No lúpulo da cerveja uma arma contra o câncer!


Cerveja contra o câncer? A ciência já confirmou os benefícios da cerveja várias vezes, claro, se bebida com moderação! E agora, uma pesquisa demonstrou que ela também pode conter algumas substâncias úteis para combater o câncer. E é tudo mérito do lúpulo.

De acordo com pesquisadores do Departamento de Farmácia da Universidade de Pisa, a cerveja, de fato, possui uma molécula capaz de “matar de fome” os tumores malignos, dificultando a sua prpopagação.

Os pesquisadores baseavam-se nas propriedades antiangiogênicas de um fitocomposto, o chamado Xantumol (XN), um flavonóide presente no lúpulo e na cerveja que contém notáveis propriedades benéficas para a saúde.

Os resultados do estudo foram publicados na revista internacional “European Journal of Medicinal Chemistry”.

O ESTUDO

Dois dos novos derivados patenteados do Xantumol foram capazes de exercer uma atividade antiangiogênica ainda mais do que o princípio natural básico do XN.

O estudo demonstrou que os novos xantumols foram capazes de reduzir em 80% a angiogênese em testes experimentais e foram efetivos em interferir nas funções-chave da célula endotelial, que é a estrutura de base celular que constitui os vasos sanguíneos cancerosos.

“Esta pesquisa”, explica o professor Armando Rossello, pesquisador-chefe, “teve o objetivo de projetar e desenvolver modificações estruturais na molécula do xantumol para melhorar suas propriedades antiangiogênicas, mantendo sua baixa toxicidade”.

“O próximo passo – acrescentou – será testar os mais ativos derivados patenteados do lúpulo em modelos celulares complexos e identificar os principais interruptores moleculares envolvidos em seus efeitos antiangiogênico e antitumoral, para descobrir suas utilizações seja para uso terapêutico que preventivo”.

Contudo, vale lembrar, a cura do câncer ainda não foi descoberta, e esta não é uma notícia que te consente de encher a cara por causa dos benefícios, ainda que científicos, da cerveja. Beba com moderação e saiba que para prevenir tumores malignos continua valendo a regra do bom senso, ou seja, o de levar uma vida saudável o tanto quanto possível!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...