Farinha de linhaça: propriedades, calorias, usos e receitas


As sementes de linhaça são um alimento muito benéfico para a saúde e delas se pode obter a farinha e o óleo, que têm várias utilidades na culinária e na medicina naturalista, por isso é um alimento nutracêutico, ou seja, serve para a nutrição, mas também como tratamento terapêutico para problemas de saúde.

{index}

A farinha de linhaça conserva as propriedades das sementes e tem a vantagem de ser mais fácil de ser consumida e digerida, facilitando a absorção dos nutrientes da sementes pelo intestino.

As sementes de linhaça têm cascas um tanto duras, se não forem colocadas de molho na água ou em outro líquido, para ficarem mais macias, pode ocorrer de não serem bem digeridas, atravessando o trato gastrointestinal e sendo expelidas, praticamente, inteiras nas fezes.

Nessa situação, os nutrientes da linhaça não serão bem aproveitados pelo nosso corpo.

No caso da farinha de linhaça, as propriedades nutritivas são melhor assimiladas pelo nosso organismo.

Vamos saber mais sobre esse alimento funcional e benéfico para todos.

Nutrientes da farinha de linhaça

  • ômega 3
  • lignanas
  • fibra dietética
  • muitos minerais essenciais: cálcio, sódio, fósforo, magnésio, ferro, potássio, manganês, selênio e cobre
  • vitaminas: B1, B2, B3, B5, B6, C, E e K

Calorias da farinha de linhaça

A farinha de linhaça tem poucas calorias, 100 gramas deste alimento, fornece apenas 534 calorias, por isso é um alimento indicado para manter a forma e para regime de emagrecimento

O alto teor de fibras diminui o teor de gordura no sangue, prolonga a sensação de saciedade, evita o inchaço abdominal e a constipação, favorecendo a eliminação de toxinas e o acúmulo de gazes intestinais.

Leia também: Sementes de Linhaça: benefícios, contraindicações e como consumir corretamente.

Propriedades benéficas da farinha de linhaça para o nosso corpo

  • Evita doenças cardiovasculares
  • Possui função emoliente, laxante e depurativa para o intestino
  • Diminui o nível de colesterol no sangue
  • Previne doenças respiratórias
  • Age como antioxidante
  • É Anticancerígena
  • Fortalece o sistema imunológico

Leia também: Linhaça como utilizá la para saúde e beleza dos cabelos

Utilizações terapêuticas e medicinais da farinha de linhaça

A farinha de linhaça pode ser utilizada como cataplasmas e compressas em vários problemas de saúde. O cataplasma de farinha de linhaça, para uso tópico, é um remédio natural útil para:

  • aliviar sinusite
  • suavizar a tosse seca
  • acalmar ataque de tosse violenta
  • combater reumatismo
  • abrandar a cistite

Instruções sobre como fazer o cataplasma:

  1. Coloque cerca de 50 gramas de farinha de linhaça em uma panela.
  2. Adicione a água até ficar cremosa e deixe ferver.
  3. Quando a solução começar a ferver, desligue .
  4. Despeje esta pasta de linhaça quente, mas em uma temperatura que não queime a pele, em um pano limpo de algodão ou linho,
  5. coloque na área a ser tratada e
  6. fixe com esparadrapo nas bordas deixando-o agir até esfriar.
  • Para tratar da a tosse, esse cataplasma deve ser colocado ainda quente no tórax.
  • Na sinusite, se coloca o cataplasma na testa ou nas maçãs do rosto.
  • Em caso de cistite, colocada sobre a bexiga esta compressa alivia a ardência e o excesso de vontade de urinar.

Atenção: é recomendável não utilizar farinha muito antiga para o cataplasma, devido ao risco de deterioração, o que pode vir a provocar dermatite ou outras reações cutâneas.

Essas informações não substituem o diagnóstico e o acompanhamento médico que são necessários para realizar tais tratamentos de saúde.

Farinha de linhaça como alimento nutracêutico e funcional

farinha sementes linhaça 1

A farinha de linhaça é um remédio eficaz para limpar o cólon, facilitando a eliminação de resíduos e toxinas, regulando o trânsito intestinal e combatendo a constipação.

Para aproveitar sua ação purificante, é recomendável consumir farinha de linhaça durante três semanas, de preferência no café da manhã, adicionando-a em vitaminas, leite ou iogurte vegetais.

Também é possível fazer cremes ou patês com esta farinha para comer em sanduíches ou como acompanhamento em torradas.

Para essa dieta purificante, o ideal é começar com uma colher de sopa de farinha durante a primeira semana, depois mudar para 2 colheres de sopa na segunda semana e terminar com uma dose de três colheres de sopa na terceira semana.

A utilização da farinha de linhaça na culinária

Na culinária, a farinha de linhaça é um ingrediente nutritivo de várias receitas de doces e salgados.

A farinha de linhaça pode ser adicionada às vitaminas, aos mingaus, sopas, iogurte vegetal, panquecas, massas diversas, pães, bolos, tortas, pizzas, biscoitos, muffins e em várias receitas.

Esse ingrediente é um ótimo substituto de ovo, muito utilizado pelos veganos na preparação de sobremesas e em receitas de massas salgadas.

Para utilizar a farinha de linhaça como substitutiva do ovo em receitas de doces e salgadas, basta misturar uma colher dela com três colheres de sopa de água, formando uma pasta.

Esta pasta é ideal para a confecção de receitas de biscoitos, bolos, panquecas, tortas e muffins, que levem farinha de trigo integral.

A farinha de linhaça com frutas secas como amêndoas, nozes e avelãs ou com outras sementes oleoginosas, como a de gergelim, papoula e girassol, é uma ótima e nutritiva combinação em refeições, granolas, vitaminas, receitas e lanches.

Seu aroma e sabor se assemelha, um pouco, ao da avelã e fica perceptível no resultado final do prato, caso se queira um gosto menos acentuado da linhaça, é só diminuir a quantidade deste ingrediente na receita.

Para combinar a farinha de linhaça com outras farinhas é só misturar uma quantidade dela, na proporção de 20 – 30% da farinha total utilizada (aveia, integral ou outras), por exemplo: se na receita utilizar 250 gramas de farinha de trigo integral, a quantidade de farinha de linhaça será de de 50 à 75 gramas.

O uso da Farinha de linhaça como espessante

A farinha de linhaça é um espessante natural na preparação de cremes e molhos para incrementar e acompanhar vários pratos e refeições, pois é um alimento que agrega cremosidade às receitas. A farinha de linhaça, é um excelente espessante natural, de origem vegetal e isenta de glúten.

Esta farinha tem um menor índice glicêmico comparado ao da farinha de trigo.

Para engrossar (espessar) molhos, pastas e temperos, peneire a farinha de linhaça, adicionando-a à receita.

Receitas com farinha de linhaça

1. Pão com farinha de linhaça

pao sementese linhaça

Ingredientes:

  • 300 g de farinha integral
  • 100 g de farinha de de linhaça
  • 1 colher de chá de sal marinho integral
  • 2 colheres de sopa de sementes de linhaça ou várias sementes misturadas ou nozes picadas
  • 25 g de fermento biológico fresco
  • 270-300 ml de água morna

Preparação:

Aqueça o forno a 50 graus, por alguns minutos. Em uma tigela grande, coloque as farinhas e adicione as sementes, adicione sal e misture bem.

Dissolva a levedura em um recipiente com 250 ml de água morna. Deixe descansar alguns minutos. Em seguida, com uma colher de chá, misture bem.

Despeje a solução de água e fermento na tigela com as farinhas e sementes, misture e amasse.

Sove bem a massa até obter a consistência bem homogênea e macia, elástica e não pegajosa.

Adicione mais água, se necessário, caso a massa ainda esteja grudenta.

Obtida a consistência certa, tire a massa da tigela, deixe-a no formato de uma bola. Em seguida, coloque-a de volta na tigela.

Cubra com o pano e deixe descansar no forno, que foi aquecido por alguns minutos. Deixe a massa crescer, por cerca de 2 horas.

Em seguida, tire a massa do forno, dê o formato retangular e coloque-a na assadeira untada com óleo de cozinha e esfarinhada.

Deixe a massa descansar, para crescer por mais 4 horas.

Em seguida, asse por cerca de 30 minutos, a 200 graus.

2. Bolo de chocolate com linhaça

Nesta receita do Presunto Vegetariano, usa-se as sementes de linhaça que, batidas no liquidificador, viram uma farinha. Depois é só misturar outros ingredientes como farinha de trigo, açúcar demerara, chocolate amargo, cacau em pó, entre outros, todos vegan! Confiram o passo a passo desta receita e bom apetite!

Onde encontrar a farinha de linhaça

A farinha de linhaça pode ser facilmente feita em casa moendo as semente em uma máquina de moer café, mas também pode ser encontrada em lojas de alimentos orgânicos, zonas cerealistas, em farmácias de produtos naturais ou lojas de produtos naturais na Internet.

Que tal incluir essas sementinhas pequenas no tamanho mas “grandes” em propriedades e benefícios para a nossa saúde, nas refeições do dia a dia?!




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...