Conheça o adoçante natural Eritritol: o que é, usos e benefícios

Conheça o adoçante natural Eritritol: o que é, usos e benefícios

Eritritol é um adoçante natural e saudável, que está se tornando conhecido, porque cada vez mais vem sendo utilizado como substituto do açúcar refinado ou dos adoçantes químicos.

Trata-se de um adoçante saboroso e muito pouco calórico, que pode ser utilizado em bebidas e receitas doces, sendo ideal para quem quer ou precisa evitar o açúcar, prevenir ou combater a diabetes, as cáries dentárias ou quer simplesmente reduzir as calorias.

Devido às vantagens e propriedades deste adoçante, a indústria alimentícia tem feito uso do eritritol no preparo de balas, chicletes, sucos, doces em geral, bebidas e até molhos.

Vamos saber sobre esse “novo” adoçante?

O que é Eritritol?

Esse adoçante é um poliol (álcool de açúcar), encontrado naturalmente em frutas, legumes, algas e cogumelos.

De forma industrial, esse adoçante é produzido por meio de processo biotecnológico, através de processos fermentativos utilizando glicose pura, sacarose ou hidrolisados de amido como substrato.

Após a fermentação, o caldo fermentado é filtrado, evaporado para remover o excesso de água e submetido a processos de troca iônica para eliminar sais e, após isso, o eritritol é cristalizado alcançando alta pureza.

Depois de produzido, o eritritol se torna um pó cristalino branco, com sabor semelhante à sacarose, e textura que não retém umidade.

Benefícios

As vantagens e benefícios de utilizar o eritritol como adoçante são várias, como:

  • não engorda, devido a conter 0,24 de caloria por grama,  por isso é ideal para dietas de emagrecimento, aliado com atividade física, alimentação saudável e acompanhamento de um nutricionista
  • devido ao baixo índice glicêmico, contribui para evitar ou controlar a diabetes, mas é recomendável consultar um médico antes de inclui-lo na dieta, a fim de ter a devida orientação
  • é de fácil digestibilidade, porque bem absorvido pelo intestino delgado
  • não provoca cáries, favorecendo a saúde e a higiene bucal
  • não tem gosto amargo e residual dos adoçantes químicos tradicionais

Precauções de uso

Apesar de todos os benefícios do eritritol, se usado em excesso pode trazer transtornos orgânicos. Por isso, recomenda-se a utilização adequada, que não seja  superior a 30g por dia.

Segundo estudos científicos, acima desta dosagem o eritritol pode causar diarreias.

Onde comprar Eritritol

Você pode comprar o eritritol em empórios, mercearias, zonas cerealistas e lojas de produtos naturais, tanto físicas como virtuais.

Vídeo da nutricionista

A nutricionista Patricia Leite, neste vídeo do seu canal, explica o que é eritritol, quais os benefícios que traz, se tem contraindicações ou efeitos colaterais e como fazer uso de forma segura.

Agora você tem mais uma opção saudável para adoçar o café, os sucos ou adicionar doçura às suas receitas de bolo, pudim, sorvete e outros doces.

Talvez te interesse ler também:

Agave em vez de açúcar? Como, quando e por quê

Nibs de Cacau: O que é, Benefícios e Receitas Deliciosas

Bolos Veganos – Receitas para Todos os Gostos

Como fazer em casa um delicioso leite condensado de coco

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *