Linhaça: milagrosa e boa para tudo, diz estudo


Uma alimentação saudável é a base para a boa saúde. É por isso que, no meio de tantas possiblidades, devemos nos alimentar principalmente do que faz bem para o nosso organismo e o que nos fornece os nutrientes necessários para vivermos o cotidiano.

A linhaça, por exemplo, um grão bem pequeno, pode mudar a sua vida! Consumir sementes de linhaça evita o risco de desenvolvermos doenças crônicas, como diabetes ou hipertensão.

Além dos benefícios para a saúde, a linhaça é um alimento versátil, que dá pra adicionar em várias receitas e pratos, salgados ou doces.

Recentemente, estudos revelaram uma surpresa quase que milagrosa: uma pesquisa da Harvard mostrou que, realmente, a semente de linhaça reduz a pressão arterial, o açúcar no sangue e previne a deterioração celular.

Linhaça: resultados milagrosos

Um relatório da Universidade de Harvard, publicado na revista Harvard Health Publishing, revelou que o consumo, não só de sementes de linhaça, mas de outros grãos integrais, oferece grandes benefícios para a saúde reduzindo:

  • a pressão arterial;
  • o açúcar;
  • o colesterol no sangue;
  • e a inflamação crônica.

Além disso, as sementes de linhaça, que são cheias de fibras, são ideais para combater a prisão de ventre e proteger a saúde digestiva.

Yael Hasbani, da área de Saúde e Nutrição Holística, explica:

“É um componente que regula o fluxo intestinal e que reduz a absorção de açúcar e gordura. Combate o mau colesterol (LDL), evitando que as artérias entupam, e protege o coração de possíveis patologias”.

A linhaça também é fonte de:

  • carboidratos;
  • proteínas;
  • ômega 3, 6 e 9;
  • antioxidantes que previnem a deterioração das células;
  • vitaminas do grupo B;
  • e minerais como cálcio, ferro, potássio e magnésio.

E, graças a todos esses nutrientes, que a linhaça mostrou ser uma grande aliada da saúde.

O relatório da Harvard University demonstou resultados quase que milagrosos: cita pesquisas que constatam que pessoas que consumiam uma quantidade maior de grãos integrais, ou seja, pelo menos uma porção diária, tinham 9% menos chance de contrair doenças cardíacas.

 

Já passou da hora de comermos mais linhaça… se for ao mercado, não se esqueça, é um item fundamental da lista de compras.

Como e quanto de linhaça comer por dia

Segundo Hasbani, a melhor opção para consumir a linhaça é moendo as sementes para que formem um pó.

O recomendado, de acordo com a especialista, é consumir uma colher por dia, que é igual a 7 gramas de linhaça e corresponde a 2 gramas de fibra.

O pó deve ser moído no momento em que for usado (caso contrário, pode ser exposto ao ar e oxidar). Ele pode ser incorporado a todos os tipos de comida como, por exemplo, iogurtes e saladas, bem como em preparações, como pães, sobremesas ou qualquer tipo de massa.

Aproveite para arriscar nas receitas. Cozinhar é tudo de bom!

Fonte: O Globo

Talvez te interesse ler também:

Sementes de Linhaça: Benefícios, Contraindicações e Como consumir corretamente

Óleo de linhaça → TODOS os Usos Alimentares e Cosméticos

Linhaça: como utilizá-la para a saúde e beleza dos cabelos

Farinha de linhaça: propriedades, calorias, usos e receitas




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...