Brócolis – Por que você deveria comer com mais frequência


Talvez ele não figure na lista de preferências da maioria das pessoas. No entanto, deveria. Além do sabor, esse vegetal é também um super alimento, sem nenhum exagero! Veja bem!

Rico em antioxidantes, ácido fólico, ferro, fibras e muita vitaminas, o brócolis pode fazer toda a diferença na dieta de quem o consume regularmente.

Membro da família das crucíferas, essa verdura é ainda versátil e vai muito bem em saladas, cozidos e pratos especiais, tais como suflês e cremes.

Saiba agora todos os benefícios desse vegetal e inclua-o mais no teu cardápio a partir de agora.

Benefícios e propriedades e propriedades do brócolis

O brócolis é um vegetal rico em ferro, na verdade, entre as hortaliças é o que tem maior concentração desse mineral. Além disso, é uma excelente fonte de cálcio, magnésio, potássio, vitaminas A, C, ácido fólico, zinco, proteína e fibras.

Entre as propriedades, destaca-se o excelente poder antioxidantes, anti-inflamatório, diurético e até calmante.

E tudo isso junto traz à saúde uma série de benefícios. Quer ver só:

É bom para o estômago

As vitaminas presentes no brócolis o tornam um excelente aliado da boa digestão. Em conjunto com as fibras, o vegetal melhora o trânsito intestinal, evitando problemas digestivos, além de promover a sensação de saciedade. Um estudo da revista Cancer Prevention Research apontou, por exemplo, que o consumo de brócolis reduz o nível de infecção de uma bactéria, que, em longo prazo, pode provocar gastrite, úlceras e câncer de estômago.

Previne o câncer e outras doenças

O brócolis é rico em antioxidantes, que ajudam a combater a ação dos radicais livres, promovendo a correta eliminação de toxinas, e impedindo a formação de células cancerígenas. Além disso, o sulforafano, potássio e glutationa encontrados no vegetal ajudam a prevenir e amenizar os efeitos da artrite e artrose. O brócolis é ainda um excelente aliado para evitar complicações da diabetes, de acordo com um estudo da Universidade de Warwick, Reino Unido.

É bom para a pele

Os antioxidantes também são importantes para prevenir o envelhecimento precoce, tendo em vista que combatem a ação dos radicais livres, que danificam as células mais rapidamente. Por esse motivo consumir brócolis é uma forma de manter a pele saudável e bonita, por mais tempo.

É bom para o pulmão

As propriedades nutricionais do brócolis atuam também limpando o pulmão de substâncias nocivas, que entram no organismo pela respiração. Pessoas com doenças pulmonares, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) também são beneficiadas, quando ingerem esse vegetal com frequência, como aponta um estudo da Universidade Jonhs Hopkins, EUA.

Melhora a imunidade

Tantos nutrientes fazem do brócolis também um aliado no fortalecimento do sistema imunológico, de modo geral, principalmente graças a ação do ácido fólico.

brocolis

É essencial na gravidez

E por falar em ácido fólico, saiba que esse nutriente é essencial para uma boa gestação. O feto precisa de boas quantidades de ácido fólico para conseguir um pleno desenvolvimento e evitar problemas, como má formações.

É bom para o cérebro

Ainda falando sobre ácido fólico, já é comprovado que ele tem um efeito protetor sobre a saúde cerebral, e diminui as chances de desenvolvimento de doenças neurológicas, como Mal de Alzheimer.

Combate a anemia

Por conter altas quantidades de ferro, o brócolis ajuda a prevenir a anemia, na medida em que o ferro é o grande responsável por levar o oxigênio às células, de modo a promover o bom funcionamento do organismo.

Acalma

O brócolis ajuda também na produção de dopamina, uma substância essencial para o cérebro, que diminui o estresse e a ansiedade. Esse vegetal auxilia ainda a combater a insônia, melhorar a vitalidade e regular os batimentos cardíacos.

Diminui a retenção de líquidos

Além das fibras, o brócolis conta ainda com boas quantidades de potássio, o que ajuda no equilíbrio dos níveis de sal do organismo, prevenindo a retenção de líquidos.

Benefícios do brócolis na musculação

Quem quer ganhar massa muscular não pode esquecer de incluir o brócolis na dieta.

Esse vegetal, além de excelente fonte de proteínas e fibras, contém minerais essenciais, como o cálcio, ácido fólico e vitamina C.

O cálcio ajuda na contração muscular, evitando as câimbras.

Já a vitamina C atua recuperando as fibras musculares, que ficam desgastadas após um treino intenso.

Além de tudo isso, os nutrientes presentes no brócolis auxiliam na renovação e boa oxigenação celular e também no equilíbrio hormonal.

Malefícios do brócolis

Nem só de benefícios se faz um vegetal. O brócolis pode ser contraindicado, em alguns casos.

Por exemplo, quem sofre com hipotireoidismo deve fazer um consumo mais controlado do vegetal, tendo em vista que, em excesso, o brócolis pode prejudicar o correto funcionamento da glândula tireoide, segundo estudo feito pelo Instituto Linus Pauling da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos.

Já a acidez do brócolis, principalmente quando consumido assado, pode corroer o sistema dentário, e também piorar o quadro de pessoas que têm acidez gástrica elevada.

O excesso de vitaminas também pode fazer mal, levando a um problema conhecido como hipervitaminose.

O brócolis consumido cru não é recomendado para quem tem problemas renais.

No entanto, em geral, o grande problema é mesmo o excesso. Pois brócolis é saudável, e isso ninguém pode negar.

Receitas com brócolis

Agora que você sabe do tanto de benefícios e propriedades nutricionais que o brócolis contém, que tal fazer brócolis para o almoço ou janta? Veja abaixo 10 dicas de receitas fáceis e gostosas:

10 RECEITAS COM BRÓCOLIS – SABOROSAS E FÁCEIS




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...