101 Melhores Frases, Pensamentos, Ensinamentos do mestre Osho


Osho foi um mestre indiano carismático, polêmico e profundo que deixou uma gama de ensinamentos que servem para refletir sobre a vida e o mundo que vivemos.

Depois de ler os livros e as mensagens de Osho é difícil não perceber a existência com olhos mais atentos e a mente mais aberta, pois os ensinamentos de Osho falam ao coração.

Pensando nisso, este conteúdo traz vários trechos de livros, declarações e citações de Osho para ampliar nossa visão de mundo.

Mas antes, saiba quem foi Osho.

Quem foi Osho?

Antes de ficar conhecido como Osho, ele era chamado Acharya Rajneesh.

Osho nasceu em 11 de Dezembro de 1931, em Chandra Mohan Jain, e faleceu em 19 Janeiro de 1990.

Ao longo de sua existência, ele se voltou à mística e à espiritualidade revolucionária transmitindo às pessoas uma forma mais arrojada de pensar, sentir e se relacionar com a própria humanidade e a espiritualidade. Por isso, foi combatido, criticado, perseguido e se tornou um líder espiritual polêmico.

Algumas fases marcantes da Vida de Osho

Na década de 1960, Osho viajou por toda a Índia como orador público, enfatizando a importância de atributos como:

Em 1970, Osho passou um tempo em Mumbai e expandiu ainda mais seus ensinamentos espirituais.

Em 1974, ele mudou-se para Pune , onde estabeleceu um ashram com uma variedade de terapias.

Em 1981, Osho mudou-se para o condado de Wasco, Oregon – EUA e lá instalou um ashram.

Em 1985, ocorreu uma sequência de delitos graves cometidos por seus seguidores e apoiadores, que provocaram a sua deportação dos Estados Unidos.

Após ser condenado à deportação, Osho retornou à Índia e restabeleceu o ashram de Pune, e seguiu assim até sua morte em 1990.

Esse ashram se tornou a insituição OSHO International Meditation Resort, que é administrado pela Osho International Foundation.

Os ensinamentos de Osho, deixados em seus livros, mensagens e vídeos, foram se expandindo a tal ponto que vêm tendo um forte impacto no pensamento ocidental, sendo absorvidos pelo difusores da Nova Era.

100 Ensinamentos de Osho

Conheça 100 pensamentos e reflexões deixados por Osho:

  1. “O amor e o respeito podem ajudá-los docemente a ter mais compreensão sobre o mundo, podem ajudá-los a estar mais alertas, conscientes, cuidadosos.”
  2. Pensamento e contemplação são processos da mente, mas são muito diferentes, até opostos”.
  3. “A morte é a casa para onde você volta depois de muitas viagens.”
  4. “A mente é apenas uma procissão de pensamentos passando a sua frente na tela do cérebro.”
  5. “Se alguém quiser experimentar o silêncio, deve entrar em total solidão.”
  6. “O verdadeiro Tantra não é técnica, mas amor. Não é técnica, mas oração.”
  7. “A beleza é o deus do poeta, do pintor, de todos os artistas criativos.”
  8.  “Não há necessidade de nações, não há necessidade de religiões, não há necessidade de raças.”
  9. “O dançarino permanece um com a dança. Mesmo quando ele começa a dançar, a unidade não é quebrada, não há dualidade. Unidade absoluta.”
  10. Não me escute como ouve um filósofo; ouça-me como você ouve os pássaros.”
  11. “A iluminação não é uma meta, mas a qualidade de ser aqui agora.”
  12.  “E sem ser acordado, você perde a vida, seu significado, e você perderá sua morte e seu significado”.
  13. “Sua alma é intrinsecamente livre. Você não tem que pedir e não tem que lutar por isso. Já está aí, neste exato momento ”
  14. “A escuridão é uma ausência de luz. Ego é uma ausência de consciência.”
  15. “Uma certa escuridão é necessária para ver as estrelas.”
  16. “Respeite a Vida, reverencie a Vida. Não há nada mais sagrado do que a Vida, nada mais divino do que a Vida.”
  17. “Nunca pertença a uma multidão; Nunca pertença à uma nação; Nunca pertença à uma religião; Nunca pertença à uma raça. Pertençam à toda a existência. Por que se limitar às pequenas coisas quando o Todo está disponível?”
  18. Mente: uma bela serva, um mestre perigoso.”
  19. “É lindo estar sozinho, também é lindo estar apaixonado, estar com as pessoas. E são complementares, não contraditórios.”
  20. “O amor é o objetivo, a Vida é a jornada.”
  21.  “Se você ama uma pessoa, você aceita a pessoa total. Com todos os defeitos. Porque esses defeitos fazem parte da pessoa. Nunca tente mudar uma pessoa que você ama, porque o próprio esforço para mudar diz que você ama a metade, e a outra metade da pessoa não é aceita. Quando você ama, você simplesmente ama.”
  22. “Vivo minha vida com base em 2 princípios. Um, vivo como se hoje fosse meu último dia na Terra. Dois, eu vivo hoje como se fosse viver para sempre.”
  23. Não procure, não peça, não bata, não exija, relaxe. Se você relaxa, ele vem, se você relaxa, ele está lá. Se você relaxar, você começa a vibrar com isso.”
  24. “Saia da sua cabeça e entre no seu coração. Pense menos, sinta mais.”
  25. “As pessoas dizem que o amor é cego porque não sabem o que é o amor. Eu te digo, só o amor tem olhos; além do amor, tudo é cego.”
  26. “A vida não é um problema. Encarar isso como um problema é dar um passo errado. É um mistério a ser vivido, amado, experimentado.”
  27. Coragem é um caso de amor com o desconhecido.”
  28. “Encontre o êxtase dentro de você. Não está lá fora. Está no seu florescimento mais íntimo. Aquele que você está procurando é você.”
  29. “Basta um pouco de alerta para ver e descobrir: a Vida é realmente uma grande risada cósmica.”
  30. “Cometa o máximo de erros possível, lembrando-se apenas de uma coisa: não cometa o mesmo erro novamente. E você vai crescer. ”
  31. “O amor em sua forma mais pura é uma partilha de alegria. Não pede nada em troca, não espera nada. O amor é um fenômeno espiritual; luxúria é física. O ego é psicológico; o amor é espiritual.”
  32. “Seja, não tente se tornar.”
  33. “Quando digo para serem criativos, não quero dizer que todos vocês devam se tornar grandes pintores e grandes poetas. Simplesmente quero dizer, deixe sua Vida ser uma pintura, deixe sua Vida ser um poema.”
  34. “O que é disciplina? Disciplina significa criar uma ordem dentro de você. Como você é, você é um caos. ”
  35.  “O feminino é mais poderoso do que o masculino, o macio é mais poderoso do que o duro, a água é mais poderosa do que a rocha.”
  36. “A vida começa onde termina o medo.”
  37.  “Não tente entender a vida. Viva! Não tente entender o amor. Mova-se para o amor. Então você saberá e esse conhecimento resultará de sua experiência.”
  38. Ame e respeite a si mesmo e nunca se comprometa por nada. E então você ficará surpreso com a quantidade de crescimento que começa a acontecer por conta própria, como se pedras tivessem sido removidas e o rio começasse a fluir.”
  39. “Só o riso torna um homem rico, mas o riso tem que ser feliz.”
  40. “Para evitar a dor, eles evitam o prazer. Para evitar a morte, eles evitam a Vida.”
  41. “Eu amo a vida. É por isso que dou ensinamentos de celebração, celebro tudo. Do corpo à alma, do físico ao espiritual, do sexo à super consciência, tudo é divino para mim.”
  42. “Seja realista: planeje um milagre.”
  43. Abandone a ideia de se tornar alguém, porque você já é uma obra-prima. Você não pode ser melhorado. Você só precisa chegar a isso, saber disso, perceber isso.”
  44. Sem pensamento, sem mente, sem escolha – apenas ficando em silêncio, enraizado em si mesmo.”
  45. “Nunca se envergonhe de suas lágrimas. Tenha orgulho de ainda ser natural. Tenha orgulho de poder expressar o inexprimível através de suas lágrimas.”
  46. “Tudo o que você sente, você se torna. É sua responsabilidade.
  47. “Para ser uma pessoa feliz, é preciso abandonar todas as comparações. Abandone todas essas ideias estúpidas de ser superior e inferior. Você não é superior nem inferior. Você é simplesmente você mesmo! Não existe ninguém como você, ninguém com quem você possa ser comparado. Então, de repente, você está em casa.”
  48. “A criatividade é a maior rebelião que existe.”
  49. “Ser criativo significa estar apaixonado pela Vida. Você só pode ser criativo se amar a vida o suficiente para realçar sua beleza, trazer um pouco mais de música para ela, um pouco mais de poesia, um pouco mais de dança.”
  50. “Lembre-se sempre de julgar tudo pelo seu sentimento interior de bem-aventurança.”
  51. Não se mova da maneira como o medo o faz se mover. Mova-se da maneira como o amor faz você se mover. Mova-se da maneira como a alegria o faz se mover.”
  52. “Eles dizem: pense duas vezes antes de pular. Eu digo: pule primeiro e depois pense o quanto quiser! ”
  53. “Você precisa criar algo ou descobrir algo. Traga seu potencial para a realidade ou vá para dentro para se encontrar, mas faça algo com sua liberdade.”
  54. “Um único momento de amor é igual a toda a eternidade de amor.”
  55. “Se você realmente quer paz na Terra, crie paz em seu coração, em seu ser. Esse é o lugar certo para começar e depois espalhar.”
  56.  “Se você sofre, é por sua causa; se você se sente bem-aventurado, é por sua causa. Ninguém mais é responsável, apenas você e você sozinho. Você é o seu inferno e o seu paraíso também.”
  57. “Ninguém tem o poder de dar dois passos juntos; você pode dar apenas um passo de cada vez.”
  58. “Basta olhar para a vida com olhos mais brincalhões. Não fale sério. A seriedade se torna como uma cegueira. Não finja ser um pensador, um filósofo. Simplesmente seja um ser humano.”
  59. “Seja comum, mas traga uma qualidade de consciência para sua vida comum. Traga Deus para sua vida cotidiana, introduza Deus em sua vida cotidiana. Durma, coma, ame, ore, medite, mas não pense que está fazendo algo especial, e então você será especial.”
  60. “Você se sente bem, você se sente mal, e esses sentimentos estão borbulhando de sua própria inconsciência, de seu próprio passado. Ninguém é responsável, exceto você. Ninguém pode te deixar com raiva e ninguém pode te fazer feliz.”
  61.  “Ninguém pode dizer nada sobre você. Tudo o que as pessoas dizem é sobre elas mesmas. Mas você fica muito trêmulo porque ainda está se apegando a um centro falso. Esse falso centro depende dos outros, então você está sempre olhando para o que as pessoas estão falando sobre você.”
  62. “Se você é pai ou mãe, abra portas para direções desconhecidas para a criança, para que ela possa explorar. Não o deixe com medo do desconhecido, dê-lhe apoio.”
  63. “A tristeza é silenciosa, é sua. Ele está vindo porque você está sozinho. Está dando a você a chance de se aprofundar em sua solidão. Em vez de pular de uma felicidade superficial para outra e desperdiçar sua Vida, é melhor usar a tristeza como meio de meditação. Testemunhe isso. É um amigo! Isso abre a porta de sua solidão eterna.”
  64. “Você deveria viver no mundo, mas permanecer intocado por ele. Você deve permanecer no mundo, mas o mundo não deve permanecer em você.”
  65. “Seja menos juiz e ficará surpreso ao saber que, quando se torna uma testemunha e não julga a si mesmo, você para de julgar os outros também. E isso o torna mais humano, mais compassivo, mais compreensivo.”
  66. “A fama é uma tolice, não tem sentido. Mesmo que o mundo inteiro conheça você, como isso o torna mais rico? Como isso torna sua vida mais feliz? Como isso o ajuda a ser mais compreensivo, mais consciente? Para estar mais alerta, para estar mais vivo? ”
  67. “Se você mora com pessoas não saudáveis, ser saudável é perigoso. Se você mora com pessoas loucas, ser são é perigoso. Se você mora em um hospício, mesmo que não seja louco, pelo menos finja que está louco; caso contrário, essas pessoas loucas vão te matar.”
  68. “A Vida em si mesma não tem sentido. A Vida é uma oportunidade de criar sentido.”
  69. “Onde quer que você esteja com medo, tente explorar e encontrará a morte escondida em algum lugar atrás. Todo medo é da morte. A morte é a única fonte de medo.”
  70. “Se você quer aprender alguma coisa, aprenda a confiar, nada mais é necessário. Se você está infeliz, nada mais o ajudará, aprenda a confiar. Se você não sente nenhum sentido na vida e se sente sem sentido, nada vai ajudar, aprenda a confiar. A confiança dá sentido porque a torna capaz de permitir que o Todo desça sobre você.”
  71. “Onde quer que você sinta a morte, sinta-a. Não fuja. A morte é linda; a morte é o maior mistério, mais misterioso que a Vida.”
  72. “Todo o meu amor e respeito é pela pessoa que se aceita totalmente, tal como é. Ela tem coragem. Ela tem coragem de enfrentar toda a pressão da sociedade que está empenhada em dividi-la em divisões, em bom e mau, em santo e pecador. Ela é realmente um ser valente e corajoso que se opõe a toda a história do homem, da moralidade, e declara aos céus sua realidade, seja ela qual for.”
  73. “A inteligência vem da meditação, a inteligência vem da rebelião, a inteligência não vem da memória.”
  74. “Ajude o mundo a se tornar melhor. Não deixe o mundo como você o encontrou, torne-o um pouco melhor, torne-o um pouco mais bonito.”
  75. Não é uma questão de dinheiro, poder e prestígio; é uma questão de saber o que você quer fazer intrinsecamente. Faça isso, independentemente dos resultados, e seu tédio desaparecerá.”
  76. “Você está aprendendo de tudo, mas não está sendo ensinado a ser você mesmo. Esta é a forma de sociedade mais feia possível, porque torna todos miseráveis.”
  77. “A existência não pode dar errado. Se não satisfaz nossos desejos, isso simplesmente significa que nossos desejos estavam errados. ”
  78. Experimente a vida de todas as maneiras possíveis, bom-mau, amargo-doce, escuro-claro, verão-inverno. Experimente todas as dualidades. Não tenha medo da experiência, porque quanto mais experiência você tem, mais maduro você se torna.”
  79. “Entenda o processo do ego. Como o ego vive? O ego vive na tensão entre o que você é e o que você deseja ser. A quer ser B, o ego é criado a partir dessa mesma tensão. Como o ego morre quando você aceita o que você é. Que você diga: “Estou bem como estou, onde estou é bom. Vou permanecer assim como a existência me mantém. Sua vontade é minha vontade. “
  80. “A amizade é o amor mais puro. É a forma mais elevada de Amor, onde nada é pedido, nenhuma condição, onde alguém simplesmente gosta de dar.”
  81. “Eu não acho que a existência quer que você fale sério. Eu não vi uma árvore séria. Eu não vi um pássaro sério. Eu não vi um nascer do Sol sério. Eu não vi uma noite estrelada séria. Parece que todos estão rindo à sua maneira, dançando à sua maneira. Podemos não entender, mas há uma sensação sutil de que toda a existência é uma celebração.”
  82. “Cada pessoa vem a este mundo com um destino específico, ela tem algo a cumprir, alguma mensagem precisa ser transmitida, algum trabalho precisa ser concluído. Você não está aqui acidentalmente, você está aqui de forma significativa. Há um propósito atrás de você. O Todo pretende fazer algo através de você.”
  83. “Uma coisa: você tem que andar e criar o caminho com o seu andar; você não encontrará um caminho pronto. Não é tão barato chegar à compreensão final da verdade. Você terá que criar o caminho caminhando sozinho; o caminho não está pronto, deitado lá e esperando por você. É como o céu: os pássaros voam, mas não deixam pegadas. Você não pode segui-los; não há pegadas deixadas para trás.”
  84. “A verdade não é algo externo a ser descoberto, é algo interno a ser realizado.”
  85. “Se você ama uma flor, não a pegue. Porque se você pegá-la, ela morre e deixa de ser o que você ama. Portanto, se você ama uma flor, deixe-a estar. O amor não é sobre posse. Amor é apreciação.”
  86. “Assuma o controle de sua própria vida. Veja que toda a existência está celebrando. Essas árvores não são sérias, esses pássaros não são sérios. Os rios e os oceanos são selvagens e em todos os lugares há diversão, em todos os lugares há alegria e deleite. Observe a existência, ouça a existência e torne-se parte dela.”
  87. Criatividade significa amar tudo o que você faz, desfrutar, celebrar, como um presente da existência!”
  88. “Comigo, as ilusões estão fadadas a ser destruídas. Estou aqui para destruir todas as ilusões. Sim, isso irá irritá-lo, irá irritá-lo, essa é a minha maneira de funcionar e trabalhar. Vou sabotar você desde suas raízes! A menos que você seja totalmente destruído como uma mente, não há esperança para você.”
  89. Inteligência é perigosa. Inteligência significa que você começará a pensar por conta própria; você começará a olhar ao redor por conta própria. Você não vai acreditar nas escrituras; você vai acreditar apenas em sua própria experiência.”
  90. “Minha meditação é simples. Não requer nenhuma prática complexa. É simples. Está cantando. Está dançando. Ele está sentado em silêncio ”
  91. “Pensamento e contemplação são processos da mente, mas são muito diferentes, até opostos.”
  92. “A capacidade de estar só é a capacidade de amar. Pode parecer paradoxal para você, mas não é.
    É uma verdade existencial: só aquelas pessoas que são capazes de estar sozinhas são capazes de amar, de compartilhar, de ir ao âmago do outro, sem possuir o outro, sem se tornar dependente do outro, sem reduzir o outro, a uma coisa, e sem se tornar viciado no outro. Permitem ao outro liberdade absoluta, porque sabem que se o outro for embora, serão tão felizes como agora. A felicidade deles não pode ser levada pelo outro, porque não é dada pelo outro.”
  93. “A consciência é uma força transformadora. Tudo o que se aprofunda em sua consciência é virtude. Tudo o que desaparece com a sua consciência é pecado.”
  94. “Esse é o simples segredo da felicidade. O que quer que você esteja fazendo, não deixe o passado mover sua mente; não deixe o futuro perturbá-lo. Porque o passado não existe mais e o futuro ainda não existe. Viver nas memórias, viver na imaginação, é viver no não existencial. E quando você está vivendo no não existencial, você está perdendo o que é existencial. Naturalmente, você se sentirá infeliz, porque perderá toda a sua Vida.”
  95. Mente é a ausência de meditação. No momento em que a meditação surge em você, a mente não é encontrada em lugar nenhum.”
  96. “Meditação significa estar em não fazer. Meditação não é um fazer, mas um estado de ser. É um estado de ser em si mesmo.”
  97. Você nasceu como liberdade. Acontece que você foi condicionado a esquecê-lo. Camadas e mais camadas de condicionamentos fizeram de você uma marionete. As cordas estão nas mãos de outra pessoa.”
  98. “Tudo o que é valioso na vida floresce no estado natural e inocente do seu ser.”
  99. Seja um doador. Compartilhe tudo o que puder. E lembre-se, não estou fazendo nenhuma distinção entre coisas pequenas e grandes. Se você pode sorrir de todo o coração, segurar a mão de alguém e sorrir, então é um ato criativo, um ótimo ato criativo. Basta abraçar alguém em seu coração e você será criativo. Apenas olhe para alguém com olhos amorosos; apenas um olhar amoroso pode mudar todo o mundo de uma pessoa.”
  100. Tente entender o que é o medo. E se você tem medo, aceite-o. Ele está aí. Não tente esconder. Não tente criar o oposto. Se você tem medo, então você tem medo. Aceite isso como parte do seu ser. Se você pode aceitá-lo, ele já desapareceu. Por meio da aceitação, o medo desaparece; através da negação, o medo aumenta.”
  101. “Procure perceber que os desejos são muitos, mas as necessidades são poucas. As necessidades podem ser satisfeitas. Os desejos nunca. Desejo é uma necessidade que enlouqueceu. É impossível satisfazê-lo.”

Que todas essas mensagens possam adicionar mais clareza, percepção e visão a cada um que tiver contato com a sabedoria contida nelas.

Para mais conteúdos que ampliam nossa visão de mundo, consulte:

Pirâmide de Maslow: a Hierarquia das Necessidades e a Autorrealização

Como curar a si mesmo através da auto-observação

Meditação – O que é, Como vivenciá-la e os Benefícios que ela nos traz

Como e por que elevar sua vibração: benefícios físicos e espirituais

Significado de perfeição: o que é ser perfeito?

O que é espiritualidade e como ela pode nos ajudar

Como a espiritualidade influencia nossos hábitos alimentares e vice-versa

Método Self-Healing: a cura que vem do movimento e consciência corporal




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...