Quer mudar algo? São necessários 21 dias para mudar ou criar novo hábito


Já notou que só intenção e vontade não bastam para incorporar novos hábitos ou realizar mudanças na vida? Para mudar, é necessário “suar”! E isso exige um tempo hábil, repetição, treino e prática de ação ou abstenção daquilo que queremos mudar.

Ou seja, aquilo que almejamos mudar, precisamos fazer durante um período de tempo e, segundo pesquisas neurocientíficas, esse tempo pode ser de 21 dias.

Quando não se pratica aquilo que se deseja mudar por um período de tempo, fica-se no meio do caminho e acaba-se por desistir.

Que tal aproveitar 2021 para realizar as tão almejadas mudanças em nossas vidas, começando por superstição ou por acaso, a entender essa regra dos 21 dias?

21 dias para mudar de vida em 2021!

Não basta ter vontade

Isto explica porque aqueles que buscam largar o cigarro ou a bebida, fazer uma dieta alimentar, praticar uma atividade física ou eliminar um padrão negativo de comportamento, começam cheios de vontade e, mesmo assim, não não seguem adiante.

Tudo o que se quiser realizar precisará de um período de tempo para ser incorporado  e se concretizar. 21 dias é um tempo propício para que o cérebro possa formar novas sinapses neurais, adaptar-se e incorporar um novo aprendizado.

Saiba mais em: Como criar novas sinapses cerebrais e viver uma nova realidade

Por isso, para desenvolver um novo hábito na rotina de vida, é necessário repeti-lo até que ele seja assimilado… o que pode levar 21 dias.

Fundamentos práticos sobre os 21 dias

Uma das comprovações que servem de fundamento para a aplicação dos 21 dias, é a experiência do médico-cirurgião Maxwell Maltz. Este médico percebeu que seus pacientes tinham a devida adaptação às mudanças decorrentes dos procedimentos cirúrgicos, após 21 dias da operação. Ou seja, o cérebro e o corpo se adequavam às alterações ocorridas somente após esse período de tempo.

Alguns especialistas registraram em seus livros como o período de 21 dias pode ajudar a reprogramar nossa mente, a fim de adquirir novos hábitos ou criar uma nova realidade.

Quer colocar em prática o objetivo que você tem em mente, utilizando o ciclo de 21 dias?

Acompanhe o que vem a seguir.

Como mudar hábitos segundo a regra dos 21 dias

Para adquirir um novo hábito ou desenvolver um novo aprendizado é recomendável seguir algumas etapas:

  • Tenha clareza de visão do que se quer, isso será a motivação para se alcançar esse objetivo
  • Desafie-se colocando um prazo de 21 dias, nem que seja inicial. Caso tenha deixado de fazer o que foi proposto em determinado dia do ciclo dos 21 dias, acrescente mais um dia ao término do ciclo
  • Organize-se com um plano de ação e uma agenda, ou seja, saiba o que fazer  para viabilizar a introdução de uma nova prática, realizar uma mudança ou desenvolver um novo hábito
  • Coloque em prática o que idealizou e planejou, começando, por exemplo, pelo período de 21 dias. Se por algum impedimento, interromper esse ciclo, pelo menos, pratique aquilo que quer incorporar aos seu hábito com a frequência inicial de 21 vezes
  • Mantenha a constância também após os 21 dias, prolongando e incorporando este hábito ou mudança à sua existência, de forma efetiva
  • Não procrastine! Isto quer dizer que quando vier a preguiça, o desânimo e a falta de vontade, adquira motivação pensando nos benefícios daquilo que você quer realizar e mudar em sua vida

Essas etapas valem também para vícios ou padrões negativos que você quer eliminar. Para isso, basta ir largando gradativamente ou parar com aquilo que você quer erradicar de sua vida, tendo em mente, inicialmente, o período dos 21 dias. Assim, esse será o pontapé inicial para seguir com as devidas mudanças que virão.

Largar vícios é algo bem desafiador, que exige continuidade e determinação.

Em suma, se você estiver querendo realizar algo, defina o quê e como. O quando, inicialmente, pode ser pelo prazo de 21 dias, até que a mudança faça parte do seu diário viver.

Saindo do piloto automático

Muitas de nossas reações e comportamentos são reflexo da ação de nosso inconsciente. Ou seja, agimos no piloto automático movidos por crenças e condicionamentos incorporados desde a infância por influência de pessoas de nosso convívio e da sociedade, dos mecanismos instintivos de preservação e defesa, ou até do inconsciente coletivo. Dessa forma, esse automatismo, rege as nossas escolhas e jeito de viver.

Nesse contexto, a forma de sair do piloto automático para poder criar novos hábitos e largar vícios é:

  • Auto-observar-se para se autoconhecer e perceber como esses automatismos atuam, para poder identificá-los e substitui-los.
  • Viver atento ao agora, percebendo seus pensamentos, reações, identificações e como se apresentam as circunstâncias decorrentes desses aspectos, no momento presente.

Com essa devida atenção, você poderá dar oitavas (subir escalas maiores) em sua vida, agir de forma mais consciente, realizar seus propósitos, expandir-se como ser humano e sustentar toda mudança que quiser realizar, ultrapassando os 21 dias.

Porque é possível mudar em 21 dias

O coach e mentor de líderes Flávio Lettieri, neste vídeo do seu canal, explica os conhecimentos que embasam o ciclo dos 21 dias para processar e concretizar aquilo que se deseja:

Da prática vem a excelência

Que fique claro do quanto exposto que, não quer dizer que a mudança e a prática de um novo hábito, ou a erradicação de um padrão negativo, começa e termina em 21 dias.

O período de 21 dias é necessário para iniciar um processo de transformação. Como se fosse construir uma casa, primeiro precisa fazer o alicerce. Metaforicamente, 21 dias representam o tempo para construir esse alicerce.

Vale salientar que, quanto mais complexo ou difícil seja o aprendizado, adaptação a um nova situação ou mudança, mais tempo levará para a construção dessa “casa”. Por isso, a constância, força de vontade, disciplina, paciência e firmeza de propósitos são fundamentais em todo processo de transformação individual e de desenvolvimento humano.

Através desse desenvolvimento, pode-se cristalizar avanços e parar com o que limita o nosso potencial, saindo assim da zona de conforto.

O que você está precisando mudar em sua vida?

Que tal encarar um desafio de 21 dias para realizar essa vontade?

Talvez te interesse ler também:

Quanto você apostaria em você mesmo? Estes casos vão te animar!

21 dicas para gerar menos lixo em 2021

Será que você bebe demais? Reveja sua relação com o álcool e liberte-se




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 3 comentários

  1. adriana
    Publicado em 24/01/2021 às 8:32 pm [+]

    [email protected]


  2. adriana
    Publicado em 24/01/2021 às 8:33 pm [+]

    Gostaria de parar de fumar. Ufa


  3. Daia Florios
    Publicado em 26/01/2021 às 10:44 am [+]

    Comece parando por 21 dias. Depois para não voltar, veja essas dicas:

    https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/74148-como-nao-voltar-a-fumar-10-dicas-para-nao-cair-em-tentacao/

    Pare de gastar dinheiro com cigarro. É possível parar. FORÇAAAA. Um abraço <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...