Nunca é tarde para largar o cigarro: a mágica capacidade de multiplicação das células saudáveis para regeneração do pulmão


Fumar faz tão mal que, uma vez fumante, os danos causados pelo tabagismo se perpetuam no tempo? Não! Uma pesquisa recente revela que nunca é tarde para parar de fumar porque a nossa capacidade de regeneração pulmonar é incrivelmente mágica!

O estudo em questão, publicado na revista Nature, sequenciou genomas inteiros de 632 colônias derivadas de células epiteliais brônquicas únicas de 16 indivíduos (entre estes fumantes, não-fumantes, ex-fumantes e crianças).

As substâncias tóxicas presentes no cigarro causam mutações genéticas, em geral, de 1.000 a 10.000 mutações por célula. Tais mutações, que desencadeiam o câncer de pulmão, eram antes consideradas permanentes ou dificilmente reversíveis. Mas esta pesquisa revelou que as poucas células que por algum motivo “mágico” não foram danificadas pelo tabagismo, puderam se multiplicar e ajudar o órgão a se regenerar, inclusive em fumantes de longa data. Mas somente se estes pararam de fumar.

Não ficou evidente como as células saudáveis conseguem se salvar da devastação causada pelo cigarro. Mas foram elas que, mantendo-se incólumes, depois que o indivíduo para de fumar, se multiplicam e substituem as células danificadas.

Como se não tivessem fumado

O estudo evidenciou que, depois que uma pessoa para de fumar, as células saudáveis se multiplicam e as que estavam danificadas se restauram: “até 40% das células de indivíduos que tinham largado o cigarro se tornaram semelhantes às das pessoas que nunca haviam fumado.”

Peter Campbell, do Wellcome Sanger Institute, um dos autores do estudo, à BBC News comentou os resultados do estudo:

“Fomos pegos totalmente de surpresa por essa descoberta. Há uma população de células que, de certa forma, repõem magicamente o revestimento das vias aéreas.”

O estudo

As averiguações do estudo se deram através da observação, acompanhamento e supervisão de pacientes que fumaram um maço de cigarros por dia durante 40 anos antes de pararem de fumar, comparando-os com a análise de amostras de fumantes ativos, de indivíduos que nunca fumaram e de crianças, para estabelecer análises em maior escala, a fim de saber o que acontece com os pulmões de um fumante.

Toda essa pesquisa teve como foco as principais vias respiratórias e não os alvéolos pulmonares, que são pequenas estruturas responsáveis pelo fluxo de ar nos pulmões. Por isso, há necessidade de mais estudos nessa área para ampliar as avaliações dos cientistas sobre até onde vai a capacidade regenerativa do órgão pulmonar.

Motivos para PARAR de FUMAR

Muita gente acredita que já fumou tanto que não vale a pena parar, “que vai morrer mesmo” e enfim. Esperamos que este estudo seja um incentivo para os fumantes pararem de fumar, pois existem inúmeros motivos convincentes para largar o cigarro: motivos econômicos, ambientais e até sociais (as pessoas estão cada vez mais intolerantes aos fumantes).

Ademais, vale lembrar: o vício do cigarro afeta principalmente uma das funções mais preciosas e vitais para o ser humano que é a respiração.

SAÚDE é o que interessa, LARGUE o cigarro depressa!

Talvez te interesse ler também:

O que acontece em seu corpo quando você para de fumar? De 20 minutos a 15 anos

Alerta Pesquisa Científica: fumar, mesmo que só 1 cigarro por dia na gravidez, pode prejudicar o bebê!

De olho na saúde dos jovens, cidade da Califórnia proíbe cigarros eletrônicos




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...