O que é Gua Sha, para que serve e como usar

Gua Sha é uma técnica de massagem, feita geralmente com um rolo massageador de jade ou quartzo rosa, que visa estimular a circulação para aliviar dores no corpo e aparência de cansaço no rosto.


Existem inúmeras terapias alternativas, que podem ser uma ajuda interessante para complementar os tratamentos tradicionais. Uma delas, a Gua Sha, é pouco conhecida, mas pode ser de grande interesse para quem sofre com dores crônicas ou musculares.

Com poucos efeitos colaterais, é uma espécie de massagem originária da medicina tradicional chinesa   assistida por ferramentas, que utiliza pedras e técnicas para alívio da dor e melhora da circulação sanguínea.

Conheça abaixo mais informações sobre a Gua Sha, benefícios e efeitos colaterais.

O que é Gua Sha?

A Gua Sha é uma técnica de massagem que consiste em raspar a pele com auxílio de óleos e pedras (geralmente com um rolo massageador feito de jade ou de quartzo rosa). O objetivo é estimular a circulação sanguínea e eliminar líquidos, através do efeito ‘Sha’, que significa vermelhidão.

De acordo com os defensores da técnica, existe uma energia estagnada no corpo, chamada chi, que pode ser responsável por processos inflamatórios. Acredita-se  que massagear a pele ajude na quebra dessa energia, o que reduz a inflamação e auxilia na cura.

Para que serve?

A técnica é geralmente aplicada nas costas, nádegas, pescoço, braços e pernas, para ajudar no tratamento de dores crônicas, musculares e articulares, bem como doenças como hepatite B, enxaqueca, ingurgitamento mamário, síndrome de Tourette, perimenopausa, entre outras.

Uma sua versão mais suave é usada no rosto para fazer massagem facial usando pedras com formatos anatômicos, parecidos com um coração, que se encaixam bem no queixo e nas maçãs do rosto, facilitando o trabalho de massagear.

No rosto acredita-se que a massagem:

  • alivie a tensão dos músculos faciais e melhore a aparência caída do rosto
  • reduza inchaço
  • reduza aparência de cansaço
  • aumente a circulação sanguínea, dando tônus e uma aparência rejuvenescida
  • melhore a elasticidade
  • define curvas faciais e afina temporariamente o rosto

Como usar o Gua Sha?

Massagistas profissionais podem aplicar o Gua Sha de várias maneiras nos tratamentos contra dores mas, sozinho, em casa, você pode tentar a técnica para dar um UP na aparência facial, massageado o rosto com o Gua Sha fazendo movimentos ascendentes, do meio para fora, indo em direção à testa e às orelhas.

O mais importante é ir devagar e não agredir a pele.

Siga as seguintes dicas:

  • Comece por hidratar a pele previamente limpa com um sérum ou creme da tua preferência. Isso facilita o deslizar da pedra.
  • Use os dedos da sua mão livre para criar uma resistência enquanto manuseia a pedra em massagens ascendentes, fazendo movimentos para cima e para fora, aplicando uma leve pressão sobre a pele (veja a foto).
  • Faça isso em todo o rosto priorizando as áreas mais inchadas e com aparência cansada.
  • Não exagere nem na força aplicada na massagem, nem na frequências de uso. Use o bom senso. Duas vezes por semana pode ser de bom tamanho.
©Yan Krukov/Pexels

©Yan Krukov/Pexels

No corpo você pode aplicar a técnica nas partes onde conseguir se automassagear para soltar músculos tensos, como nos ombros, pernas ou braços. O movimento é feito com a intenção de dissolver nós musculares.

Gua Sha funciona?

Já se sabe que as massagens podem ser muito úteis para drenar líquidos do corpo. Diversas técnicas alternativas também contabilizam o benefício de aliviar dores e inflamações, e esse também o caso da Gua Sha.

Um estudo de caso (1), realizado em 2011, observou melhora na inflamação de fígado causada pela Hepatite B após aplicação da técnica.

Em outro estudo (2), houve uma redução do quadro de enxaqueca de uma paciente que recebeu a Gua Sha.

Uma pesquisa feita na Alemanha (3) verificou redução na dor crônica cervical em pessoas que tiveram acesso à técnica.

Porém mais estudos são necessários para confirmar os benefícios da prática.

Efeitos colaterais e contraindicações

Os principais efeitos colaterais da Gua Sha são os danos à pele, como hematomas e machucados superficiais. Pessoas que têm problemas de coagulação devem evitar a técnica. Um outro cuidado importante é com relação à higienização das ferramentas usadas na prática, como as pedras, para evitar contaminações.

Menos mineração é mais

Embora técnicas, como a Gua Sha, possam ser úteis para quem sofre com dores crônicas ou musculares, é importante sempre verificar a procedência dos materiais utilizados nestes tratamentos alternativos, por assim dizer.

No caso da Gua Sha, há o uso de cristais, que estão por trás de inúmeros casos de exploração humana em diversos países do mundo, como é o caso de Madagascar.

Por lá mais de 80% dos cristais são extraídos artesanalmente, graças a pequenos grupos e famílias.

Isso significa que não há regulamentação, nem infraestrutura e assistência trabalhista a esses trabalhadores. O retorno para esses grupos costuma ser baixíssimo e há uso, inclusive, de crianças como trabalhadoras no processo de extração.

Leia mais: 

Por isso investigue sempre a procedência dos cristais que utiliza, seja em técnicas de Gua Sha ou para fins pessoais.

Fontes:

  1. Pubmed
  2. Pubmed
  3. Pubmed
  4. Healthline

Talvez te interesse ler também:

Causas emocionais da Dor nas Costas: o corpo fala através dos sintomas físicos

Os melhores remédios naturais e caseiros para aliviar dores

Dores que podem estar ligadas a estados emocionais




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...