O que acontece ao corpo se bebermos vinagre de maçã todo dia de manhã?

O que acontece ao corpo se bebermos vinagre de maçã todo dia de manhã?

Beber vinagre de maçã pela manhã pode ajudar a melhorar nossa saúde? Rachel Lapidos, editora de Well Good (revista norte-americana sobre bem-estar) queria ver o que aconteceria ao seu corpo se ela bebesse todas as manhãs, durante uma semana, um pouco de vinagre de maçã em jejum.

Provavelmente muitos de vocês têm o hábito de beber água com limão como primeiríssima coisa no café da manhã mas, pouca gente tenta (é verdade que é preciso um pouco de coragem) começar o dia bebendo vinagre!

Fazendo como experiência, levando-a um pouco como um desafio, Rachel Lapidos por uma semana bebeu um pouco de vinagre de maçã para ver se esta bebida, tomada em jejum, pudesse resultar em alguma forma de benefício para a saúde.

Apesar do sabor forte e não agradável a todos os gostos, o vinagre de maçã é conhecido por ter diversas propriedades benéficas: facilita a digestão, melhora a aparência da pele, é anti-inflamatório, antibacteriano, alcalinizante, diurético, ajuda o sistema imunológico, tem o poder de saciar, desinchar e outros poderes mais.

Portanto, este é um alimento de valor terapêutico que, não por acaso, é muitas vezes utilizado na medicina natural.

E como foi a experiência?

Foi difícil: o vinagre de maçã já de manhã cedo não é o gosto que uma pessoa quer sentir ao acordar, e dá uma sensação de queimação na boca. O instinto é, por conseguinte, ingerir muita água depois do vinagre.

A sensação seguinte que nos conta Rachel é o caminho da ação dentro do corpo: uma espécie de queimação que desce da garganta para o estômago.

Normal? Não! A editora porém caiu no erro de beber um copinho de vinagre puro, uma dose não somente excessiva mas também muito forte porque não diluída em água.

A dose certa

Percebendo o erro, graças à uma consulta com uma nutricionista, Rachel o corrigiu e dias após, com uma dose menor de vinagre (1 a 2 colheres de sopa) diluída em um copo d’agua, ela continuou a beber toda manhã sem haver quaisquer problemas, ao contrário…

Os benefícios depois de uma semana

Após uma semana bebendo vinagre de maçã diluído com água, Rachel observou pela primeira vez uma barriga menos inchada, mais energia do que o seu habitual, bem como um menor apetite, o que lhe permitiu, por exemplo, não mais comer merenda de tarde.

Até a aparência da pele tinha visivelmente melhorado, resultando em uma tez mais tônica e luminosa, mas a verdade é também que, com o vinagre, Rachel acabou por beber mais água do que o seu habitual para eliminar a acidez e o gosto deixado na boca. Assim, pelo menos em parte, essa vantagem pode ter sido atribuída à uma maior ingestão de líquidos.

Rachel esteve bem durante toda a semana, mas assim que parou com o vinagre, pegou um resfriado. Talvez uma coincidência mas, para não se deixar enganar e dado que a experiência não tinha sido tao ruim quanto ela pensava no início, Rachel decidiu continuar.

Contraindicações

Beber muito vinagre de forma contínua, dado o elevado grau de acidez deste alimento, pode causar danos ao esmalte dos dentes, mas também problemas digestivos do tipo azia e queimação. Portanto, recomendamos que, se você quiser experimentar este remédio natural, não o faça por mais de 15 dias seguidos e, querendo repetir, recomeçe-o em ciclos intercalados.

Considere a reação do seu corpo e se você observar dificuldades ou queimações, interrompa imediatamente o uso.

Se você tiver problemas de saúde ou estiver tomando medicamentos, evite este tipo de experiência e procure, e ouça, sempre os conselhos de um médico ou profissional de saúde.

Vinagre de maçã: benefícios para cabelos, pele, saúde e muito mais

immagine

Se beber vinagre com maçã de manhã não te apetece apesar dos benefícios, saiba que este ingrediente pode ser interessante para outras coisas mais.

Além de ser útil na cozinha e para a saúde como um todo, o vinagre de maçã é capaz de trazer incríveis benefícios para a pele, para os cabelos e muito mais.

Suas propriedades antibacterianas e antifúngicas garantem resultados impressionantes no rejuvenescimento da pele, no tratamento de problemas capilares, no clareamento de unhas, pele e dentes, além de tantos outros benefícios que você poderá conferir agora.

Com certeza é o tipo de vinagre mais completo no quesito nutrientes. Além dos benefícios para cabelos e pele, o vinagre de maçã é excelente para diversos fins: para o emagrecimento, inchaços, contra a oxidação natural, ajuda a proteger o fígado, contribui na digestão saudável e também fortalece as articulações.

Sim, os benefícios são muitos e o vinagre de maçã pode ser encontrado em praticamente todos os supermercados por um valor muito acessível.

Contendo 5% de ácido acético e 95% de água, o vinagre de maçã possui polifenóis, que proporcionam um sabor diferenciado aos alimentos temperados com este tipo de vinagre, além de outros componentes muito interessantes como vitaminas e minerais.

Por que o vinagre de maçã é uma opção mais saudável?

  • Embora existam diversos outros tipos de vinagres, o vinagre de maçã é especialmente saudável pelo fato de conter agentes antioxidantes, o que ajuda e muito o corpo a se regenerar e a evitar o envelhecimento precoce.
  • Este componente também é fundamental para o funcionamento saudável do fígado, tornando o metabolismo de quem o consome mais responsivo.
  • Além disso possui betacaroteno e minerais importantes para a manutenção geral do corpo humano. É uma ótima opção para quem está tratando inchaços no corpo, pois contém potássio, o que ajuda na recuperação completa, seja da pele ou de ossos fraturados.
  • Também é excelente para aliviar a dor em locais onde picadas ou injeções foram efetuadas – inclusive nos animais! Diversos veterinários recomendam passar uma pequena quantidade de vinagre de maçã em cães e em gatos que tomaram vacinas, para diminuir a dor e o inchaço causados por ela.

10 incríveis benefícios do vinagre para a pele e cabelos

Elimina as caspas

Problema comum, especialmente no inverno, a caspa pode ser facilmente eliminada com as propriedades do vinagre de maçã.

Para tal, utilize 1 xícara de água com 2 colheres de sopa de vinagre de maçã e mais 15 gotas de óleo da árvore de chá.

Aplique sobre os cabelos massageando por 5 minutos e deixe descansar por mais 5 minutos. Basta enxaguar em seguida.

Pode ser utilizado até 3 vezes por semana.

Alivia queimaduras de sol

Exagerar com o sol é um dos inconvenientes das férias, mas existe um remédio natural fácil de usar: o vinagre de maçã!

Capaz de ajudar a aliviar as queimaduras de sol de forma eficiente, para conseguir este benefício, basta utilizar 2 colheres de sopa de água com 2 colheres de sopa de vinagre de maçã fazendo um composto para ser aplicado sobre a área afetada.

Pode ser repetido algumas vezes por dia até que haja melhora.

Clarear unhas amarelas

Unhas amarelas podem ser ocasionadas por contato com produtos químicos ou até mesmo pelo contato com fungos. O vinagre de maçã consegue reverter esta condição amarelada sendo capaz de clarear as unhas.

Em um recipiente, adicione ½ xícara de vinagre de maçã com ½ xícara de água morna. Coloque as unhas na solução e deixe por 30 minutos, depois basta enxaguar.

Recomenda-se no máximo 3 vezes por semana.

Clarear dentes amarelos e manchados

Assim como faz com as unhas, o vinagre de maçã também é muito bom para clarear os dentes e  remover manchas no esmalte dentário.

Faça um preparado com 3 colheres de sopa de água mais 1 colher de sopa de vinagre de maçã. Utilize esta solução para enxaguar a boca 3 vezes ao dia para obter seus resultados.

Reduzir celulites

Por possuir poderosas propriedades adstringentes, o vinagre de maçã pode auxiliar no tratamento caseiro para reduzir celulites, pois libera a retenção de líquidos e toxinas da pele.

Para aproveitar este benefício, em um recipiente adicione 1 colher de sopa de óleo de coco ou de oliva com 3 colheres de sopa de vinagre.

Com a solução preparada, massageie a área desejada por 15 minutos, duas vezes ao dia.

Eliminar espinhas e acnes

As propriedades antibacterianas e antissépticas do vinagre de maçã auxiliam na eliminação completa de acnes e espinhas. O composto deve ser preparado com ½ xícara de vinagre de maçã (preferencialmente não filtrado) mais 1 xícara de água filtrada.

Utilize um algodão e aplique sobre a acne ou espinha, deixando agir por 10 minutos. Em seguida, basta lavar bem com água morna. Pode ser utilizado até 2 vezes por dia, diariamente.

vinagre maca beneficios

Elimina odores dos pés

Ainda graças as suas propriedades antibacterianas, o uso de vinagre de maçã garante a eliminação total dos incômodos odores dos pés, o famoso chulé.

Para isso, em uma bacia adicione 1 xícara de vinagre de maçã com 5 xícaras de água morna. Basta mergulhar os pés por 15 minutos e depois lavá-los bem com sabonete antibacteriano.

Pode ser repetido todo dia, mas apenas uma vez ao dia.

Tonifica a pele

O vinagre de maçã serve como tonificante de pele, especialmente para quem tem a pele oleosa. Seu uso é simples e o composto para ser aplicado sobre a pele é feito com ½ xícara de vinagre de maçã mais ½ xícara de água filtrada.

É possível adicionar um óleo essencial aromático para complementar. Utilize um algodão e aplique sobre a pele e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, basta enxaguar com água morna. Pode ser feito duas vezes por dia, no máximo 3 vezes por semana.

Cabelos brilhantes, macios e sedosos

O vinagre de maçã é poderosíssimo para deixar os cabelos com aspecto rejuvenescido, brilhante e incrivelmente macio.

Basta utilizar ¼ xícara de vinagre de maçã com 2 xícaras de água e aplicar esta solução no cabelo após já tê-lo lavado com shampoo natural.

Massageie o couro cabeludo com a solução e deixe agir por 5 minutos antes de remover com água morna. Deve ser utilizado apenas 1 vez por semana.

Tratar feridas de lâminas de barbear

As lâminas de barbear podem acabar deixando pequenas feridas, causando também o tão incômodo pelo encravado.

O vinagre de maçã pode tratar as feridas, evitando inflamação.

Caso seja possível, aplique um pouco de mel antes sobre a ferida e deixe agir por 5 minutos, depois remova com água morna. Em seguida, use algodão e aplique vinagre de maçã diretamente sobre a área e deixe secar naturalmente.

Lave bem com água morna antes de se expor ao sol. Pode ser repetido 2 ou 3 vezes por dia.

Emagrecer com vinagre de maçã

vinagre de maçã 2

Se você costuma ter uma alimentação rica em carboidratos, consumir ao menos duas colheres de chá de vinagre diluídos em água antes das refeições poderia te ajudar a emagrecer.

Parece milagre, mas há uma explicação lógica para isto: primeiramente consumir vinagre de maçã antes das refeições – principalmente as ricas em carboidratos – ajuda a evitar os picos de insulina causados pelos alimentos em si, e, além disso, também mantém os níveis de glicose controlados após a refeição, te ajudando a não acumular peso extra.

Além disso, os minerais e nutrientes como o betacaroteno te ajudarão a ter uma pele mais saudável bem como um metabolismo muito mais ativo. E todos esses benefícios vêm em curto prazo, o que significa que em apenas um mês você já estará sentindo os resultados positivos do consumo diário do vinagre de maçã.

Como consumir vinagre de maçã

É indicado consumir aproximadamente 25 mililitros de vinagre de maçã por dia, quantidade que pode ser dividida entre as refeições. É importante consumir este produto diluído em água, e não misturado com outros produtos como azeites e maioneses.

Temperar saladas também é possível, no entanto não adicione sal por cima. O ideal é realmente diluir duas colheres de chá em água por refeição e tomar. Assim você será capaz de sentir os incríveis efeitos do vinagre de maçã em curto prazo.

Este é um produto barato, sem contraindicações que pode sim ajudar no emagrecimento, na prevenção de doenças no fígado, na prevenção do câncer (por tratar-se de um antioxidante que protege as células, deixando-as jovens por mais tempo), ajuda na digestão e também protege seu corpo quanto aos efeitos impreteríveis do tempo.

Consulte sempre um médico

Embora o vinagre de maçã possa proporcionar diversos benefícios para a saúde, para a pele e para os cabelos, é necessário consultar antes um profissional de saúde para recomendações mais precisas a respeito de seu uso.

Além disso, caso opte pela utilização do vinagre de maçã, é importante ter em mente que não deve ser usado em excesso.

Pele e os cabelos devem sempre ser bem enxaguados com água morna para evitar qualquer dano de superdosagem.

Talvez te interesse ler também:

Vinagre de romã emagrece! Todos os benefícios e como tomar

Açúcar magro – o que é, benefícios e contraindicações 

Purificar o fígado: 13 remédios naturais caseiros

Quinoa: 5 dicas para cozinhar, 5 erros a evitar e 5 receitas

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

5 comentários em “O que acontece ao corpo se bebermos vinagre de maçã todo dia de manhã?”

    1. Daia Florios
      Daia Florios

      Maria Isabel, a princípio sim. Há estudos em ratos, não em humanos, que sugerem que o vinagre de maçã ajuda a baixar a pressão em ratos hipertensos (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11826965/). Como hipertensão é uma coisa séria, e como o site não é um consultório, recomendamos consultar um médico. O vinagre da maçã com certeza é uma alternativa saudável na cozinha e pode ser usado como remédio natural para diversos problemas, junto com outros tratamentos e mudanças no estilo de vida também. Não é uma “cura para tudo”, nem faz milagres, mas pode ajudar em muitos casos e, repetindo, recomendamos consultar um médico <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *