Travesseiro de ervas: para que serve, o que colocar, como fazer


Adeus poliéster e outros tecidos sintéticos! Cada vez mais as pessoas estão preferindo usar travesseiros feitos de materiais naturais como o algodão, e com ervas que nos ajudam a dormir melhor e a descansar tranquilamente. As ervas naturais com as quais estes travesseiros são feitos são cheias de propriedades benéficas. Veja para que servem os travesseiros de ervas e como fazê-los.

Para que serve um travesseiro de ervas?

Feitos com materiais naturais, com ervas medicinais, os travesseiros de ervas servem para dormir, curar ou simplesmente relaxar.

Os travesseiros de pequenas dimensões geralmente são usados para aliviar dores. Os maiores são usados para dormir ou para serem colocados no leito ou perto da cabeceira da cama para promover um sono restaurador.

Os travesseiros podem ser feitos por você mesmo ou serem comprados em lojas especializadas em produtos naturais. Vamos indicar quais são os principais tipos de ervas usadas, seus benefícios e funcionalidades.

Quais ervas usar para fazer um travesseiro aromático?

Realmente você pode usar o que tiver em casa: camomila, erva-doce, lavanda, por exemplo, são relaxantes. Eucalipto, hortelã, verbenas são boas para promover uma respiração melhor (de repente útil para quem ronca…).

Alecrim, canela, flores de laranjeira alegram a alma, combatem a tristeza.

O ideal é escolher a erva de acordo com a sua necessidade terapêutica (dores, insônia, etc).

Veja abaixo alguns exemplos de ervas com as respectivas indicações medicinais.

1. Travesseiros com ervas da montanha

Travesseiros com ervas da montanha ajudam a respirar melhor e são ativados pelo calor do corpo. Podemos colocá-los debaixo das cobertas ou perto do nosso travesseiro de costume.

Entre as ervas utilizadas para realizar estes travesseiros encontramos, por exemplo, a achillea e a artemísia.

Travesseiros com ervas da montanha são úteis para aliviar resfriados e para o bem-estar do trato respiratório.

2. Travesseiros com cascas de arroz

foto

foto: mountainroseblog

Servem para promover o bem-estar com o seu preenchimento que nos leva a um contato sereno com a natureza.

Adormecer em um travesseiro feito de ervas naturais é muito relaxante, especialmente estes feitos com cascas de arroz, que podem ser usados também por crianças.

3. Travesseiros com cascas de cevada

As cascas de cevada são consideradas úteis para promover o sono em crianças. Graças às suas características, tendem a permanecerem frescas no verão e quentes no inverno. Se forem colocadas sob os pés, este travesseiro favorece a circulação e o relaxamento das pernas cansadas.

4. Travesseiros com caroços de cerejas

foto

Os caroços de cerejas podem ser utilizados para o preenchimento de travesseiros, úteis para o alívio das dores, inclusive de cabeça, e também podem substituir as bolsas térmicas pois podem ser colocados no freezer ou em um lugar quente para esquentar ou esfriar conforme a necessidade.

5. Travesseiros com linhaça

As sementes de linho, assim como os caroços de cereja, também servem para o alívio de dores. Sendo menores do que os caroços de cereja, eles ficam mais confortáveis e podem ser usados, por exemplo, para descansar os pulsos ao escrever no computador. Também podem ser resfriados ou esquentados para serem usados como bolsa térmica.

6. Almofadinha de sal quente

foto

Uma ideia interessante para fazer uma almofadinha terapêutica natural é utilizar sal quente, útil no caso de tensão muscular, sinusite, bronquite, dores menstruais, nas costas, dores de ouvido etc.

Leia também:

Como fazer

Use um sal de ótima qualidade e leve ao fogo para esquentar até que comece a pular e sair um pouco de fumaça. A este ponto, desligue o fogo e coloque o sal em um saquinho de algodão que pode ser uma fronha, um pano de cozinha etc. Amarre bem o saquinho, talvez usando um elástico. Use-o por uns 15-20 minutos sobre os locais de dor com o cuidado para não se queimar. O sal, depois de usado neste tratamento, não pode ser reutilizado para fins alimentares.

foto

7. Travesseiros com flores de lavanda

Um travesseiro com flores de lavanda é muito útil para promover o sono e o relaxamento. Para promover o bom sono sinta o seu aroma colocando-o perto do seu travesseiro normal ou na mesa de cabeceira.

8. Travesseiros com casca de trigo sarraceno

São recomendados para o pescoço, em especial para reduzir as dores nos ombros e pescoço. Geralmente, a quantidade de cascas de trigo sarraceno usada no interior dos travesseiros é ajustável, assim é possível encontrar a altura mais confortável para descansar a cabeça e aliviar as dores nesta região, geralmente causadas por estresse.

9. Travesseiros de sal do Himalaia

foto

foto: elo7.com.br

São recomendados para aqueles que sofrem de dores nas articulações. Este tipo de travesseiro deve ser aquecido no forno durante 15-20 minutos. O calor durante a aplicação ajuda a aliviar dores e suas propriedades também são úteis para absorver o excesso de humidade no quarto.

10. Travesseiros de painço

Promovem o bem-estar e a harmonia do corpo e da mente. As sementes de painço são especialmente recomendadas para quem sofre de dores nas costas, de garganta e reumatismo.

Como fazer travesseiro de ervas

Veja nos vídeos abaixo como fazer um travesseiro de ervas. Você pode reutilizar fronhas antigas ou retalhos de tecidos. Prefira sempre tecidos naturais 100% algodão como chita, cambraia, popeline, tricoline, etc.

Com relação às ervas, você pode escolher as de sua preferência. No vídeo do Coisas da Léia, ela escolheu lavanda, macela, eucalipto, camomila e erva-doce.

É muito fácil fazer. Vale a pena!

Troque as ervas uma vez por ano para manter o travesseiro sempre terapêutico. Use também óleos essenciais de sua preferencia. Veja aqui -> os melhores óleos essenciais para dormir e aqui  -> os melhores óleos essenciais para dor de cabeça e enxaqueca.

Como fazer bolsa térmica de ervas

Assista ao video do canal Passo a Passo Criativo e veja como é fácil fazer uma bolsa térmica para ser usada para tratar dores. Como base, usa-se arroz. As ervas podem ser da sua escolha. Ela usa arnica, guaco, eucalipto, malva, melissa, alecrim, cidreira, canela, camomila, menta e calêndula.

Talvez te interesse ler também:

PARA TER UM SONO BOM: TRAVESSEIRO, POSIÇÕES E OUTRAS DICAS

NO DIA MUNDIAL DO SONO, 7 CONSELHOS PARA DORMIR BEM

A LUA CHEIA E SEU EFEITO SOBRE O SONO: O DIMINUI E FICA MAIS DIFÍCIL SE ADORMENTAR

COMO FAZER BATOM EM CASA 

COMO FAZER AGUA MISCELAR 

COMO FAZER GATORADE CASEIRO

Fonte foto capa: centsationalgirl




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...