Ho’Oponopono – O que é e Como Praticar todos os dias


Ho’Oponopono, o que é e como funciona a antiga prática de cura havaiana? Como praticá-la para superar os conflitos individuais, familiares e de grupo?

São palavras mágicas que vêm de uma velha prática havaiana para a reconciliação, o perdão e a resolução de conflitos. Habitualmente praticada por sacerdotes curadores, esta prática foi “reformulada” pela filha da última Kahea kahuna La’au (sacerdotisa que cura com palavras), Morrnah Nalamaku Simeona. Graças ao seu trabalho, o Ho’Oponopono se espalhou por todo o mundo.

Sinto muito. Perdão. Te amo. Gratidão. Essas quatro frases curtas, repetidas algumas vezes, constituem o mantra central da prática.

Tudo está conectado

O conceito básico é o de que tudo está conectado, e que todos são responsáveis ​​por suas próprias realidades, por suas próprias experiências: podemos estar cientes disso ou não, mas são os nossos pensamentos (conscientes ou inconscientes), as palavras e as ações que colocamos em prática, em diferentes níveis, que determinam a nossa realidade.

Os principais obstáculos em nossas vidas são a falta de amor, a amargura, as memórias não resolvidas, os conflitos, a abordagem egoísta, o materialismo, as relações predatórias, negadas ou não honradas. Estes aspectos constituem uma bagagem pesada (em parte herdada da nossa própria genealogia), dolorosa, que dificulta a nossa autêntica expressão e não nos permite ouvir o chamado do nosso Eu.

Assim, em cada situação, Ho’oponopono traz cura. É um processo que nos ajuda a nos libertarmos das energias tóxicas para trazer uma nova vida de respeito, cuidado e amor em nossas relações: não apenas aquelas mais pessoais, mas sim e gradualmente, nas relações com todos aqueles que encontramos em nosso caminho.

Este novo arranjo – responsabilidade pessoal e vontade construtiva – nos leva a novos pensamentos, novas palavras, novas ações. E também a um novo bem-estar, em todos os planos.

A coisa bela do Ho’oponopono é que não importa saber de onde, o que aconteceu antes, quais são os problemas escondidos no inconsciente ou perdidos na nossa espiral transgeracional: contamos com a ajuda da oração e basta. Esta, nos prepara para termos uma nova atitude de perdão e amor. E foi assim que uma das mais belas orações nasceu para curar relacionamentos:

“Divino Criador, Pai, Mãe, Filho, todos em Um … Se eu, minha família, meus parentes e antepassados, ofendemos sua família, parentes e antepassados, em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o seu perdão… Deixe que isso se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas e Transmute essas energias indesejáveis em pura luz… Que assim seja e assim já é”.

Como praticar o Ho’Oponopono todos os dias

Você pode recitar o mantra quando quiser, a hora que quiser mas, sabendo que quando dizemos “Sinto muito” assumimos a responsabilidade por nossas ações e escolhas, mesmo se não formos culpados.

Perdão” ou “Perdoe-me, por favor”, pede a si próprio para se perdoar, para se liberar dos pesos, dos não reconhecimentos e do senso de culpa.

Dizer “gratidão”, “agradeço“, “obrigado” ou “sou grato” é honrar a vida pelas chances que recebemos por meio dos eventos, das ocasiões ou dos encontros que fazemos todos os dias, e de tudo o que vem da nossa genealogia em forma de memórias.

Finalmente, com “eu te amo” se retorna ao compromisso: trazer nova energia de amor, acolhimento, honra e respeito a todas as pessoas.

O ritual do perdão de Ho’oponopono é o amor em ação. Perdoemos a nós mesmos e aos outros por ter ferido ou não ter ajudado em qualquer momento. Colocar-se no lugar certo é um processo simples de quatro passos, que nos ajuda a aprender, a perdoar e a amar incondicionalmente, para melhorar as coisas. É como se formata o disco rígido de um computador: basta apagar todos os dados que tornam a vida lenta e cansativa“, diz Ulrich Emil Duprée em seu livro sobre a força do perdão em Ho’Oponopono.

Há quem pratique o ritual de repetição durante um período de tempo, que sejam 7 dias, um mês, ou de acordo com outros números míticos, como o 21 por exemplo, inclusive usando o japamala, que é um cordão de 108 contas, cuja soma é 9, um número relacionado à fraternidade, universalidade, ao Todo e também à mudança.

Leia mais: Japamala: o que é, para que serve e como usar

Ho’Oponopono, o que é

Sejamos claros: Ho’Oponopono não faz milagres, mas quem pratica acredita que estas palavras são mágicas. A questão é recitá-las com atenção e sentimento, pois orações e mantras repetidos como papagaios não nos conduzem a nada.

Se você deixar que as palavras, o significado mais profundo delas, entrem no teu âmago; se com o tempo você conseguir incorporar este mentor dentro de si, então é aqui que a ‘mágica’ acontece: nossa transformação, um olhar mais amoroso, uma maneira diferente de sentimento e de agir no mundo, aflora.

Também funciona para conflitos ou dificuldades em um grupo, em uma comunidade ou em uma família.

E então tudo muda, mesmo quando, talvez – aparentemente – nada tenha mudado na visão comum dos outros, você começa a se sentir mais leve, confiante nas forças de amor que regem a vida no Universo.

Amor atrai amor, gratidão atrai gratidão. As energias da bondade e da compreensão atarem abundância.

Comece a recitar o mantra mágico e perceba as novas vibrações ao teu redor.

Talvez te interesse ler também:

Ordens do Amor: os princípios que regem as relações da nossa existência

Obsidiana negra e amazonita para carregar contigo e afastar pensamentos tristes

O que é espiritualidade e como ela pode nos ajudar

Desafio: ficar 1 dia sem reclamar. Será que você consegue?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...