Sopa de Legumes, que delícia! Receitas Simples, Fáceis e Light


Sopa é aquele tipo de comida que quem não gosta deveria amar, porque em um prato pode conter tudo que uma refeição completa e equilibrada precisa. Quem pensa que sopa é comida de hospital tá certo! Porque nutritiva como só ela, sopa é ótima para recuperar a saúde dos debilitados. Mas não precisa ter gosto de hospital, sua sopa pode ser deliciosa!

Confira as receitas abaixo e faça uma sopa melhor que a outra. Você nunca vai enjoar. Sabor e saúde a gente vê por aqui 🙂

Como fazer sopa de legumes

É muito simples fazer uma sopa de legumes. Os ingredientes podem ser tudo aquilo que você tiver em casa. Use a imaginação mas siga as dicas abaixo para fazer qualquer tipo de sopa de legumes:

  1. Comece por dourar cebola e alho na panela. Qual é a melhor panela? Pode ser de aço inox ou de barro se você tiver essas opções. Qual é o melhor óleo? O azeite de oliva, se puder escolher, é mais gostoso e mais saudável também quando usado em altas temperaturas.
  2. Doure primeiro a cebola e só depois acrescente o alho, pois esse doura bem mais rápido.
  3. Alternativamente, você pode fazer como tempero base: tomate, salsão e cenoura, dourando tudo junto com a cebola e o alho.
  4. Vá acrescentando os legumes de acordo com o grau de cozimento, colocando primeiro os que mais demoram para cozinhar. Corte-os como quiser, em rodelas ou quadrado.
  5. Você pode colocar: cenoura, vagem, ervilha, abobrinha, repolho, couve, chuchu, brócolis, couve-flor, batatas, abóboras, o que tiver em casa.
  6. Coloque sempre uma batata inglesa, uma batata-doce, inhame, mandioca, mandioquinha ou abóbora para dar cremosidade à sopa. Quando colocar um ou mais desses esses ingredientes, não precisa acrescentar macarrão ou arroz depois à sopa. Sirva somente a sopa de legumes pois ela já contém carboidratos
  7. Acrescente água na quantidade suficiente para cobrir os legumes mais um ou dois dedos acima dependendo se quiser uma sopa mais ou menos densa. Os próprios legumes soltam água, lembre-se disso.
  8. Acrescente sal, pimentas, cheiro-verde fresco e temperos a gosto.
  9. O cozimento leva 30 minutos aproximadamente, dependiendo dos legumes que colocou.
  10. A sopa, para ser completa em termos nutricionais, deve conter: legumes (que são fibras, vitaminas e sais minerais), carboidratos (que são as batatas, o macarrão ou o arroz) e as proteínas (que são as leguminosas, ervilha, lentilha, grão-de-bico, feijão – para aqueles que são veganos – e queijos para os que são vegetarianos).

Sopa de legumes e macarrão

Se for fazer uma sopa de legumes com macarrão, o ideal é não colocar batata, batata-doce, inhame, mandioca, mandioquinha ou abóbora, que já são alimentos ricos em carboidratos.

  1. Doure cebola, alho
  2. Acrescente tomates cortados em cubos, cenouras, vagem, abobrinha, couves, brócolis, couve-flor, nabo, o que tiver em casa. Não fica muito bom colocar pimentões e berinjelas porque podem ser indigestos para algumas pessoas, mas nada te impede de colocar se quiser.
  3. Não coloque batatas na sopa de legumes com macarrão, como vimos acima, mas nada de impede de colocar se quiser.
  4. O único segredo da sopa de legumes com macarrão é cozinhar os legumes com um pouco mais de água, para poder cozinhar o macarrão depois dos legumes cozidos, na água da própria sopa. Fica mais gostoso e saudável assim.
  5. Você pode usar spaghetti picado à mão ou qualquer outro macarrão no formato curto que preferir (por exemplo o Ave-Maria).

Sopa de legumes para emagrecer

A sopa é a estrela do emagrecimento, pois existe até a dieta das sopas. Mas cuidados com sopas milagrosas que “emagrecem 7 quilos em uma semana”, pois em termos de emagrecimento, milagres não acontecem.

Apesar de ser um prato leve, saudável e que, se não for feito com carnes gordas, cremes de leite, batatas e outros carboidratos, pode sim a ajudar a emagrecer com saúde mas, o ideal é consultar um nutricionista pois o perigo aqui é a sopa ser muito leve e não saciar, fazendo com que a pessoa depois compense a fome com alimentos super calóricos.

Porém, para que a sopa seja boa para emagrecer, o importante é saber os ingredientes certos a usar e o modo de fazer. Por exemplo,

Como ingredientes

  1. Use alho-poró
  2. Chuchu
  3. Pimentão vermelho ou amarelo (é mais leve que o verde para a digestão)
  4. Salsão
  5. Tomates
  6. Salsinha e cebolinha (cheiro-verde)
  7. Cebolas
  8. Alho
  9. Cenouras
  10. Repolho
  11. Abobrinha
  12. Couve
  13. Use temperos termogênicos como gengibre, pimentas, canela, que ajudam a emagrecer pois aceleram o metabolismo.

Modo de fazer

  1. Cozinhe tudo junto, sem dourar alho e cebola antes
  2. Cozinhe sem óleo ou azeite, sem sal. Só com a água mesmo
  3. Não bata no liquidificador ou mix porque a mastigação serve para demorar mais para comer, e saciar
  4. Use pouco sal. Coloque o sal e o azeite cru antes de servir e bem pouco: uma pitada de sal e uma colher de café de azeite.

Dito isso, é simples: sopa de legumes para emagrecer não faz milagre mas é saudável e se você conseguir comer por uma semana todo dia no jantar, estará reduzindo as calorias adquiridas no dia e isso pode dar uma força para começar uma dieta, se sentindo mais leve. É um Start. Consulte um nutricionista.

Sopa de legumes simples

Você pode fazer uma sopa de legumes simples com aquilo que tiver em casa. Siga as dicas acima e mãos à massa.

Mas se quiser uma receita como manda o figurino, anote os ingredientes e veja o modo de fazer no video do canal Receitas que Amo:

Essa sopa é aquela sopa básica da vovó. Realmente aquece o coração.

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola picada (100g)
  • 1/2 pimentão picado (50g)
  • 4 dentes de alho (15g)
  • 2 litros de água (se quiser, use caldo de legumes)
  • 1 cenoura grande picada (200g)
  • Cerca de 5 batatas picadas (800g)
  • Cerca de 4 mandioquinhas picadas (350g)
  • Macarrão para sopa (135g)
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Páprica a gosto
  • Cheiro verde a gosto

 

Sopa de legumes cremosa

Qualquer sopa para ser cremosa precisa levar batatas para dar a cremosidade. Esse é melhor ingrediente para tal efeito. Tem gente que coloca maisena, creme de leite, requeijão e afins mas, acredite, o fácil é o certo, o simples é o mais gostos. Use batata sem medo de errar e, depois de tudo pronto, você pode bater no liquidificador uma parte da sopa para acrescentar ao restante ou, bater tudo (mas aí é creme e não sopa). Se bem feitinha a sopa vai ficar cremosa sem precisar usar o liquidificador.

Siga essa receita maravilhosa do Tá na Mesa Vegg e bom apetite!

Sopa cremosa de inhame

Que tal uma sopa detox, saudável e super fácil, fácil de fazer? Confira a receita da Simone Fortunato que leva inhame.

Sopa super simples e fácil na panela de pressão

A receita da Glenya Taynara é bem prática e rápida. O segredo? Panela de pressão para cozinhar os ingredientes. Acompanhe.

 

Sopa de feijão com couve

Juntar feijão e couve deixa o prato muito mais nutritivo. Além de muito saboroso. A receita é da Verônica Laino. Confira.

 

Sopa detox

Se você exagerou na comida ou quer fazer uma faxina no organismo, experimente essa sopa detox, que leva berinjela, repolho, tomate, abóbora, cenoura e aipo. Fica uma delícia!

Sopa de Miso

Ingrediente tradicional da culinária japonesa, o miso também fica muito bem em sopas. Uma dica importante é não deixar o miso ferver, para ele não perder as propriedades nutricionais.

Misoshiru

Essa sopa também é originária do Japão e vai bem com vários ingredientes. Na receita do Canal Made in Jpn vai tofu, misso, e outras gostosuras da culinária japonesa.

Caldo verde vegano

Lá vem a couve de novo! Dessa vez em uma receita deliciosa de caldo verde. Confira o passo a passo no vídeo. É muito simples de fazer!

Sopa de ervilha

Um caldinho cremoso também vai muito bem, principalmente no frio. Que tal com ervilha? A receita é do Canal Presunto Vegetariano.

Sopa de lentilha

A lentilha não deve ser ingrediente apenas das refeições de fim de ano. Ela é muito rica em nutrientes e fica ótima em forma de sopa. Acompanhe a receita do Canal Vegalume Receitas Veganas.

Sopa de legumes fit

Sopa de legumes fit, low carb e sem frango, que é uma carne que muita gente tem nojo.

Essa sopa leva tofu defumado como aporte proteico, é light, fit, low carb. Ideal para para quem é vegetariano ou vegano…

Tem sopa pra todo freguês. Siga a receita no vídeo do canal Thaissa Leal.

Sopa de legumes para bebê

Use

  • cebola
  • batata-doce
  • couve
  • chuchu
  • cenoura
  • e abóbora okaido.

Cozinhe tudo com um pouco de água (o suficiente para cobrir os legumes). Cozinhe com a panela fechada e em fogo baixo. Os próprios legumes soltam água. Depois de pronto, passe na peneira ou bata no mixer. Acrescente um fio de azeite cru antes de servir.

Essa sopa é adaptada dessa receita da Bela Gil e pode ser servida a bebês a partir dos 6 meses.

Talvez te interesse ler também:

SOPA DE CEBOLA: 5 RECEITAS PARA TODOS!

SOPA DE BETERRABA: SABOROSA E SAUDÁVEL

GAZPACHO: A RECEITA ORIGINAL E OUTRAS 10 VARIANTES

RECEITAS DE SOPAS PARA UM INVERNO SAUDÁVEL: FÁCEIS E DELICIOSAS

CREME DE ESPINAFRE: RECEITAS FÁCEIS, SAUDÁVEIS E SUPER GOSTOSAS 




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...