Dieta do limão – como funciona, cardápio semanal e contraindicações


Como funciona a dieta do limão e em que ela consiste? É eficaz? Iremos descobrir através de um menu semanal, o que comer, mas sobretudo todas as contraindicações e a opinião dos nutricionistas sobre esta dieta.

Dieta do limão, um regime que está na moda porque promete uma rápida perda de peso. Mas como ela funciona? É uma boa opção para aqueles que querem perder peso? Quais contraindicações apresenta?

O limão é um alimento benéfico e saudável com a qual muitos de nós começamos o dia com o agora famoso copo de água morna com suco de limão. Mas você sabia que existe uma dieta onde esta fruta cítrica é a protagonista?

Dieta do limão, como funciona

A dieta de limão foi projetada pelo Dr. Martine Andrè e rapidamente se tornou famosa em todo o mundo devido ao fato de que várias estrelas disseram fazê-la para perder peso e ficar em forma.

Esta dieta desfruta do efeito drenante e desintoxicante do limão, uma fruta que, se usada ​​corretamente, pode adiar a sensação de fome, melhorar os problemas da retenção de líquidos e o da celulite e ainda acelerar o metabolismo ajudando na perda de peso. A dieta do limão promete uma perda rápida de peso de até 3 quilos por semana.

Tudo isso seria possível graças a um grande consumo de limão sob a forma suco e, em particular, de uma bebida à base de água, suco de limão, xarope de bordo e pimenta caiena, úteis para ativar o metabolismo e promover o bom trabalho do intestino.

Dieta do limão, o que comer

dieta limao 2

A peculiaridade da dieta do limão elaborada pelo Dr. Andrè é a de ter que tomar diariamente uma bebida especial que é preparada utilizando os seguintes ingredientes:

  • 30 cl de água
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 2 colheres de sopa de xarope de bordo
  • 1 pitada de pimenta caiena

A limonada assim obtida deve ser bebida em jejum assim que acordar, pouco antes de ir dormir, e também imediatamente após o lanche da metade da manhã e no meio da tarde. A dieta de limão inclui também outros alimentos durante todo o dia, principalmente iogurtes, frutas frescas e secas, flocos de aveia, salada de legumes, pão de trigo integral, sopas, legumes, peixe, frango, ovos, pão e macarrão de trigo integral.

Portanto, esta é uma dieta de baixa caloria em que, em resumo, você pode consumir principalmente:

Dieta do limão. Esquema de cardápio semanal

Veja abaixo um exemplo de menu semanal para seguir a dieta do limão. Recomendamos, no entanto, que você antes de experimentar este regime alimentar, procurar por um profissional para que este elabore um esquema personalizado para as tuas necessidades específicas.

Segunda-feira

Café da manhã: limonada, meia hora depois, iogurte (mesmo vegetal), 2 colheres de sopa de flocos de aveia e frutas

Merenda matinal: fruta fresca e limonada

Almoço: sopa de legumes com pão integral

Lanche da tarde: frutos secos e limonada

Jantar: peixe com legumes temperados com suco de limão

Antes de ir dormir: Limonada

Terça-feira

Café da manhã: salada de frutas, café de cevada e algumas amêndoas meia hora depois de ter bebido a limonada

Lanche da manhã: vegetais crus e limonada

Almoço: risoto de limão

Lanche da tarde: frutas secas e limonada

Jantar: peito de frango com legumes temperados com suco de limão

Antes de ir dormir: Limonada

Quarta-feira

Café da manhã: limonada e meia hora depois, salada de frutas e torradas

Lanche da manhã: fruta fresca e limonada

Almoço: salada de feijão com legumes temperados com suco de limão

Lanche da tarde: queijo fresco, vegetais crus e limonada

Jantar: omelete com legumes temperados com suco de limão e pão de trigo integral

Antes de ir dormir: Limonada

Quinta-feira

Café da manhã: limonada , meia hora depois aveia, frutas e iogurte

Lanche da tarde: um punhado de amêndoas e limonada

Almoço: macarrão de trigo integral com legumes

Lanche da tarde: Fruta fresca e limonada

Jantar: lentilhas, salada e pão integral

Antes de ir dormir: Limonada

Sexta-feira

Café da manhã: limonada, meia hora depois frutas frescas e pão integral

Lanche da manhã: vegetais crus e limonada

Almoço: macarrão de trigo integral com atum e legumes aromatizados com limão

Lanche da tarde: frutos secos e limonada

Jantar: peixe com legumes temperados com suco de limão

Antes de ir dormir: Limonada

Sábado

Café da manhã: limonada, meia hora depois iogurte (mesmo vegetal), 2 colheres de sopa de flocos de aveia e frutas

Lanche: amêndoas e suco de limão

Almoço: pão torrado e sopa de legumes

Lanche: queijo fresco e vegetais crus, limonada

Jantar: carne branca com legumes temperados com suco de limão

Antes de ir dormir: Limonada

Domingo

Café da manhã: limonada, meia hora depois salada de frutas coberta com limão

Merenda matinal: frutos secos e limonada

Almoço: arroz integral com legumes

Lanche da tarde: vegetais crus e limonada

Jantar: queijo com baixo teor de gordura com legumes e pão integral

Antes de ir dormir: Limonada

Dieta do limão, contraindicações

dieta limao 3

Como todos as dietas da moda, até mesmo a do limão tem algumas contraindicações. Na maioria das vezes não é equilibrada, oferece uma rápida perda de peso, mas também oferece o famoso efeito yo-yo, ou seja, se recupera o peso rapidamente quando se interrompe a dieta.

O verdadeiro problema é, no entanto, que é uma dieta que não infunde a educação nutricional adequada e, portanto, que propõe uma maneira de comer saudável e sustentável a longo prazo. Se você a seguir por muito tempo, como a dieta do limão não fornece todos os nutrientes benéficos para o organismo, você poderá sentir: cansaço, mau humor, dificuldade de concentração, dores de cabeça e outros sintomas.

O uso excessivo do suco de limão pode eventualmente causar danos ao esmalte dos dentes, bem como acentuar uma gastrite preexistente.

O parecer de uma nutricionista sobre a dieta do limão

GreenMe Itália entrevistou Enrica Bovio, nutricionista, bióloga e bióloga molecular, que deu o seu parecer sobre esta dieta.

Eis o que ela disse:

“A dieta de limão é uma dieta que, embora com várias modificações, vem seguindo presente nas revistas por mais de cinquenta anos com nomes diferentes (Master Cleanse, Lemonade Detox Diet) e voltou recentemente ‘à moda’ porque é seguida por vários VIPs.

As variantes da dieta do limão são muitas, vai da dieta extrema baseada exclusivamente em uma bebida feita com suco de limão, xarope de bordo, pimenta caiena e água, acompanhada de bebidas consumidas para fins laxantes durante dez dias, às variantes mais ‘aceitáveis’ que incluem, além da bebida habitual feita com limão, também outros tipos de alimentos.

Por que estas dietas atraem tanta gente?

Porque elas prometem uma perda de peso rápida em um tratamento de uma semana ou pouco mais. Sem dúvida, a possibilidade de que uma dieta deste tipo funcione é alta, mas quem não perderia peso fazendo um pseudo jejum?

Trata-se de uma dieta muito restritiva, de baixíssimo teor calórico, não equilibrada porque não oferece a quantidade certa de macronutrientes (carboidratos, proteínas, lipídios) e micronutrientes (vitaminas e minerais). Não há nenhuma evidência científica (ao contrário de outras dietas como a Mediterrânea ou a Dash) que possa demonstrar algum efeito benéfico neste tipo de dieta.

Muitas vezes se concentra apenas sobre o resultado, ou seja, a perda de peso, que deve ser obtida o quanto mais rápido possível, mas na verdade alguém fica mais magro depois de uma semana com esta dieta? Na verdade não, você perde peso, mas não a gordura corporal em um período tão curto, o que nós deixamos para trás é principalmente água e, se este regime que imita o jejum ainda durar mais ao longo do tempo, nos arriscamos a perder, além do líquido, também uma parte da nossa massa corporal magra.

Com efeito, deseje jeito se perde peso de forma incorreta e potencialmente prejudicial, mantendo praticamente intacta a nossa gordura corporal.”

Os quilos perdidos retornam após esta dieta?

“Se você terminar a dieta, você vai recuperar o peso perdido, porque ele é um regime muito difícil de se manter. Outro ponto a ser reconhecido é a falta de prazer desta ‘dieta milagrosa’ onde a pessoa é forçada a beber sucos durante dias e onde as alternativas de alimentação sólida (quando presente) são escassas.

Com o tempo, o que você arrisca é um estado constante de fome, fadiga devido à falta de energia, porque se alimenta muito pouco e tão mal. Como outros efeitos colaterais, e ainda menos atraentes, estão os potenciais desmaios, dores de cabeça, náuseas, vômitos, dor de estômago, danos ao esmalte dos dentes e, não menos importante, um adeus permanente ao bom humor.

Uma dieta não tem que ser obrigatoriamente um sofrimento para o corpo. Uma dieta não pode se reduzir somente a uma queda no número de calorias e a um resultado que se se deva chegar dentro de um período muito curto de tempo. Você pode alcançar os mesmos objetivos, trabalhando com um nutricionista que possa oferecer alternativas mais práticas, feitas sobre as necessidades da pessoa para ajudá-la a se sentir melhor com seu corpo, começando por um caminho que a levará a uma melhoria na sua dieta e no seu estilo de vida”.

Você recomendaria a dieta do limão?

“Não porque, como disse antes, é o limite de um jejum, muito rígida, oferece poucas alternativas, imediatamente se recupera o peso perdido e não favorece a transição para uma nutrição adequada.

Não a recomendo especialmente para pessoas com doenças e para as pessoas pertencentes aos setores mais vulneráveis, tais como crianças, mulheres grávidas, amamentando e idosos”.

Especialmente indicado para você:

ÁGUA COM LIMÃO: 10 BENEFÍCIOS

ÁGUA, LIMÃO E BICARBONATO É UMA RECEITA REALMENTE EFICAZ CONTRA O CÂNCER?

COMO CULTIVAR LIMÃO NO VASO

Veja aqui outras dietas:

DIETA DA SOPA

DIETA LOW CARB

DIETA DUKAN




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...