O que é Lúpulo? Os Benefícios à Saúde e Outras Muitas Curiosidades


Amantes de cerveja (não é o meu caso), estão se dedicando cada vez mais à produção de cervejas artesanais caseiras e para terem sucesso nessa nova empreitada, nada melhor do que conhecer todos os ingredientes necessários e para quê serve cada um deles, não é mesmo?

Um dos principais ingredientes dessa bebida é o lúpulo, pois é ele que dá o sabor amargo, o aroma e ainda tem a função de conservar a bebida. Mas você sabia que além dessas características, o lúpulo também faz bem para a saúde?

Calma! Não estou dizendo que todo mundo deve sair bebendo cerveja como se fosse remédio, pois ela tem efeito diurético e pode fazer com que o “tiro saia pela culatra”!

O importante é apreciar com moderação e caso esteja interessado em fabricar sua própria cerveja artesanal, saiba porque este ingrediente é tão importante no processo.

Lúpulo – características gerais

Lúpulo ou pé-de-galo é uma planta da espécie Humulus lupulus da família Cannabaceae, nativa de Europa, Ásia ocidental e América do Norte. Caracteriza-se como uma trepadeira com capacidade para crescer entre 4 a 6 metros, com brotos que crescem no início da primavera e endurecem no inverno.

O lúpulo é bastante utilizado na fabricação de cervejas, juntamente com o malte, água e levedura. É ele que dá o sabor amargo da cerveja, pois quando aquecido, libera resinas que caracterizam este sabor.

Outra característica do lúpulo é a de ser considerado um conservante natural, por essa razão, além de contribuir para o sabor amargo da cerveja, as resinas liberadas pelo lúpulo servem para conservar a cerveja.

Mas não só na bebida ele é utilizado, o lúpulo também é cultivado como trepadeira ornamental em jardins de áreas subtropicais e é utilizado na alimentação em pequena escala, ao ser produzido o “aspargo de lúpulo”.

Tipos de lúpulos

Dentre as variedades de lúpulos existentes, temos:

  • Humulus lupulus var. lupulus. Europa, Ásia Ocidental.
  • Humulus lupulus var. cordifolius. Ásia Oriental.
  • Humulus lupulus var. lupuloides (sin. H. americanus). Região Oeste da América do Norte.
  • Humulus lupulus var. neomexicanus. Região Leste da América do Norte.
  • Humulus lupulus var. pubescens. Região Central da América do Norte.

Aqui estão os tipos de lúpulos e as características conforme informações de um cervejeiro de plantão:

BREWER’S GOLD

Origem: Reino Unido, Estados Unidos

Perfil: Pouco aroma; Lúpulo de amargor penetrante.

Uso: Amargor para ales

% Ácidos Alfa: 8 – 9%

Substituto: Bullion, Northern Brewer, Galena

EROICA

Origem: Estados Unidos

Perfil: Bom lúpulo de amargor;

Uso: Bom uso geral, amargor

Exemplo: Ballard Bitter, Blackhook Porter, Anderson Valley Boont Amber

% Ácidos Alfa: 12-14%

Substituto: Northern Brewer, Galena

PERLE

Origem: Alemanha, Estados Unidos

Perfil: Pleasant aroma; Slightly spicy, almost minty, bittering hop

Uso: General purpose bittering for all lagers

Exemplo: Sierra Nevada Summerfest

% Ácidos Alfa: 7 – 9.5%

Substituto: Northern Brewer, Cluster, Tettnanger

PRIDE OF RINGWOOD

Origem: Australia

Perfil: Poor, citric aroma; Clean bittering hop

Uso: Amargor de uso geral.

Exemplo: Cervejas Australianas.

% Ácidos Alfa: 9 – 11%

Substituto: Cluster

TARGET

Origem: Reino Unido

Perfil: Forte aroma herbal, forte demais para lagers.

Uso: Largamente usado para amargor e aroma em strong ales.

Exemplo: Fuller’s Hock, Morrells Strong Country Bitter

% Ácidos Alfa: 8 – 10%

Substituto: Northdown

Curiosidades sobre o lúpulo

Parente da maconha?

Segundo uma matéria publicada na revista Super Interessante, o lúpulo é parente da maconha, pois pertence à família Cannabaceae, mas calma! Apesar do parentesco, o lúpulo não tem efeito entorpecente. Ele serve apenas para dar o sabor amargo da cerveja e também contribui para o aroma desta.

Lúpulo no Brasil

As primeiras plantações de lúpulo no Brasil surgiram em 2014, mas apenas em cidades como São Bento do Sapucaí, que fica perto de Campos do Jordão. Isso porque ele não se desenvolve bem em lugares de climas quentes, pois precisa de condições específicas de luz, solo, umidade e temperatura para crescer e desenvolver seu amargor e aroma.

Faz bem para a saúde?

Segundo as pesquisas, o lúpulo pode fazer bem à saúde pelo fato de possuir antioxidantes naturais potentes que retardam a deterioração dos tecidos celulares. Diz-se ainda que o lúpulo é considerado um bactericida que torna o ambiente em que se encontra um inibidor de doenças.

Alguns componentes do lúpulo podem inibir a multiplicação de vírus respiratórios e também está ligado a benefícios para o sistema imunológico. No entanto, ele não serve para matar a sede, pois seu efeito diurético desidrata o corpo.

Além disso, algumas pessoas podem ser alérgicas a ele, bem como ao glúten que também é encontrado na cerveja devido à cevada, ao malte e ao trigo. Por isso, é importante se consultar antes para saber se não tem nenhuma dessas alergias. Estando liberado, é só apreciar com moderação!

Pode matar seus pets!

Esse recado vai para os produtores de cervejas artesanais: se tiver cães ou gatos em casa, tenha cuidado para não deixar seu bichinhos entrarem em contato com o lúpulo, pois este é altamente tóxico para eles, podendo levá-los à ataques epiléticos e demais complicações.

Lúpulo consumido como salada

Como falamos anteriormente, o lúpulo também é consumido como salada em forma de “aspargo de lúpulo”, devido à sua semelhança com o aspargo tradicional.

A planta utilizada na produção da cerveja é menina

Essa informação nos remete à famosa “Flor de lúpulo” que ouvimos dizer na produção de cervejas, pois é essa parte da planta que é utilizada e ela pertence ao gênero feminino.

A flor de lúpulo leva em torno de 3 anos para atingir seu ponto ideal, pois é quando suas propriedades atingem o ápice na formação do amargor e aroma das cervejas.

O lúpulo é legitimamente alemão!

Ah! Isso já era de se imaginar né? Afinal, quase todos os festivais que vemos sobre cerveja, onde o mais conhecido é o Oktoberfest, são de origem alemã!

Os primeiros registros do cultivo de lúpulo são do século VII na Alemanha, a qual é considerada o maior produtor mundial de lúpulo atualmente.

É um relaxante natural!

E por fim, uma curiosidade extremamente útil, pelo menos para mim que não curto muito uma “cervejinha” como a maioria da civilização humana…

O lúpulo funciona como um relaxante natural e, para aproveitar essa propriedade, as dicas são: colocar no travesseiro para promover uma boa noite de sono ou utilizá-lo em forma de chá!

Uma última dica importante!

Antes de se beneficiar das propriedades que o lúpulo pode proporcionar, é interessante realizar um exame de alergia para se certificar de que você não tem alergia a esta planta. Estando tudo ok, é só usufruir dos seus benefícios, seja em forma de cerveja ou como achar conveniente. Saúde!

Talvez te interesse ler também:

NO LÚPULO DA CERVEJA UMA ARMA CONTRA O CÂNCER!

VEJA O QUE O AQUECIMENTO GLOBAL PODE FAZER COM A TUA CERVEJA




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...