Que vitamina pode estar faltando em seu organismo?


O nosso corpo sempre nos dá pistas sobre o nosso estado de saúde.

Quando nos faltam vitaminas, o corpo nos envia sinais indicando que precisamos repô-las, já que são fundamentais para que ele funcione bem.

A alimentação que fornecemos ao nosso corpo é nossa fundamental fonte de nutrientes.

Nesse artigo, você vai poder detectar melhor as deficiêncais nutritivas em seu corpo, e aprenderá a saná-las a tempo.

Vitamina A

foto

A vitamina A ajuda no crescimento ósseo, no desenvolvimento da pele e das mucosas e gera pigmentos necessários para o funcionamento da retina.

Sinais de falta de vitamina A: unhas e cabelos quebradiços, insônia, falta de apetite, olhos irritados ou problemas de visão, acne.

Que alimentos contêm vitamina A? Espinafre, alho vermelho, acelga, cereais integrais, tomate, kiwi, aspargos, frutos secos, brócolis, cenoura, leite e ovos.

Vitamina C

foto

A vitamina C participa na formação de colágeno, ossos, dentes e glóbulos vermelhos. Favorece a absorção de ferro dos alimetnos e é antioxidante.

Sinais da falta de vitamina C: problemas ósseos e dentários, cansaço, infecções, pele seca, cicatrização lenta.

Que alimentos contêm vitamina C? Limão, laranja e cítricos em geral, kiwi, tomate, alho, espinafre cru, broto de soja e alfafa, lentilha, coentro.

Vitamina D

foto

A vitamina D ajuda o corpo a absorver cálcio, um dos minerais mais importantes na formação dos ossos. Quando a pele é exposta ao sol, a vitamina D se produz mais, por isso é conhecida como a “vitamina do sol“.

Sinais de que falta vitamina D: deficiências ósseas e dentária, perda de força muscular, cansaço e debilidade, cãibras.

Que alimentos contêm vitamina D? Azeite de oliva, champignon, leite e queijo.

Vitamina K

foto

A vitamina K é fundamental no processo de coagulação do sangue e geração de glóbulos vermelhos.

Sinais de que faltam vitamin K: Anemia, cicatrização lenta

Que alimentos contêm vitamina K? Verduras de folha verde, ervas como tomilho, manjericão, couve de bruxelas, brócolis, aspargos, repolho.

Vitamina E

foto

A vitamina E tem função antioxidante, protegendo tecido corporal de radicais livres. Também ajuda a fortalecer o sistema imunológico e tem papel fundamental na formação de glóbulos vermelhos.

Sinais de que falta vitamima E: redução da atividade neuromuscular, fadiga, anemia

Que alimentos contêm vitamina E? Gérmen de trigo, farinha integral, alface, amêndoas, semente de girassol, avelã, azeites de girasol, oliva, milho e canola.

Vitaminas do grupo B

foto

As vitaminas do grupo B estão vinculadas com o metabolismo celular. Entre elas estão as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B8, B9 e B12.

Sinais de que faltam vitaminas do grupo B: anemia, pele escamosa, constipação, transtornos hepáticos, cansaço, lábios secos, falta de apetite, cabelos secos e unhas frágeis.

A falta de vitamina B12, da qual carecem muitos vegetarianos, produz anemia e debilidade na melina, a membrana protetora dos nervos da medula espinhal e do cérebro.

Que alimentos contêm as vitaminas do grupo B?

Semente de girassol, brocólis, repolho, aveia, feijão aduki, farinha de milho, levedura virgem, hortaliças verdes, mel e lácteos.

Por que podem faltar vitaminas?

  • Má alimentação ou alimentação descuidada (comer rapidamente ou de forma irregular)
  • Dieta desequilibrada
  • Consumo de cigarro ou álcool em excesso
  • Incorreto cozimento dos alimentos

Talvez te interesse ler também:

VITAMINA B6: BENEFÍCIOS E FONTES

VOCÊ PRECISA MESMO TOMAR SUPLEMENTOS?

CONHECENDO AS PRINCIPAIS DIETAS: VEGANA




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...