Linhaça: como utilizá-la para a saúde e beleza dos cabelos


A semente de linhaça, além de ser um alimento super rico em nutrientes, de ter muitas propriedades benéficas para nossa saúde, também pode ser útil para cuidar da nossa beleza, como por exemplo, para tratar e hidratar nossos cabelos.

A linhaça pode ser encontrada na forma de sementes com os grãos inteiros ou triturados, como farinha, além do óleo de linhaça.

Existem também diferentes tipos de linhaças, como a marrom ou a dourada. A linhaça marrom apresenta um pouco mais de ácido graxo ômega 3, do que a dourada. Esse alimento funcional para o nosso organismo, contribui para a beleza dos cabelos e promove a saúde do couro cabeludo.

Os nutrientes da linhaça favorecem crescimento, brilho, maciez e sedosidade dos cabelos. A linhaça é um tratamento natural, caseiro e saudável para os cabelos e contribui para deixá los mais fortes e bonitos.

Saibam mais sobre os benefícios da linhaça para os cabelos e como utilizá la.

Alguma propriedades da linhaça que beneficiam os cabelos

linhaça cabelos

Devido ao seu alto conteúdo de Vitamina E, um poderoso antioxidante, a linhaça ajuda na regeneração dos fios capilares. Melhora a circulação sanguínea e evita o embranquecimento do cabelo.

As sementes de linhaça ajudam a equilibrar os níveis de pH e a oleosidade do couro cabeludo, aspectos que contribuem para fazer o cabelo crescer. A linhaça trata o couro cabeludo e regula as glândulas sebáceas, conferindo uma oleosidade saudável para o cabelo.

Sendo uma excelente fonte de ácido graxo ômega 3, favorece o crescimento do cabelo, nutrindo os folículos capilares, melhorando a elasticidade destes. A ação condicionante natural da linhaça permite que o cabelo fique macio e mais fácil de pentear.

O uso regular de linhaça combate problemas como caspa, seborreia e queda de cabelo.

Como utilizar

A linhaça pode ser usada de várias maneiras como tratamento tópico para o cabelo, mas também pode ser consumida como alimento diário, promovendo a saúde do corpo inteiro.

Conheçam alguns tratamentos para o cabelo utilizando a linhaça.

Condicionador, máscara e gel capilar com linhaça (3 em 1)

Ingredientes

  • 40 gramas de linhaça
  • 250 ml de água
  • 6 gotas de óleo essencial de laranja

Preparação

Deixar de molho as sementes de linhaça em água, durante uma noite e na manhã seguinte, cozinhá-las em fogo baixo, por 5 minutos. Em seguida deixar esfriar e coar, depois adicionar o óleo essencial.

Armazenar esse gel, por até 2 semanas, na geladeira e ir utilizando como um condicionador de cabelo ou como máscara de tratamento capilar, antes de lavar com shampoo. Outra opção é utilizar como gel tratamento deixando-o agir no cabelo e no couro cabelo por mais tempo antes de lavar.

foto

Hidratação capilar e tratamento do couro cabeludo com óleo de linhaça

Utilizar de 2 colheres de sopa de óleo de linhaça, levemente aquecido por alguns segundos, em seguida massagear o couro cabeludo, por cerca de 15 minutos. Após isso, lavar e enxaguar, normalmente.

Passar no cabelo 2 colheres de óleo de linhaça e deixar, agir por 45 minutos, depois lavar como de costume.

Observação

Em ambos os casos pode-se usar touca térmica ou toalha quente (aquecida ao sol, com secador ou no forno quente, por alguns minutos), deixando por 30 minutos, antes de lavar com um shampoo suave. Pode-se repetir essa aplicação 2 ou 3 vezes por semana.

O calor contribui para os ingredientes ativos do óleo de linhaça penetrarem melhor nas raízes, fios capilares e no couro cabeludo.

Gel de cabelo com linhaça

Ingredientes

  • 1/4 xícara de sementes de linhaça
  • 2 xícaras de água
  • 1 colher de sopa de suco de limão

Preparação

Em uma panela, ferva a água e a linhaça até engrossar. Em seguida, adicione uma colher de sopa de suco de limão e misture bem. Desligue o fogo, quando a solução ficar gelatinosa. Deixar esfriar, coe e guarde o gel em uma vasilha de vidro com tampa.

Formas de usos

Este gel pode ser usado para modelar o cabelo todas as manhãs, ao iniciar o dia, ou como tratamento tópico para o couro cabeludo, propiciando o crescimento do cabelo.

Tente também outras receitas para fazer você mesmo máscaras de cabelos caseiras:

Inclua a linhaça na alimentação

linhaça

Um jeito fácil de incluir a linhaça na alimentação é adicionar 2 colheres de sopa de sementes ou de farinha de linhaça, todos os dias, nos lanches ou merendas. Por exemplo: em saladas de verduras; sanduíches; saladas de fruta frescas; legumes crus ou refogados; vitaminas; mingaus; sucos; como ingredientes em receitas de biscoitos, panquecas, bolos, pizzas, tortas e pães.

Outra dica é confeccionar granola ou muesli com sementes de linhaça. A diferença entre granola e muesli é:

  • Granola: mistura de ingredientes como aveia, frutas secas, castanhas, coco ralado, nozes, sementes de girassol, linhaça, abóbora e outras, acrescidos de óleo de coco, para dar mais liga à mistura e pasta de tâmaras, geleia de frutas ou açúcar mascavo para adoçar. Essa mistura vai ao forno para dourar e tem uma textura crocante e doce.
  • Muesli: a diferença deste alimento para a Granola, é que a mesma mistura anterior não vai ao forno, nem leva gordura (óleo de coco) nem é adoçada (com tâmaras ou geleia, por exemplo). Essa mistura fica solta e não é crocante.

Tanto a Granola quanto o Muesli são ideais para comer com frutas e acrescentar em sucos, vitaminas e iogurtes vegetais, enriquecendo a alimentação com muitos nutrientes.

Como vimos, dá para cuidar da beleza dos cabelos, sem esquecer da saúde do corpo. É só saber utilizar as propriedades e os nutrientes das sementes da linhaça e inclui-las na alimentação. O resultado? Cabelos bem tratados e corpo saudável!

Se você está procurando outras idéias para consumir sementes de linhaça todos os dias, leia também:




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Rosemeire Cícero Dos Santos
    Publicado em 22/01/2021 às 11:26 pm [+]

    Quero receber receitas para cabelos oleosos e finos com queda e calvície androgenetica


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...