11 Receitas caseiras de inseticidas e repelentes biológicos fáceis de fazer


Existem diversas receitas de inseticidas, fungicidas e repelentes biológicos, de produção caseira, que você pode experimentar na sua horta. Aqui encontrei algumas que ainda não conhecia e divido com vocês.

1. Inseticida de Alho

10 dentes de alho, com casca e tudo, rale bem com a varinha mágica ou no liquidificador, com um pouco de água. Acrescente água até completar os 2 litros, misture bem e deixe em repouso, por 24 horas, em local escuro e frasco tampado.

Depois do tempo de repouso, coe o preparado e misture com mais 5 litros de água. Este preparado é para uso imediato, pulverizado, sobre as plantas. Você deverá fazer uma pulverização por semana, em tempo seco, e até 3 caso o tempo seja chuvoso.

Serve para repelir pulgões, borboleta da couve, afídeos, mosca branca e cicadas.

2. Chorume de Urtigas

1 kg de urtigas frescas, fora da época de floração. Corte as plantas em pedaços (use luvas para colher as urtigas e manipulá-las) e misture a 10 litros de água. Bata bem a mistura, tampe o vasilhame e deixe repousar até que comece a fermentar (você vai saber que a fermentação está em curso quando começarem a surgir bolhas de ar no líquido). Coe o líquido e guarde-o em um local fresco, ao abrigo da luz solar.

Para usar, dilua 1 litro do chorume (fermentado de urtigas) em 10 litros de água e pulverize as plantas, semanalmente, como preventivo, contra pulgões.

Este chorume de urtiga também pode ser usado, menos diluído, como adubo líquido (3 litros de chorume devem ser diluídos em 10 litros de água) e acrescentado às regas que você faz às suas plantas.

3. Cebola

Bata uma cebola cortada, com água, no liquidificador ou varinha mágica. Filtre a mistura e acrescente água até completar os 2 litros. Use esse líquido para borrifar suas plantas.

4. Hortelã

A hortelã é um excelente repelente para alguns insetos. Você pode usar a hortelã em chá, depois de frio, ou em batido de folhas com água, no liquidificador. Aplique de imediato, depois de feito.

5. Vinagre com orégano

Faça uma decocção de vinagre com oréganobasta ferver o vinagre com os oréganos, por 3 minutos. Deixe esfriar, coe e aplique nas folhas e caules das plantas, para repelir formigas e lagartas. O melhor jeito de aplicar é com um borrifador manual.

6. Tomateiro

Faça um chá forte de folhas e caules de tomateiro e use-o como inseticida contra os pulgões. Aplique depois de frio nas plantas infestadas.

7. Chá de cavalinha

Faça uma decocção de cavalinha (10 gr – seca; 30 gr – fresca) picada em 1 litro de água. Ferva por 25 minutos. Coe e dissolva em 9 litros de água. Depois de frio, pulverize nas suas plantas.

8. Inseticida de leite

A receita é: 1 porção de leite para 10 de água. Misture bem e borrife nas plantas que precisam de tratamento.

9. Quadrados de papel ou plástico amarelo forte

Muitos insetos são atraídos pela cor amarela, especialmente as moscas. Espalhe na sua horta quadrados de amarelo forte untados com mel, cola ou outra resina. As moscas serão atraídas e ficarão grudadas neles. De tempos em tempos, substitua as armadilhas.

Leia também: 4 ARMADILHAS PARA MOSCAS

10. Cinzas e serragem

Espalhar cinzas de madeira ou serragem entre os pés de plantas é bastante efetivo contra lesmas e caracóis. As cinzas têm o adicional de serem um fertilizante fosfórico bastante rico e que se vai introduzindo de pouco a pouco, com as chuvas.

11. Calda bordalesa

Mas, se de tudo, nada der certo, você poderá usar a calda bordalesa, que é um produto antigo, químico, usado na prevenção de pragas agrícolas e permitido na agricultura orgânica.

A calda bordalesa é uma mistura de sulfato de cobre (100 gr), cal virgem (100 gr) e água (10 l). Coloque o sulfato de cobre em um saco de pano e mergulhe-o, por 4 horas, em 9 litros de água. Dissolva a cal virgem em 1 litro de água, misture-a aos 9 litros com sulfato de cobre e mexa bem. Use recipientes plásticos para evitar qualquer reação do sulfato com metal. A mistura deverá ter pH neutro ou ligeiramente alcalino, para funcionar, e isso varia conforme a quantidade de cal que você misturou. Teste o pH pingando um pouco da solução em uma lâmina de ferro – se este ficar com cor acastanhada é porque ainda está ácida e você deverá juntar mais um pouco de cal.

Estas novas receitas para uso em hortas orgânicas eu coletei aqui no Semear e Plantar. Vale a pena você experimentar.

Especialmente indicado para você:

11 FERTILIZANTES E PESTICIDAS ORGÂNICOS FEITOS EM CASA

5 REMÉDIOS NATURAIS PARA PROTEGER SUAS PLANTAS DOS PULGÕES

18 PLANTAS QUE VÃO TE AJUDAR A REPELIR OS INSETOS DA CASA E PRAGAS DO JARDIM




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...