Conheça o adoçante natural Eritritol: o que é, usos e benefícios


Eritritol é um adoçante natural e saudável, que está se tornando conhecido, porque cada vez mais vem sendo utilizado como substituto do açúcar refinado ou dos adoçantes químicos.

Trata-se de um adoçante saboroso e muito pouco calórico, que pode ser utilizado em bebidas e receitas doces, sendo ideal para quem quer ou precisa evitar o açúcar, prevenir ou combater a diabetes, as cáries dentárias ou quer simplesmente reduzir as calorias.

Devido às vantagens e propriedades deste adoçante, a indústria alimentícia tem feito uso do eritritol no preparo de balas, chicletes, sucos, doces em geral, bebidas e até molhos.

Vamos saber sobre esse “novo” adoçante?

O que é Eritritol?

Esse adoçante é um poliol (álcool de açúcar), encontrado naturalmente em frutas, legumes, algas e cogumelos.

De forma industrial, esse adoçante é produzido por meio de processo biotecnológico, através de processos fermentativos utilizando glicose pura, sacarose ou hidrolisados de amido como substrato.

Após a fermentação, o caldo fermentado é filtrado, evaporado para remover o excesso de água e submetido a processos de troca iônica para eliminar sais e, após isso, o eritritol é cristalizado alcançando alta pureza.

Depois de produzido, o eritritol se torna um pó cristalino branco, com sabor semelhante à sacarose, e textura que não retém umidade.

Benefícios

As vantagens e benefícios de utilizar o eritritol como adoçante são várias, como:

  • não engorda, devido a conter 0,24 de caloria por grama,  por isso é ideal para dietas de emagrecimento, aliado com atividade física, alimentação saudável e acompanhamento de um nutricionista
  • devido ao baixo índice glicêmico, contribui para evitar ou controlar a diabetes, mas é recomendável consultar um médico antes de inclui-lo na dieta, a fim de ter a devida orientação
  • é de fácil digestibilidade, porque bem absorvido pelo intestino delgado
  • não provoca cáries, favorecendo a saúde e a higiene bucal
  • não tem gosto amargo e residual dos adoçantes químicos tradicionais

Precauções de uso

Apesar de todos os benefícios do eritritol, se usado em excesso pode trazer transtornos orgânicos. Por isso, recomenda-se a utilização adequada, que não seja  superior a 30g por dia.

Segundo estudos científicos, acima desta dosagem o eritritol pode causar diarreias.

Onde comprar Eritritol

Você pode comprar o eritritol em empórios, mercearias, zonas cerealistas e lojas de produtos naturais, tanto físicas como virtuais.

Vídeo da nutricionista

A nutricionista Patricia Leite, neste vídeo do seu canal, explica o que é eritritol, quais os benefícios que traz, se tem contraindicações ou efeitos colaterais e como fazer uso de forma segura.

Agora você tem mais uma opção saudável para adoçar o café, os sucos ou adicionar doçura às suas receitas de bolo, pudim, sorvete e outros doces.

Talvez te interesse ler também:

Agave em vez de açúcar? Como, quando e por quê

Nibs de Cacau: O que é, Benefícios e Receitas Deliciosas

Bolos Veganos – Receitas para Todos os Gostos

Como fazer em casa um delicioso leite condensado de coco




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...