Como fazer cerveja em casa


Cerveja faz bem à saúde, principalmente se for artesanal e de baixa gradação alcoólica. E os cervejeiros de plantão, claro, gostariam muito de ter sua própria fábrica de cerveja em casa por vários motivos.

Uma porque dizem que tem transgênicos até na cerveja, além da cola de peixe, ingrediente que os vegetarianos gostariam de evitar. Além disso, tudo que é feito em casa é mais controlado, saudável e pode até sair mais barato.

Em casa a tua cerveja será da cor, amargor e teor alcoólico que você quiser.

Mas tudo depende da tua disposição para fazê-la. Fazer cerveja em casa não é tão fácil nem tão simples, vai precisar inclusive de fazer alguns cálculos além de ter que comprar vários utensílios.

A fabricação da cerveja envolve várias fases e vai demorar um mês para você poder degustá-la com os amigos (7 dias para fermentação mais 20 para a segunda fermentação), ou seja, vai precisar também de paciência e precisão em cada fase do processo. Mas se você estiver mesmo muito interessado, poderá além do mais até fazer dinheiro com essa tua nova mini fábrica.

Ingredientes e utensílios

Você vai precisar de água filtrada de boa qualidade, extrato de malte, lúpulo e fermento. O vídeo abaixo mostra todas as quantidades com detalhes.

Como utensílios, você vai precisar comprar umas coisas, basicamente:

um panela com torneira

um balde fermentador alimentício a atóxico

um trocador de calor que pode ser uma bacia ou panela grande

uma válvula especial chamada airlock que isola a cerveja do ar

termômetros, timer e balança

Uma lista mais apurada pode ser encontrada aqui.

Fases

O vídeo abaixo mostra como fazer cerveja em casa em apenas duas fases: fervura e decantação forçada, sem ter que passar pela filtragem.

Um outro site que ensina o passo a passo da fabricação caseira de cerveja é este aqui. Dá uma olhada e se ao final não te parecer tão complicado assim, boa sorte e…tim tim!

Talvez te interesse ler também:

CERVEJA: O MELHOR SUPLEMENTO DEPOIS DE FAZER ESPORTE

4 VANTAGENS DA CERVEJA PARA A TUA ATIVIDADE SEXUAL

CERVEJA: 10 MANEIRAS PARA UTILIZÁ-LA DE UM JEITO QUE VOCÊ NUNCA PENSOU ANTES




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...