O açúcar de coco é mais saudável que os outros? Por que?


O açúcar de coco é uma opção mais saudável, dietética e nutritiva para quem gosta de adoçar os alimentos ou utilizar nas receitas de doces.

Para quem ainda não conhece ou experimentou esse açúcar, esse conteúdo traz as informações necessárias para saber mais sobre essa doçura natural.

Açúcar de coco o que é, como é extraído

O açúcar de coco é na verdade a seiva desidratada da flor do coqueiro.

O processo de extração do açúcar de coco consiste basicamente em 2 etapas:

  1. Primeiro é feito um corte na flor do coqueiro e a seiva líquida é recolhida em recipientes.
  2. Na segunda, a seiva é exposta ao calor até que a maior parte da água evapore.

O resultado desse processo é um produto castanho e granulado.

Qual é o índice glicêmico do açúcar de coco?

O açúcar de coco possui baixo índice glicêmico (IG), 35 mg.

Quando o alimento tem baixo índice glicêmico, ele entra no sangue devagar e com isso evita picos de insulina, prolonga a sensação de saciedade, contribui para evitar o aumento do colesterol e ajuda no controle do peso.

Qual açúcar tem menor índice glicêmico?

O índice glicêmico (IG) do açúcar comum é 65 mg e, como já dito, o do açúcar de coco é 35, que é bem menor.

O IG do açúcar de coco é bem mais próximo ao IG do açúcar que é encontrado naturalmente nas frutas.

Inclusive um estudo publicado no Journal of Functional Foods sobre alimentos comumente consumidos nas Filipinas, incluiu o açúcar de coco na lista dos alimentos com baixo índice glicêmico (pontuação menor que 55).

Qual é o tipo de açúcar mais saudável?

Estabelecendo uma comparação com o açúcar branco refinado, que é o mais popularmente usado, pode-se apontar as seguintes diferenças:

Açúcar Branco Refinado X Açúcar de Coco

O açúcar branco refinado não contém nenhum nutriente vital, por isso, não é saudável.

Já o açúcar do coco retém uma boa parte dos nutrientes encontrados no coqueiro, graças ao fato de ser produzido de forma mais natural.

Outro ponto a favor do açúcar de coco consta em um artigo publicado no British Dental Journal destacando que o açúcar de coco contém entre 70 a 80% de sacarose, enquanto no açúcar refinado esse índice é superior a 99% e no açúcar de coco o teor de frutose é de 35 a 40%.

A frutose também é considerada de baixo IG, contudo, o consumo de muita frutose, especialmente de bebidas adoçadas com açúcar, pode colocar uma pessoa em risco de problemas de saúde, incluindo diabetes, cáries, obesidade e doenças cardiovasculares de acordo com essa pesquisa.

Conclusões

Mesmo sendo o açúcar do coco uma opção melhor e mais natural por concentrar mais nutrientes, é recomendável consumi-lo com moderação, pois seu excesso pode trazer prejuízos para a saúde.

Porém, sem dúvida, se puder optar entre estes dois açúcares, o de coco é melhor, até mesmo se comparado a outros açúcares da cana menos refinados.

Saiba mais sobre os vários tipos de açúcar obtido da cana em:

Quais os benefícios do açúcar do coco?

O açúcar do coco, apesar de ser um produto que deve ser consumido com moderação como todo tipo de açúcar, tem a vantagem de conter uma fibra, chamada inulina, enquanto o açúcar refinado não tem essa fibra.

Inulina

A inulina é uma fibra benéfica para o corpo, que ajuda a melhorar a saúde intestinal e, ao mesmo tempo retarda a absorção de glicose.

Devido a isso, o açúcar de coco pode ajudar a manter o nível de açúcar no sangue regulado, e evitar os picos de insulina.

Já no caso de pessoas diabéticas é preciso avaliar com o médico se o uso do açúcar de coco é apropriado, pois dependendo do grau da doença, a recomendação é eliminar qualquer açúcar da dieta, e recorrer aos adoçantes naturais.

Conheça os adoçantes naturais com baixos índices glicêmicos, em:

Veja mais benefícios do açúcar de coco:

Minerais

O açúcar de coco contém minerais como ferro, magnésio, sódio, zinco, cálcio e potássio, minerais essenciais para regular a água do corpo, além de beneficiar as funções cardíaca, nervosa, muscular e contribuir para ossos mais fortes.

Muito Potássio

O açúcar de coco tem 400 vezes mais potássio que o açúcar comum, além de conter ácidos graxos, como polifenóis, e antioxidantes.

O potássio é um mineral e também um eletrólito com a propriedade de conduzir impulsos elétricos por todo o corpo, contribuindo para o bom funcionamento do metabolismo.

Nitrogênio

Esse açúcar fornece nitrogênio que ajuda no bom funcionamento do sistema cardiovascular e a manter o coração saudável.

Vitamina C

Contém vitamina C responsável por manter a pele, articulações e o sistema imunológico saudáveis.

Antioxidantes

O fato do açúcar do coco ser obtido da seiva de coco desidratada contribui para reter os antioxidantes encontrados na sua fonte original.

Os antioxidantes combatem a oxidação das células do corpo, evitando o envelhecimento precoce e doenças associadas aos radicais livres.

Gorduras Saudáveis

Além de tudo isso, o açúcar de coco contém gorduras saudáveis que ajudam a prevenir o colesterol alto e as doenças cardíacas.

O açúcar de coco é mais saudável que os outros?

Enquanto, o açúcar branco refinado é pura sacarose, o açúcar de coco contém cerca de 75% de sacarose, sendo que 25% são compostos de nutrientes.

Pelo fato de o açúcar de coco sofrer pouco processamento, ele detém mais vitaminas naturais, minerais, fibras e antioxidantes que os outros tipos de açúcar.

Outra vantagem saudável do açúcar de coco é que sua produção é isenta de crueldade animal e aditivos prejudiciais, já que o açúcar branco refinado para ser produzido pode ser processado com ossos de animais, a fim de lhe conferir a cor branca e a consistência fina. Já o açúcar de coco é um produto que vem praticamente direto do coqueiro, por isso é cruelty-free.

Médica fala sobre o Açúcar de Coco

Neste vídeo, do canal Centro de Diabetes do RJ, a endocrinologista Drª Ana Paula Brilhante explica o uso adequado do açúcar de coco, aconselhando quem deve e quem não consumi-lo:

Especialista relata as vantagens do Açúcar de Coco

A dermaticista e especialista em estética Patricia Elias, neste vídeo do seu canal, conta sobre as vantagens de utilizar o açúcar de coco, desde que sem excessos:

Dicas para tirar melhor proveito do Açúcar de Coco

Se ficou com vontade de experimentar o açúcar de coco, segue mais alguns esclarecimentos e dicas para tirar melhor proveito desse alimento:

  • O açúcar de coco é mais caro, então, o ideal é utiliza-lo com parcimônia, o que diga de passagem é algo bom, pois o recomendável seria tirar o açúcar de vez da alimentação. Além disso, compensa mais comprar a granel.
  • A cor e a consistência do açúcar de coco é parecida com a do açúcar mascavo, por isso, escurece bebidas claras e demora mais para dissolver, além do que, confere um leve gosto de coco queimado, alterando o sabor de sucos de frutas, por exemplo.
  • Devido às suas características, ele cai bem em receitas de cocadas, bolos, cookies, biscoitos, brigadeiros, chocolates, paçocas, coberturas e recheios doces, e também para adoçar vitaminas, café e leites vegetais.
  • Esse açúcar pode ser encontrado em grandes mercados, na seção de produtos naturais, ou em mercearias e empórios virtuais e físicos.

Agora que você já sabe mais sobre o açúcar de coco, ficou com vontade de inclui-lo em sua alimentação?

Se já conhecia este açúcar, conte para a gente o que acha dele?

Confira alguns conteúdos com receitas que você pode utilizar o açúcar de coco:

Receita de bolo vegano de chocolate: fácil, barato e gostoso

Receita de Bolo Indiano Vegano com Várias Especiarias

Bolos Veganos:  Receitas para Todos os Gostos

Deliciosas Receitas de Pudins Veganos: sem ovo nem leite

Receitas de Cookies Veganos: Nutritivos, Simples e Deliciosos!

Biscoito vegano para todos os gostos: coco, aveia, chocolate e muito mais

Café da manhã vegano: 30 opções para começar bem o dia

Doces de Natal veganos para uma Ceia sem crueldade

Receitas Juninas Doces e Salgadas: SEM glúten, SEM lactose, Fit e Saudáveis




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...