Melasma – manchas na pele: dicas e tratamentos


Melasmas nada mais são do que manchas na pele, muito comuns de aparecerem em mulheres durante a gravidez.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB), o melasma se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, sobretudo, na face, mas podendo ocorrer, também, nos braços e no colo. Ele afeta mais as mulheres do que os homens.

A sua causa é indefinida, mas está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e à exposição solar. Neste último caso, o fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível.

A predisposição genética também pode influenciar no aparecimento de melasmas.

O médico dermatologista Luciano Morgado, em entrevista à Radio EBC, explicou que as mulheres durante a gravidez costumam ter melasmas causados por alterações hormonais que liberam a substância melanina.

Ele ressalta, ainda, que os anticoncepcionais estimulam a pigmentação desordenada e, por isso, são, também, um fator desencadeador das manchas. O melasma pode atingir os homens, embora menos.

Dicas e tratamentos

Melasma não tem cura, mas tem tratamento. Os tratamentos mais comuns para a remoção de manchas são feitos com laser, ácidos químicos e proteção solar, além de evitar a exposição prolongada ao sol.

Para tratar o melasma é preciso seguir um conjunto de medidas não só para clarear a pele, como para impedir que o pigmento volte.

O uso de um filtro solar com alto fator de proteção é essencial para a eficácia do tratamento. O indicado é usar um FPS de 30, no mínimo, nas regiões do corpo mais expostas ao sol e de 50 no rosto.

Chapéu e guarda-sol também são bons aliados para proteger a pele do sol, sobretudo, em dias de piscina e mar.

Tratamentos naturais

tratamentos naturais que, também, ajudam no clareamento da pele. Confira:

Aloe Vera

O gel da Aloe Vera atua no clareamento de manchas escuras na pele provocadas pela exposição excessiva ao sol. Ele pode ser aplicado com frequência nas regiões mais afetadas, além de poder ser usado como compressa sobre a mancha.

Genciana

A raiz da genciana é um remédio natural usado para clarear manchas e sardas na pele. É encontrada, facilmente, em lojas de produtos naturais. Para preparar a infusão, coloque uma colher de chá de raiz de genciana em um copo com água fervida. Mexa, esfrie e coe. Aplique sobre a pele manchada em forma de compressa por 20 minutos. Em seguida, enxague e seque.

Quer conhecer outras formas naturais de clarear a pele? Confira aqui.

Talvez te interesse ler também:

MANCHAS NO ROSTO: 10 REMÉDIOS NATURAIS

50 FANTÁSTICOS USOS ALTERNATIVOS DO BICARBONATO DE SÓDIO

FAÇA VOCÊ MESMO PRODUTOS DE BELEZA USANDO CASCAS DE FRUTAS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...