Sementes de girassol: propriedades e como usar


Por serem muito baratas e acessíveis, há quem utilize as sementes de girassol para alimentar seus animaizinhos, em geral hamsters e esquilos. Mas veremos aqui que a semente do girassol possui nutrientes e propriedades que são muito benéficas para o nosso organismo, tais como muitas fibras e proteínas, deixando nossa vida mais saudável e equilibrada.

Como é muito fácil de encontrar, estando disponível o ano inteiro no mercado ou lojas de grãos, e também geralmente barata, a semente de girassol pode ser uma opção ideal na complementação da alimentação, especialmente para quem procura repor vitaminas ou mesmo proteínas.

Principais benefícios das sementes de girassol para nossa saúde

As sementes de girassol são uma grande fonte de vitamina E. Esta vitamina em nosso corpo auxilia na neutralização dos radicais livres que por sua vez danificam as estruturas moleculares, como as membranas do cérebro, das células e também colesterol. Isso faz com que a vitamina E proveniente da semente de girassol seja anti-inflamatória reduzindo sintomas dos mais diversos problemas, como artrite reumatoide, asma, osteoartrite e etc. A vitamina E também agirá diretamente na pele, reduzindo os problemas de envelhecimento precoce, por exemplo.

sementes de girassol_beneficios

Além disso, as sementes de girassol são ricas em fitoesteroides que diminuem as chances de cancro e reduzem os níveis de colesterol alto ruim. Entre as sementes mais populares, a semente de girassol se destacou em pesquisas na amostragem de fitoesteroides, sendo cerca de 270mg de fitoesteroides a cada 100 gramas de semente de girassol.

São também capazes de reduzir as chances de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco, graças à sua concentração de magnésio. Como consequência da ingestão de magnésio das sementes de girassol, a pressão sanguínea diminui e a dor de cabeça é eliminada. É comumente utilizada para tratar enxaquecas. Devido ainda ao magnésio, a semente de girassol, assim como o sal amargo, ajudará no alívio do estresse, pois o baixo nível de magnésio é um dos resultados do estresse e repô-lo será eficaz na luta contra esta mazela quase social.

Por ser rica em fibras, a semente de girassol é indicada no tratamento de prisão de ventre ou constipação. Isso, consequentemente faz com que ela seja muito bem vista quando o assunto é perder alguns quilos, pois ajudará o intestino a funcionar melhor.

Como possui proteínas responsáveis pelo ganho de massa muscular, a semente de girassol também pode ser incluída na refeição de atletas ou mesmo de quem pratica exercícios físicos. Após o ganho da massa muscular, a vitamina E ajudará a recuperar a musculatura que é perdida durante o treino. Há também a presença de selênio que auxilia no ganho de massa, uma vez que é antioxidante.

Em geral, a cada 100 gramas de semente de girassol encontraremos 600 kcal, 20,0g de proteínas, 30,0g de fibras, 117,0mg de cálcio e 50,0g de gorduras totais.

Como consumir sementes de girassol

Atualmente é possível encontrar semente de girassol nos mais variados tipos de comércio e também das mais variadas formas. Embora muitas vezes comprá-las com casca seja mais barato, o mais aconselhável é comprá-las já descascadas, uma vez que tirar a casca pode ser muito dispendioso, além de tomar um tempo desnecessário.

Caso se opte por descascá-las em casa por um motivo ou outro, aconselha-se a colocá-las em um triturador de alimentos ligando-o e desligando-o por menos de 1 segundo algumas vezes até que se perceba que as cascas foram todas abertas. Em seguida, basta jogar o conteúdo em uma vasilha com água fria que as cascas boiarão, facilitando assim a separação. Escorra bem as sementes separadas de suas cascas, deixe-as secar bem e conserve-as em um recipiente bem fechado.

como consumir sementes de girassol

Para consumi-las, além de poder usar sua criatividade, já que o sabor delas não tende a alterar o de outros alimentos, você pode utilizá-las como complementos de saladas verdes, sopas, risotos e massas. Se você quiser, pode misturar sementes de girassol aos ovos mexidos, garantindo assim um sabor incrivelmente singular.

Fica muito saboroso consumi-las com cereais no café da manhã também. Há também quem triture as sementes de girassol até formar um tipo de farinha, podendo usá-la então para fazer empanados em geral.

A semente de girassol também pode ser consumida torrada, servindo como um ótimo aperitivo se adicionarmos sal ou mesmo limão. Já para os dias mais frios, é possível fazer um delicioso chá de semente de girassol, bastando ferver duas colheres de sopa de sementes de girassol torradas por 10 minutos, depois aguardar mais 20 minutos com o fogo desligado. É necessário apenas filtrar o chá e degustar.

Não há muitas contraindicações conhecidas, porém não deixa de ser importante que um nutricionista seja consultado antes de decidirmos adicionar a semente de girassol à nossa dieta. E não se esqueça que exagerar nunca faz bem.

Talvez te interesse ler também:

SEMENTES DE LINHAÇA: BENEFÍCIOS E CONTRAINDICAÇÕES

SEMENTES DE ABÓBORA: PROPRIEDADES E USOS

SEMENTE DE CHIA: PROPRIEDADES, BENEFÍCIOS E USOS

15 ÓLEOS VEGETAIS PRECIOSOS PARA SAÚDE E BELEZA

AS 6 SEMENTES DA SAÚDE

Fonte: whfoods.com e mundoboaforma.com.br




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...