Eritritol é um adoçante natural e saudável, que está se tornando conhecido, porque cada vez mais vem sendo utilizado como substituto do açúcar refinado ou dos adoçantes químicos.
Trata-se de um adoçante saboroso e muito pouco calórico, que pode ser utilizado em bebidas e receitas doces, sendo ideal para quem quer ou precisa evitar o açúcar, prevenir ou combater a diabetes, as cáries dentárias ou quer simplesmente reduzir as calorias.
Devido às vantagens e propriedades deste adoçante, a indústria alimentícia tem feito uso do eritritol no preparo de balas, chicletes, sucos, doces em geral, bebidas e até molhos.
Vamos saber sobre esse “novo” adoçante?
O que é Eritritol?
Esse adoçante é um poliol (álcool de açúcar), encontrado naturalmente em frutas, legumes, algas e cogumelos.
De forma industrial, esse adoçante é produzido por meio de processo biotecnológico, através de processos fermentativos utilizando glicose pura, sacarose ou hidrolisados de amido como substrato.
Após a fermentação, o caldo fermentado é filtrado, evaporado para remover o excesso de água e submetido a processos de troca iônica para eliminar sais e, após isso, o eritritol é cristalizado alcançando alta pureza.
Depois de produzido, o eritritol se torna um pó cristalino branco, com sabor semelhante à sacarose, e textura que não retém umidade.
Benefícios
As vantagens e benefícios de utilizar o eritritol como adoçante são várias, como:
- não engorda, devido a conter 0,24 de caloria por grama, por isso é ideal para dietas de emagrecimento, aliado com atividade física, alimentação saudável e acompanhamento de um nutricionista
- devido ao baixo índice glicêmico, contribui para evitar ou controlar a diabetes, mas é recomendável consultar um médico antes de inclui-lo na dieta, a fim de ter a devida orientação
- é de fácil digestibilidade, porque bem absorvido pelo intestino delgado
- não provoca cáries, favorecendo a saúde e a higiene bucal
- não tem gosto amargo e residual dos adoçantes químicos tradicionais
Precauções de uso
Apesar de todos os benefícios do eritritol, se usado em excesso pode trazer transtornos orgânicos. Por isso, recomenda-se a utilização adequada, que não seja superior a 30g por dia.
Segundo estudos científicos, acima desta dosagem o eritritol pode causar diarreias.
Onde comprar Eritritol
Você pode comprar o eritritol em empórios, mercearias, zonas cerealistas e lojas de produtos naturais, tanto físicas como virtuais.
Vídeo da nutricionista
A nutricionista Patricia Leite, neste vídeo do seu canal, explica o que é eritritol, quais os benefícios que traz, se tem contraindicações ou efeitos colaterais e como fazer uso de forma segura.
Agora você tem mais uma opção saudável para adoçar o café, os sucos ou adicionar doçura às suas receitas de bolo, pudim, sorvete e outros doces.
Talvez te interesse ler também:
Agave em vez de açúcar? Como, quando e por quê
Nibs de Cacau: O que é, Benefícios e Receitas Deliciosas
Bolos Veganos – Receitas para Todos os Gostos
Como fazer em casa um delicioso leite condensado de coco