Como rejuvenescer a pele de forma natural


Nossa pele tem a capacidade natural de se regenerar, porém, com o decorrer do tempo, essa ação pode ser prejudicada. Em contrapartida, adotando hábitos e cuidados saudáveis, podemos evitar o envelhecimento precoce e manter a pele viçosa e hidratada. Veja como rejuvenescer a pele de uma maneira natural.

Hidrate-se

Beba água e sucos naturais o suficiente para manter a pele hidratado e nutrida.

Mantenha o corpo ativo

Pratique exercícios físicos para manter o tônus muscular e a pele firme.

Descanse

Durma o necessário para o corpo poder descansar e se regenerar.

Pare com atitudes danosas

Evite hábitos que prejudicam a regeneração do corpo (consumo de gorduras saturadas, alimentos processados, açúcar, cigarro, álcool e estresse).

Alimente-se de forma saudável

Consuma frutas, legumes, verduras, proteínas vegetais e cereais.

Use produtos naturais para a pele

Use produtos naturais com propriedades rejuvenescedoras como óleo de moringa, óleo de semente de uva e gel de aloe vera. Para peles oleosas e acneicas, o mais indicado é o extrato de hamamelis.

Se necessário, use suplementos para a pele

Se houver necessidade, recorra à suplementação de colágeno, elastina, ácido hialurônico, vitaminas A, B, C, D, E, silício, zinco e licopeno de marcas cruelty-free e veganas que não envolvem crueldade animal.

Mantenha uma rotina de cuidados com a pele

Crie uma rotina de limpeza de preferência usando sabonete vegetal e neutro com água mineral ou solarizada, pois a água comum contém muito cloro e resseca a pele.

Sorria mais e mantenha um estado pró-ativo

Mantenha o bom humor e uma atitude positiva perante a vida. Sorria mais!

Alimentos rejuvenescedores

©Noah Buscher/Unsplash

Os alimentos têm papel fundamental no rejuvenescimento da pele. Por isso, segue uma lista de alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes necessários para a pele:

Bagas – Framboesa, morango, mirtilo, cerejas e amoras

Os compostos bioativos dessas frutas são ricos em antioxidantes como antocianinas, resveratrol e ácido elágico, que são responsáveis por benefícios relacionados à pele.

Mamão

A enzima papaína do mamão o torna um eficiente alimento antienvelhecimento para a pele.

Abacate

O abacate é rico em ácidos graxos, ômega-6 e vitaminas A, B, K e E que ajudam a eliminar as células mortas da pele e a aumentar o colágeno.

Frutas cítricas

As frutas cítricas, como laranja e limão, são ricas em vitamina C que ajudam a aumentar o colágeno, a reparar e a rejuvenescer a pele mantendo sua elasticidade.

Brócolis e espinafre

Essas verduras são fontes de vitaminas A e C, por isso são alimentos antienvelhecimento que neutralizam os radicais livres, mantendo a pele rejuvenescida.

Sementes e nozes

A maioria das sementes e nozes são repletas de vitamina E, um composto essencial para manter a pele brilhante e saudável.

Tomate

O tomate contém licopeno, um carotenóide que aumenta a produção de colágeno e combate o envelhecimento da pele.

Pimentão

O betacaroteno contido no pimentão se converte em vitamina A em nosso organismo e promove a renovação celular.

Cenoura

A cenoura é fonte de vitaminas A e C que atuam como potentes antioxidantes que protegem as células dos danos provocados pelos radicais livres.

Banana

As vitaminas B da banana, como folato e vitamina B6, desempenham um papel vital na produção de serotonina, que melhora o humor e reduz a ansiedade, estados que contribuem para o envelhecimento da pele.

Cuidados tópicos com a pele

Os cuidados tópicos (externos com a pele) envolvem limpeza, tonificação e hidratação, o que se costuma chamar de skincare.

O ideal é que o skincare seja feito à noite para dar tempo da pele usufruir de seus benefícios. E de manhã se faz uma limpeza matinal com sabonete (vegetal) e água (solarizada) seguida de uma hidratação.

Para os cuidados diários da pele é recomendável usar produtos mais naturais possíveis, sem aditivos, corantes e conservantes e que são mais saudáveis e até mais econômicos.

Como fazer o skincare:

Limpeza

A água micelar limpa as impurezas do rosto e olhos, remove a maquiagem e acalma a pele.

Tonificação

A água de pepino tem ação calmante, efeito clareador, diminui o inchaço dos olhos e ajuda na cicatrização de espinhas.

Hidratação

O óleo de rosa mosqueta tem funções hidratantes, é anti-inflamatório e antioxidante, além de poder ser usado em pele acneica.

Adotando todos estes cuidados pode ser possível manter sua pele saudável e rejuvenescida por mais tempo, mesmo com o avançar da idade. Cuide-se!

Fontes:

Saiba mais sobre cuidados com a pele:

Máscara de água de arroz: Segredo japonês para uma pele jovem

Banho de aveia: O melhor remédio caseiro para acalmar a pele

Manchas escuras na pele: O que são e como tratar

Argila Preta: O que é, para que serve e como usar no rosto

Óleo de jojoba serve pra quê? Incríveis benefícios: pele e cabelo




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...