O que é Reiki, como funciona, quais são os benefícios


Reiki é uma terapia milenar de origem japonesa, que vem sendo muito utilizada como apoio em tratamentos de saúde, fazendo parte, inclusive, das terapias complementares oferecidas pelos SUS. Saiba como o Reiki funciona e quais são os seus benefícios.

Este conteúdo apresenta informações sobre essa medicina alternativa que trabalha com a energia vital que envolve toda a Criação.

Acompanhe para saber mais.

O que é Reiki?

Reiki é uma prática curativa baseada na imposição de mãos para transferir a “energia vital universal”.

É descrito por seus praticantes como terapia holística que traz não só cura espiritual, mas também física, mental e emocional.

Segundo os fundamentos do Reiki, através da imposição de mãos, os reikianos transferem a energia universal àqueles que estão sendo tratados, promovendo o restabelecimento da energia vital e a cura.

O Reiki também age como limpeza energética para alinhar os chakras, que são centros das energias vitais do corpo.

Etimologia da palavra Reiki: significado

A palavra Reiki vem do japonês e significa “atmosfera misteriosa“. Deriva do chinês língqì, que significa “influencia sobrenatural“. Porém, na tradução para a língua inglesa, considerou-se como significado “energia vital universal“.

Origem

O criador dessa técnica curativa é Mikao Usui (1865–1926)

Ele desenvolveu o sistema do Reiki em 1922 enquanto praticava Isyu Guo, um treinamento espiritual budista de 21 dias, organizado no Monte Kurama.

Não se sabe, ao certo, quais eram as atividades praticadas durante esse treino, mas provavelmente envolvia meditação, jejum, cânticos e orações.

Conta-se que durante esse período, ele teve uma revelação mística e, através dela, obteve conhecimento e poder espiritual para aplicar aos outros a energia espiritual que entrava pelo seu corpo através do seu Chacra da Coroa (alto da cabeça). À essa prática ele deu o nome de Reiki.

Em abril de 1922, Mikao Usui mudou-se para Tóquio onde fundou o Usui Reiki Ryōhō Gakkai, que significa “Sociedade do Método de Energia Espiritual Terapêutica de Usui”, para assim continuar a tratar pessoas com o Reiki.

De acordo com as inscrições no seu túmulo:

“Usui ensinou o seu sistema Reiki para mais de 2000 pessoas durante a sua vida. Dezesseis de seus alunos continuaram o treino para chegarem ao terceiro nível.”

Enquanto ensinava Reiki em Fukuyama, Mikao Usui sofreu um enfarte e morreu no dia 9 de março de 1926.

Expansão da prática do Reiki

A partir dos ensinamentos de Mikao Usui, o Reiki teve duas vertentes:

J. Ushida

Após a morte de Mikao Usui, um seu discípulo chamado J. Ushida assumiu o cargo de presidente da Usui Reiki Ryoho Gakkai e realizou a criação de um memorial de pedra junto ao túmulo de Usui.

J. Ushida foi sucedido por Iichi Taketomi, Yoshiharu Watanabe, Kimiko Koyama e o sucessor atual, Kondo, que se tornou presidente da instituição em 1998.

Chujiro Hayashi

Chujiro Hayashi, um médico naval japonês, havia contado a Mikao Usui sobre o desenvolvimento de uma forma diferente e muito mais simples de aplicar o Reiki, a qual fora aprovada por Usui.

Após a morte de Mikao Usui, Chujiro Hayashi deixou a Usui Reiki Ryoho Gakkai e formou a sua própria clínica, onde aplicou aulas e tratamentos com a prática do Reiki simplificado.

Chujiro Hayashi treinou a japonesa-norte-americana Hawayo Takata na aplicação de Reiki e, em 1938, ela se tornou Mestra nessa terapia.

Hawayo Takata fundou várias clínicas de Reiki em todo o Havaí e pode ser considerada a principal difusora dessa terapia no Ocidente.

Os Princípios do Reiki

Mikao Usui era admirador dos trabalhos literários do Imperador Meiji, por isso, enquanto desenvolvia o sistema do Reiki, Usui condensou alguns dos trabalhos e ensinamentos deste monarca em um conjunto de 5 princípios éticos, que mais tarde se tornaram os Cinco Preceitos ou Mandamentos do Reiki.

Muitos praticantes e professores do Reiki adotam esses princípios como pilares e conduta de vida.

Estes 5 princípios são:

Só por hoje:

  1. Não se zangue
  2. Não se preocupe
  3. Seja grato
  4. Trabalhe com diligência
  5. Seja gentil com todos os seres

Ensinamentos do Reiki

Os ensinamentos do Reiki alegam que existe um campo inesgotável de energia envolvendo toda a Criação, que pode ser usada para produzir efeito de cura.

Segundo os ensinamentos reikianos, para acessar e repassar essa energia, os praticantes utilizam um processo de recepção e canalização dessa energia.

Como é a aplicação do Reiki?

Durante a prática do Reiki, o paciente fica deitado em uma maca com os olhos fechados meditando sobre cinco princípios reikianos. Enquanto isso, o mestre de reiki faz alguns movimentos com as mãos sobre o corpo do paciente para canalizar e lhe transferir a energia vital universal.

Como funciona: essa reportagem mostra a aplicação do Reiki

Esta reportagem publicada no Canal Ideal, mostra como é a aplicação do Reiki:

O Reiki funciona? O que dizem os cientistas?

O Reiki não é reconhecido oficialmente pela medicina convencional nem pela ciência, porque os benefícios do Reiki nos cuidados da saúde carecem de dados e confirmações científicas.

Contudo, existem alguns estudos sobre a aplicação do Reiki que demonstraram os resultados positivos dessa terapia.

Dentre esses estudos temos:

Revisão de 2007

O objetivo desta revisão foi a de iniciar um processo sistemático de avaliação dos resultados das pesquisas publicadas sobre Reiki.

As investigações que foram selecionadas envolviam o uso do Reiki para aliviar estresse, depressão e dor; relaxar e ajudar na cicatrização de feridas, entre outros.

Pesquisa no Hospital de São João do Porto

Nessa pesquisa, a enfermeira aposentada e reikiana Maria Zilda Alarcão conduziu um projeto de investigação no Hospital de São João do Porto, intitulado “O Impacto da Terapia de Reiki na Qualidade de Vida dos Doentes Hemato-Oncológicos”.

Essa investigação envolveu 100 pacientes, divididos em 2 grupos:

  1. Um grupo formado por doentes submetidos ao Reiki
  2. E outro grupo de controle/placebo, ou seja, uma simulação falsa de Reiki

O resultado foi que os pacientes que receberam o Reiki verdadeiro 2 vezes por semana, tiveram maior qualidade de vida em comparação com aqueles que não foram tratados com esta terapia.

Sobre a eficácia do Reiki demonstrada nessa pesquisa, Zilda Alarcão disse :

“O Reiki melhora significativamente a qualidade de vida dos doentes e minimiza os efeitos da quimioterapia.”

Cientistas Carlos Fiolhais e David Marçal

Os cientistas e ensaístas Carlos Fiolhais e David Marçal teceram severas críticas à pesquisa do Hospital de São João do Porto.

Para eles, trata-se apenas de um ensaio clínico com uma amostra bastante pequena (total de 100 pacientes).

Pesquisador Ricardo Monezi

Neste outro estudo, o pesquisador Ricardo Monezi avaliou a eficácia do Reiki em idosos com estresse.

Para tal, ele dividiu os voluntários em 2 grupos:

  1. Um que recebeu o Reiki verdadeiro
  2. E o outro que recebeu um placebo (reiki falso)

O conjunto dos resultados sinalizaram que a terapia Reiki pode produzir alterações psicológicas benéficas em idosos com estresse.

Pesquisa de terapias de biocampo, como o reiki, em pacientes terminais

Esta revisão teve como objetivo avaliar o uso de terapias do biocampo, ou seja, Toque Terapêutico, Toque de Cura e Reiki, para gerenciar os sintomas de pacientes terminais. Entretanto, a revisão não encontrou estudos sobre o uso dessas terapias em pacientes terminais.

As evidências encontradas foram de estudos em pacientes com câncer, pacientes idosos e pacientes com dor crônica, apontando para resultados relevantes no cuidado paliativo.

Tais evidências sinalizam que as terapias de biocampo podem servir como apoio para aliviar a dor, melhorar a qualidade de vida, o bem-estar e reduzir os sintomas psicológicos de estresse.

Estudo piloto de cuidados paliativos em crianças – 2017

Este estudo piloto de grupo mostrou que o Reiki serviu para minimizar a dor e a ansiedade em crianças recebendo cuidados paliativos.

Este trabalho preliminar sugere que métodos complementares de tratamento, como o Reiki, podem ser benéficos para apoiar os métodos tradicionais no controle da dor e da ansiedade.

Revisão de Estudos de 2019

Esta revisão de estudos teve o objetivo de destacar os efeitos da terapia Reiki nos tratamentos de dor, ansiedade, depressão e qualidade de vida dos pacientes, especificamente em cuidados paliativos.

O estudo indica que a terapia Reiki é útil para aliviar a dor, diminuir a ansiedade e depressão e melhorar a qualidade de vida em diversas condições.

Publicação da University of Minnesota

Essa publicação da University of Minnesota apontou alguns obstáculos que tornam difícil a comprovação científica do Reiki, como:

  • Incapacidade de documentar o biocampo
  • Dificuldade de estudar a composição ou medir mudanças no biocampo

Ainda segundo essa publicação, apesar desses obstáculos, é possível perceber o impacto positivo que  o Reiki traz ao corpo humano.

Vale lembrar que a aspirina foi usada por 70 anos antes que a ciência começasse a entender como funciona.

Embora alguns efeitos do Reiki sejam mensuráveis, como a melhora da frequência cardíaca e da pressão arterial, muitos benefícios comumente relatados durante e após as sessões, como sensação de conexão espiritual e aumento da auto-estima, podem não ser quantificáveis. Entretanto, ainda assim, é importante levar em conta estes benefícios.

Cancer Research UK

Segundo o Cancer Research UK (Pesquisa do Câncer – Reino Unido), apesar de haver indicações do Reiki como tratamento complementar para o câncer e de apresentar resultados positivos, tais indicações ainda carecem de mais pesquisas e dados. Por isso, ainda não há evidências científicas para mostrar, de forma contundente, que o Reiki possa prevenir, tratar ou curar o câncer ou qualquer outra doença.

Em se tratando de câncer, apenas um pequeno número de estudos analisou a aplicação do Reiki, além disso, houve limitações em todos os ensaios, o que significa que mais estudos são necessários.

Leia mais:

Reiki como terapia complementar pública

Atualmente, no Brasil, o Reiki é empregado em atendimentos de saúde, hospitais e ambulatórios públicos, regidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O SUS implantou essa terapia como parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, incluindo o yoga, a arteterapia, a meditação, entre outras.

Empregos do Reiki em problemas de saúde

O Reiki não é prescrito como tratamento médico convencional para nenhum tipo específico de doença ou condição, mas pode ajudar pessoas com:

  • Câncer
  • Dor crônica
  • Infertilidade
  • Problemas digestivos
  • Doença de Parkinson
  • Sofrimento psicológico, incluindo depressão e ansiedade
  • Doenças relacionadas ao estresse.
  • Também pode ajudar a se preparar para cirurgias e na recuperação do pós-cirúrgico

Benefícios do Reiki

Cientificamente comprovado ou não, o fato é que, em geral,  as pessoas tratadas com Reiki relatam melhora em seu bem-estar físico, mental e emocional.

Outros benefícios que podem ser sentidos através do tratamento com Reiki podem ser:

  • Alívio dos sintomas de dores crônicas
  • Diminuição da tensão, do estresse e da ansiedade
  • Menos insônia e mais relaxamento
  • Melhor estado ânimo e disposição
  • Mais rapidez na cicatrização de tecidos e ossos, após lesão ou cirurgia.
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Promoção da autocura natural.
  • Alívio da dor
  • Revitalização de pacientes submetidos aos tratamentos médicos tradicionais, como quimioterapia, radiação, cirurgia e diálise renal.
  • Maior estado de pazconfiança e segurança

O invisível existe, mesmo que não se possa ver ou tocar

Não podemos ver o éter, o ar ou o vento, mas podemos senti-los. O mesmo ocorre com a energia vital, que permeia toda a vida neste planeta e no universo.

Com base nisso, é possível dizer que o Reiki pode ser útil para promover melhora física e psíquica, porém, atentando-se ao fato de que existem doenças que já ultrapassaram as barreiras energéticas, instalando-se de forma brutal no corpo físico.

Em casos assim, é preciso a intervenção da medicina convencional para reverter a situação, o que não impede o uso do Reiki como apoio ao tratamento médico.

Outra hipótese é que a prática do Reiki seja relaxante por sua própria natureza, o que se traduz em benefícios para o paciente, independentemente da transmissão das energias criadoras do universo ou de qualquer outro fator não comprovável cientificamente.

E você? Já experimentou o Reiki? O que acha dessa terapia?

Fontes:

Para mais conteúdos sobre tratamentos alternativos, talvez te interesse ler também:

Osteoporose: remédios naturais e tratamentos alternativos

Amigdalite: tratamentos caseiros rápidos e eficazes

Melasma; manchas na pele: dicas e tratamentos

Dor de cabeça: 4 tipos diferentes e tratamentos naturais

Remédios naturais para rouquidão e afonia

Gua Sha: alivia dores no corpo e aparência de cansaço no rosto

Sais de Schussler: aplicações e indicações para problemas de saúde

Asma: Sintomas, Causas e Tratamento Caseiro

Acupuntura: o que é, como funciona, benefícios e contraindicações

Apometria o que é, como funciona, para que serve e riscos




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...