todos os benefícios que ele tem a oferecer, é importante se atentar ao fato de que as folhas são mais indicadas do que os sachês, o pó solúvel ou as cápsulas. Além disso, na hora do preparo a água não pode ser fervida, somente aquecida, e as folhas devem ficar imersas por um período curto (3 minutos). Deve-se beber o chá em até 24 horas. Todos esses cuidados são essenciais para manter as propriedades dessa importante bebida emagrecedora.




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...