O segredo do sucesso (e da felicidade) é mudar de vida a cada 10 anos


Para o famoso psiquiatra Nassir Ghaemi, autor de vários livros sobre doenças mentais e distúrbios do humor, o segredo da felicidade está na capacidade de sair da zona de conforto e mudar de vida a cada 10 anos.

Em um artigo seu publicado na revista Psychology Today, o psiquiatra iraniano se expressou nestas palavras:

“Você deve mudar o que faz ou como vive a cada dez anos, porque o maior obstáculo para o sucesso não é o fracasso; e sim o sucesso”.

Sua teoria é simples: o maior obstáculo para o sucesso é o próprio sucesso, porque o sucesso nos deixa estagnados em um mesmo lugar (zona de conforto). Isso pode ser bom, reconfortante ou seguro, mas pode te impedir de ter tanto ou mais sucesso em outras áreas.

O psiquiatra dá um exemplo: “o médico-pesquisador David Sackett, famoso como um dos fundadores do movimento “Medicina Baseada em Evidências” (EBM) nas décadas de 1970 e 1980, acreditava que, uma vez que você se torna um especialista em algo, deve desistir. Suas razões incluíam o fato de que os especialistas geralmente retardam o progresso porque geralmente produziram suas novas ideias muito antes de serem aceitos como especialistas e, após se tornarem especialistas, passam o resto de suas vidas defendendo suas ideias anteriores. Os especialistas tendem a não ajudar os campos a progredir; os mais jovens que ainda não são especialistas apresentam novas ideias. E então eles se tornam especialistas e impedem o progresso”.

Faz muito sentido, não é mesmo?

Não decida pelo resto de sua vida

A melhor parte da história é ensinar nossos filhos que eles não precisam decidir, ainda tão jovens, o que farão “pelo resto de suas vidas”. Os jovens universitários, assim como nós, podemos pensar em nossos objetivos em termos de uma década, um pouco mais ou um pouco menos dependendo de como as coisas vão.

“Se você tiver sucesso com algo que faz há uma ou duas décadas, pode continuar fazendo e terá alguma segurança de que terá o mesmo nível de sucesso por décadas mais. E talvez seja tudo o que você deseja. Mas há boas razões para pensar o contrário, se você estiver disposto a correr um pouco de risco e se abrir para recompensas ainda maiores.

A grande questão é que, embora o sucesso profissional seja reconfortante de um lado, pode ser chato e desestimulador por outro. É como nascer e viver por toda a vida na mesma cidade. Existem as vantagens de conhecer todo mundo e de sentir-se em casa, mas perde-se a oportunidade de explorar novos horizontes, conhecer novas pessoas, novas culturas, etc.

Claro que tudo isso é para quem pode, pois a maioria de nós simplesmente sobrevive como dá. Mas, de qualquer forma é bom saber que não é só quando as coisas dão errado que devemos procurar por mudanças. Devemos mudar mesmo quando estamos bem-sucedidos.

O fracasso tende a ser visto como um bom motivo para fazer uma mudança de vida, de carreira, de profissão porque “em time que está ganhando não se mexe”, ou seja, mudamos o jogo somente quando estamos perdendo. No entanto, mudar pode deixar as coisas ainda melhores. Pelo menos haverá estímulo para sair da mesmice e isso pode dar muito certo. Ninguém nunca saberá até que o faça.

O que você acha disso?

Leia aqui o artigo completo na Psychology Today.

Talvez te interesse ler também:

Responsabilidade afetiva: a transparência é fundamental nas relações

Se você se sente cansado, o efeito pêndulo pode estar te arruinando

Existem diferenças entre dó e compaixão? Quais?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...