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Isotônico natural. Faça você mesmo seu ‘Gatorade’ em casa

Isotônico natural. Faça você mesmo seu ‘Gatorade’ em casa

As bebidas isotônicas, ou repositores hidroeletrolíticos, encontradas em diversos sabores, são muito consumidas por quem pratica atividades físicas para repor as energias e evitar a desidratação do corpo.

São consideradas como isotônicas pois apresentam concentração de sais minerais semelhante à dos líquidos do corpo humano, em especial o suor.

Compostos presentes nos isotônicos

As bebidas isotônicas são compostas basicamente de água, sacarose, glicose, cloreto de sódio, citrato de sódio, fosfato de potássio, betacaroteno, citrato de sódio e ácido cítrico – que seriam os repositores hidroelétricos.

Função dos “repositores hidroelétricos”

  • Água: hidrata o organismo e controla a sua temperatura. É o veiculo de transporte dos nutrientes e o solvente na qual ocorrem as reações bioquímicas das células;
  • Sacarose e glicose: são açucares classificados como hidratos de carbono ou carboidratos, são usados no organismo essencialmente na produção de energia;
  • Cloreto de sódio, citrato de sódio e fosfato de potássio: são classificados como sais minerais. Ajudam o organismo a reter líquidos e a manter o equilíbrio das soluções bioquímicas das células;
  • Betacaroteno: entra na composição da bebida como corante;
  • Citrato de sódio e ácido cítrico: serve como solução tampão para que não haja a variação do pH. Os agentes tamponantes da bebida isotônica controlam a acidez causada pelo ácido lático e ajudam aliviar as dores musculares em caso de esforço excessivo.

Quais são os riscos de beber isotônicos?

Apesar de serem repositores, se houver a ingestão de soluções com concentração desses compostos muito superior às do organismo, isto é, soluções hipertônicas, problemas podem surgir: pois, pelo processo de osmose, as células do corpo perderão água, desidratando-se.

Se consumidos em excesso, os isotônicos fazem mal à saúde, podendo desencadear ou piorar quadros de pressão alta e diabetes, além de promover o ganho de peso.

A nutricionista Michelle Carpiné Ost, da Unimed Costa Oeste, explica que a prática de qualquer atividade física faz com que o organismo perca água, mas nem sempre é preciso repor os sais minerais.

“Para quem pratica atividades com duração de até uma hora – cerca de dez quilômetros para os corredores – o isotônico não é necessário. Já para meia maratona, por exemplo, ou exercícios superiores a uma hora, prolongados e extensos, as bebidas isotônicas são indicadas como forma de manter uma prática esportiva segura”.

O contrário também traz danos ao organismo. A ingestão de soluções hipotônicas, com concentração muito inferior a do organismo, faz com que as células inchem até explodirem.

Quantidade certa de isotônico

Para saber quanto pode consumir de isotônico, é importante que haja uma orientação nutricional. De acordo com a nutricionista Michelle Carpiné Ost, o ideal é ingerir de 200 a 400 mL de isotônicos antes dos exercícios e entre 50 mL e 2 litros de água e isotônico durante os exercícios, dependendo da quantidade de suor perdida.

Após o término das atividades, ela recomenda de 1,5 litros de líquidos para cada quilo perdido. Nesse momento, o consumo de frutas também é indicado.

O correto é repor esta quantidade com metade de água e metade com isotônico. A nutricionista explica:

Para calcular quanto foi perdido de suor, o ideal é que a pessoa se pese antes de começar o exercício e, após, se houve uma perda de 400 gramas, cerca de 400 mL de líquido pode ser reposto”.

A não ser que se trate de um atleta, é difícil que pessoas “normais” se pesem antes e depois para fazerem reposições corretas. Então, que tal fazer você mesmo o seu “Gatorade” sem contraindicação?

Isotônicos naturais

Entre as marcas de isotônicos estão alguns bem conhecidos, como Gatorade, Marahton e Powerade. A bebida pode ser adquirida em qualquer mercado, mas também pode ser feita em casa, seguindo uma receita caseira e simples.

Por exemplo, a água de coco é um isotônico natural rico em potássio e sódio e que pode facilmente substituir estes produtos industrializados.

Além da simples e boa água de coco, experimente a receita abaixo para variar o “cardápio” das bebidas pós-treino.

Receita de isotônico caseiro 1

Ingredientes:

  • 250 mL de água filtrada
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 pitada grande de sal marinho não refinado
  • ¼ xícara de suco de fresco de limões orgânicos

Modo de preparo:

Misture os quatro ingredientes com uma colher de pau e sirva gelado.

É preferível usar jarros de vidro sempre que possível para evitar a lixiviação de produtos químicos a partir de sacos de plástico.

Para as crianças, a dica é colocar a mistura em forminhas de picolé e congelar.

A nutricionista especializada na área esportiva, Soraia Azzuz, dá mais uma dica para fazer isotônico caseiro:

Receita de isotônico caseiro 2

  • Basta misturar 50 mL de suco (de laranja, limão ou uva), de preferência natural,
  • com 500 mL de água.
  • Depois acrescentar duas colhes de sopa de açúcar cristal e uma de chá de sal.

Ela ainda salienta a importância do consumo de frutas:

“O sal tem sódio, que auxilia na hidratação e na prevenção de câimbras. Já as frutas têm propriedades antioxidantes que atuam no combate aos radicais livres produzidos durante a corrida, além de serem uma boa fonte de carboidrato e de fácil digestão”.

Que tal começar agora mesmo a fazer seu próprio isotônico natural e caseiro?

Receita de isotônico caseiro 3

Veja uma outra receita no vídeo abaixo do Canal Bike Nic. Rende uma garrafinha de 650 ml

Anote os ingredientes e mãos à obra!

Agora é só bater bem e está pronto para o pedal!

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