Beleza Interior Existe e Faz, Realmente, a Diferença


A verdadeira beleza é que a que vem de dentro! Parece chavão pela quantidade de vezes que ouvimos falar isso, mas vamos refletir sobre o sentido dessa frase, e a verdade que encerra o seu significado.

Que Tipo de Beleza Você Busca?

Nossa sociedade de consumo exalta a aparência e a beleza externa, como se fossem (e são) produtos a serem comprados. Assim, na busca por atender aos padrões in voga de beleza, muitas pessoas recorrem a cirurgias plásticas complicadas, ao uso de cosméticos perigosos e a vários tipos de intervenções químicas e artificiais.

Os métodos e os recursos estéticos utilizados para se ter beleza, são, por vezes, agressivos e até prejudiciais à saúde.

O fato é que se dá muita importância em ter uma imagem bela e não em SER a beleza que se É!

O culto à beleza física acontece, por vezes, de forma artificial e sem estar alinhada com bem-estar interno.

beleza natural 1

A beleza externa pode chamar a atenção e em um primeiro momento causar uma boa impressão, mas se a nossa essência estiver comprometida em detrimento do culto à aparência física, mais cedo ou mais tarde isto se tornará visível.

O desequilíbrio causado pela obsessão pela aparência pode se sobrepor à imagem criada por nós para causar boa impressão. Esse descompasso entre o que somos e o que aparentamos ser se refletirá em nós, na energia e na vibração que emanamos.

Quando não cuidamos de nossa energia interna e só nos preocupamos com o externo, acabamos criando o contrário: a beleza, meramente ilustrativa, dá lugar à feiura (desalinhamento com nossa alma), mesmo existindo boa aparência.

A Verdadeira Beleza

A verdadeira beleza está alicerçada na segurança, na felicidade e no bem-estar internos, independentemente da nossa aparência externa.

beleza natural 2

Seguir padrões de beleza e modismos para nos sentirmos belos é ilusório, pois estes mudam a todo momento.

Existem vários exemplos que atestam isso:

Tempos atrás a moda era ter sobrancelha fina, então as mulheres tiravam praticamente todos os pelos da sobrancelha, e só deixavam uma linhazinha. Atualmente acontece o inverso: a moda é sobrancelha grossa, e agora as mulheres fazem tatuagem na sobrancelha para engrossá-la.

Outro exemplo é o do uso do silicone nos seios que, hoje em dia, está ultrapassado porque surgem cada vez mais evidências de seus malefícios à saúde. Mas um tempo atrás era febre ter seios volumosos e muitas mulheres fizeram implantes mamários colocando em risco a própria saúde.

Os “Sarados”

Com relação ao padrão de beleza masculina, existem homens que querem impressionar sendo fortes e musculosos, ficando bombados, sarados, com barriga de tanquinho.

Acontece que, por vezes, esse objetivo é alcançado de forma imediatista e artificial, às custas de artíficios e métodos que prejudicam a saúde, como o uso de anabolizantes.

O problema não está em querer ter um corpo forte e musculoso. A forma como se busca conseguir isso é que gera desequilíbrios e, o efeito é o oposto à verdadeira beleza.

beleza natural 3

Querer ter um corpo belo mas de forma artificial e prejudicial, e não de uma forma natural com a prática atividades físicas e de uma alimentação saudável, pode ter efeito reverso.

A aparência bela dá lugar à uma aparência debilitada, devido aos efeitos dos anabolizantes.

Muitas mulheres também caem nessa do corpo sarado e acabam se prejudicando com o uso de hormônio masculino para ganhar massa muscular a todo custo.

Existem pessoas que são consideradas feias, por não estarem de acordo com o que é ditado pelos padrões de beleza e da moda de nossa sociedade mas, pessoas assim, mesmo não estando de acordo com os padrões vigentes, podem transbordar beleza quando emanam de seu Ser uma Essência de força interna, segurança, sabedoria e bem-estar com elas mesmas.

A Velhice e a Beleza

Nos padrões ditados pelos valores estéticos de nossa sociedade, envelhecer é visto com um entrave ao culto à imagem e à aparência.

Não faltam meios para se combater o envelhecimento e prolongar uma aparência jovem (Etarismo).

Devido à visão equivocada de associar velhice com falta de beleza, algumas pessoas fazem de tudo para não demonstrarem a idade que têm. Recorrem à cirurgias, botox e a vários métodos que podem ser inúteis e prejudiciais.

Os efeitos desses mecanismos é que, por mais que se queira impedir a ação do tempo, envelhecer faz parte do nosso processo existencial. É melhor aceitar isso se não quiser se deprimir.

beleza natural 4

Lidar bem com esse processo é fundamental para mantermos a verdadeira juventude, pois, a Alma não envelhece!

beleza natural 5

Podemos promover a nossa jovialidade de forma natural, através da alimentação saudável, dos bons hábitos e cuidados, não só com nossa parte externa, mas, principalmente, interna.

A Beleza Transcende o Corpo

Somos mais que um corpo físico. Nossa verdadeira beleza é expressa quando nossa chama ilumina nosso corpo de forma autêntica, espontânea e natural.

É preciso entender a beleza do ser, e não a do ter, ou a do aparentar.

Precisamos evoluir em essência, e não em aparência.

O que está além de uma imagem? Faça essa reflexão!

Talvez te interesse ler também:

O segredo do sucesso (e da felicidade) é mudar de vida a cada 10 anos

6 Necessidades humanas que se não satisfeitas, causam transtornos psicológicos

Responsabilidade afetiva: a transparência é fundamental nas relações




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Rita Maria Ávila da Silva Garcez Palha
    Publicado em 03/02/2023 às 10:39 pm [+]

    A Beleza interior é mais importante que a beleza exterior.


  2. Daia Florios
    Publicado em 04/02/2023 às 4:51 pm [+]

    Até porque a exterior se deteriora 🙂


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...