Bolsas nos Olhos: Causas e Como Eliminá-las com Remédios Naturais


Aquelas famosas bolsas debaixo dos olhos é um problema que pode surgir a qualquer idade e por diferentes motivos. Vamos descobrir as principais causas desta imperfeição e a melhor maneira de tratá-la com remédios naturais.

Quando percebemos um inchaço debaixo dos olhos, que pode ser mais ou menos leve ou mais ou menos marcado, geralmente falamos de bolsas, que não são a mesma coisa que as olheiras, aqueles círculos escuros em torno dos olhos. Mas em ambos os casos, estas são imperfeições que afetam a área dos olhos e fazem com que nossa expressão pareça cansada e estressada. Deve se enfatizar no entanto, que as causas e as características das duas coisas são muito diferentes, ainda que não seja raro que os dois problemas se apresentem contemporaneamente.

Enquanto as olheiras são aqueles círculos escuros que aparecem sob os olhos, as bolsas são um tipo de inchaço. Um sintoma típico, além do inchaço, é a perda do tônus da pele que, por esse motivo, tende a cair.

Bolsas Debaixo dos Olhos, Causas e Sintomas

Como já dissemos, as bolsas debaixo dos olhos podem ocorrer a qualquer idade, os jovens muitas vezes as têm porque estão cansados ​​e seguem um estilo de vida impróprio, enquanto as pessoas adultas, à medida que vão envelhecendo acabam por tê-las por causa do ceder fisiológico dos tecidos que estão localizados em torno da zona ocular.

bolsa olho 2

As causas podem, portanto, ser variadas e, na maioria dos casos, não são graves:

  • Estilo de vida incorreto: excesso de álcool, tabagismo, má hidratação, cansaço, dieta desregulada
  • Retenção de líquidos: muitas vezes as bolsas nos olhos são causadas, ​​ou pioram, devido a um edema que favorece o inchaço
  • Avanço da idade: os tecidos e os músculos que suportam as pálpebras começam a ceder um pouco a partir da meia idade
  • Sol e lâmpadas: mesmo a exposição excessiva ao sol, bem como o uso de lâmpadas de bronzeamento artificial (a longo prazo) podem fazer com que o problema apareça
  • Predisposição genética: foi notado que esse problema em algumas pessoas é mais acentuado, pois existe uma predisposição específica pra isso
  • Alergias ou conjuntivite: até mesmo os problemas alérgicos ou conjuntivite podem levar ao aparecimento das bolsas. Nesses casos é mais importante do que nunca atuar sobre as causas, para eliminar o sintoma
  • Patologias: apenas em casos raros as bolsas sob os olhos podem ser sinal de uma patologia contínua, como problemas nos rins, tireóide, fígado ou hipertensão.

Remédios Naturais para Tirar a Bolsa Debaixo dos Olhos

Existem vários sistemas para tentar reduzir naturalmente as bolsas sob os olhos. É importante usar produtos para a higiene do rosto e cosméticos sem substâncias alergênicas que possam favorecer a aparência do problema (portanto, sempre verifique o INCI – International Nomenclature of Cosmetic Ingredient, um sistema internacional de nomenclatura de cosméticos – dos produtos que você usa).

Quanto aos remédios naturais, aqui vão algumas opções pra você fazer em casa:

Compressas a Frio

Para reduzir o inchaço em alguns casos, pode ser suficiente fazer compressas a frio. Molhe uma toalha ou um pedaço de algodão com água fria e depois coloque-os sobre os olhos, suavemente, por alguns minutos.

Compressas com Ervas Descongestionantes

Para descongestionar a área periocular, é útil fazer compressas de ervas com propriedades anti-inflamatórias e que atuem sobre a microcirculação sanguínea, como por exemplo a camomila, a bétula-branca (ou vidoeiro-branco – Betula pendula), a Centella asiatica ou a euphrasia (planta particularmente benéfica para os olhos). Você pode preparar as infusões e deixá-las esfriar. Em seguida, prossiga com as compressas a serem realizadas uma ou duas vezes por dia durante 15-20 minutos. Alternativamente, podem ser utilizadas algumas gotas de tintura-mãe destas ervas, diluídas em água.

Gel de Aloe Vera

O gel da aloe vera pode ajudar no caso das bolsas. Ele deve ser aplicado no contorno dos olhos pela manhã, deixando-o atuar ao longo do dia.

Pepino

bolsa olho 3

Este é o clássico remédio da vovó contra bolsas e olheiras: o pepino! Este vegetal tem propriedades anti-inflamatórias e calmantes e, de forma consistente, pode ajudar a eliminar o inchaço. Corte 2 fatias e aplique-as uma em cada olho por 15 minutos algumas vezes por dia.

Batatas

A mesma propriedade também tem a batata, um ingrediente que sempre temos em casa. É usado exatamente como pepino.

Bicarbonato

Use o bicarbonato de sódio em conjunto com a camomila (colocando uma colher de café de bicarbonato em uma xícara de chá de camomila) e aplique o chá ainda morno sobre os olhos usando um disco de algodão banhado neste chá. Pode-se fazer o mesmo procedimento usando apenas água morna ou chá de maçã. Deixe agir por 15-30 minutos. Lave o rosto e aplique óleo de coco sobre a área.

Travesseiro Alto

Se as bolsas forem devidas a uma acumulação de líquidos na área ocular, poderíamos tentar favorecer a drenagem noturna usando um travesseiro mais alto.

Alimentação

Também pode ser importante tomar medidas quanto à nutrição. É bom aumentar o consumo de alimentos frescos e ricos em água de forma a facilitar a eliminação de líquidos e, ao mesmo tempo, reduzir os alimentos ricos em sal. O álcool também deve ser eliminado.

Estilo de Vida

Cuide do seu estilo de vida em geral: durma 7/8 horas por noite, faça exercícios, pare de fumar e não exagere com o sol ou com as lâmpadas de bronzeamento.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...