©Chelsea shapouri/Unsplash

Os melhores óleos essenciais para tratar artrite

Os melhores óleos essenciais para tratar artrite

Os óleos essenciais são usados em aromaterapia há muito tempo, de diversas formas: para relaxar, estimular ou lidar com problemas, como ansiedade e insônia. Eles são extraídos das cascas, raízes e ou folhas e contam com uma variedade de utilizações e benefícios.

Os óleos essenciais também são usados no tratamento de algumas doenças, pois podem ajudar a amenizar alguns sintomas. É o caso, por exemplo, para quem sofre com artrite, uma doença que provoca inflamação das articulações, causando dor, inchaço e deformidades.

Mas vale lembrar que essa prática não substitui o tratamento convencional, porém pode ser um complemento interessante.

Abaixo você confere os principais óleos para reduzir os sintomas da artrite.

Eucalipto

Um estudo divulgado em 2013 mostrou que o óleo de Eucalipto pode reduzir a dor nos casos de artrite. Segundo a pesquisa, os pacientes que inalaram o óleo por um período e com regularidade tiveram diminuição na dor e melhor controle da pressão arterial.

Como usar o óleo de eucalipto? Em rechauds para aromatização de ambiente, na limpeza energética da casa ou massageando as partes interessadas usando uma gota do óleo diluída em um óleo vegetal qualquer.

A única contraindicação são os alérgicos ao eucalipto. Você pode fazer o teste usando um pouco do óleo essencial em um pequeno pedaço de pele, geralmente cotovelo.

Lavanda

Um dos mais usados na aromaterapia, o óleo essencial de lavanda pode ajudar a diminuir a dor das pessoas que sofrem com artrite. Isso é o que indica um estudo de 2016 que mostrou redução de sintomas nas pessoas que utilizaram este óleo para massagear as articulações afetadas.

Gengibre

O gengibre contém substâncias com poder anti-inflamatório: os gingeróis. Quando digeridos, eles podem auxiliar no alívio das dores e inflamações. O gengibre pode ser usado em refeições, chás ou em forma de suplementos.

Leia mais:

Cúrcuma

O extrato de açafrão pode ser útil para reduzir a inflamação, como demonstra uma revisão de estudos, publicada em 2016. Isso porque a cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias e melhora a circulação sanguínea. Uma outra pesquisa também apontou que a cúrcuma pode ajudar no tratamento da artrite.

Manjericão

O manjericão tem poder anti-inflamatório e pode reduzir o inchaço, sintoma característicos da artrite. Um estudo de 2013 confirmou esse potencial da especiaria e mostrou que esse item pode reduzir os riscos de danos à cartilagem.

Olíbano

O óleo de olíbano tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias e pode ajudar a reduzir a resposta imune e danos à cartilagem, como indica a Arthritis Foundation.

Prímula

Também conhecido como óleo de onagra, a prímula pode ajudar na redução da dor, rigidez e sensibilidade causados pela artrite. Ele contém ácidos graxo Ômega-6, um anti-inflamatório natural. Porém o consumo deve ser moderado, pois, em excesso, esse óleo pode causar danos ao fígado.

Leia mais:

Como usar e contraindicações

É importante que as pessoas que decidam utilizar óleos essenciais saibam que eles não podem ser utilizados de qualquer forma.

Precisam ser diluídos em óleos veiculares, como o óleo de coco, amêndoas, azeite ou argan.

Além disso, existem contraindicações no uso.

Algumas pessoas podem apresentar

  • dores de cabeça
  • problemas gastrointestinais
  • distúrbios hormonais
  • ou sensibilidade na pele.

Por isso procure orientação de um especialista, antes de usar os óleos essenciais.

Quanto à forma de uso, eles podem ser inalados ou massageados na pele.

Onde comprar óleos essenciais?

Podem ser encontrados em lojas de produtos naturais ou especializadas, online ou físicas.

Talvez te interesse ler também:

Canela-de-velho, uma planta milagrosa contra artrose, artrite e dores em geral

Cúrcuma, também combate artrite reumatóide e periodontite. Novo estudo

Os Primeiros Sintomas da Artrite Reumatoide e os Tratamentos Naturais

Conserva de gengibre: a receita. Ótima para artrites e inflamações

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

1 comentário em “Os melhores óleos essenciais para tratar artrite”

  1. Avatar

    fiz com cravo ou numa panela coloquei cravo com um pouco de azeite ,aqueci o mesmo esperei esfriar coloquei no mesmo frasco ,e tomo uma colher ao acordar ,certo que sempre procure um médico ,muito obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *