©Ella Olsson/Unsplash

Receitas de sopas para um inverno saudável: fáceis e deliciosas

Receitas de sopas para um inverno saudável: fáceis e deliciosas

O inverno chegou? Melhor se preparar para gripes e resfriados comendo bem e mantendo o corpo quentinho. Nada melhor do que comer uma sopa bela e nutritiva, não é verdade?

Tem quem não goste, que ache que sopa é comida de doente mas, ao contrário disso, sopa é comida de gente saudável porque em um único prato dá para colocar todas as cores e sabores para fortalecer a imunidade e aquecer a alma.

Ademais, sopa é uma das receitas mais gostosas de fazer (além de comer). É como usar um caldeirão mágico de bruxa, onde se colocam poções mágicas de amor e saúde, para espantar tudo quanto é doença!

Veja aqui várias receitas de sopas para curtir o friozinho com muito sabor e saúde.

Sopa de beterraba e gengibre

fonte foto: ©Anshu A/Unsplash

Para 2 pessoas:

  • 150 gramas de beterraba
  • 1 cenoura
  • 1 batata pequena
  • 1 dente de alho amassado sem o fio interno
  • 1 fatia de gengibre fresco
  • 750 ml de caldo de legumes (* veja aqui como fazer dado “knorr” caseiro. Coloque dois dados em 750 ml de água fervendo para esta receita)
  • ½ pote de iogurte de soja ou 100 ml de creme de leite
  • sal a gosto
  • folhas de hortelã
  • temperos a gosto

Modo de fazer:

Não precisa fritar o alho antes. Corte e cozinhe os legumes e o gengibre em pedaços pequenos no caldo de legumes juntamente com o alho amassado. Deixe cozinhar até que fiquem bem macios (cerca de 1 hora). Em seguida, bata tudo no mixer ou liquidificador para obter uma sopa cremosa e sirva com um fio de azeite extra virgem de oliva.

Decore cada prato com hortelã, iogurte ou creme vegetal.

Para uma preparação mais rápida, você pode usar beterrabas já cozidas.

Sopa de abóboras e cebolas

Fonte foto: ©Irina/Unsplash

Para preparar a sopa de abóboras e cebolas para 2 pessoas você vai precisar de:

  • 200 gramas de abóbora crua
  • 200 g de batatas
  • 2 cebolas brancas e
  • ½ litro de caldo de legumes (*veja abaixo uma receita de caldo “knorr” caseiro. Coloque um dado em 500 ml de água fervendo para esta receita)
  • sal e temperos a gosto (abóbora combina com alecrim)

Modo de fazer:

Corte os ingredientes e cozinhe-os no caldo de legumes até que fiquem bem macios. Bata tudo no mixer ou liquidificador e tempere com orégano e alecrim picados.

Sirva com um fio de azeite extra virgem de oliva.

Acrescente sementes da saúde para decorar e enriquecer o prato.

Sopa de batatas e alho-poró

Fonte foto: ©Megan (Markham) Bucknall/Unsplash

Para preparar uma sopa cremosa, aveludada de batatas e alho-poró, para 2 pessoas você vai precisar de:

  • 2 batatas grandes e picadas
  • metade da parte branca de 1 alho-poró

Modo de fazer:

Cozinhe os legumes em 500 ml de caldo de legumes preparado em casa (*veja a receita abaixo para fazer o dado “knorr” caseiro. Coloque um dado em 500 ml de água fervendo para esta receita)

Adicione à água de cozimento: meia colher de chá de açafrão, sal, pimenta do reino e uma colher de chá de tomilho picado.

Quando os legumes estiverem cozidos, bata tudo com um mixer e adicione uma colher de sopa de azeite de oliva, misture tudo e sirva a sopa com fatias de pão caseiro para acompanhar.

Sopa com o que tiver em casa

Fazer sopa é muito fácil. Basta você pensar que, basicamente, deverá dourar alho, cebola, alho-poró, salsão, tomate picado, cenoura, ou o tempero que quiser e tiver em casa, e acrescentar os legumes que quiser.

Depois de dar uma refogada geral, basta acrescentar água na quantidade que cubra bem os legumes (uns dois dedos acima) e esperar que cozinhe tudo de acordo com o gosto (mais ou menos al dente).

As dicas básicas são:

  • Fique ligado no tempo de cozimento de cada legume se quiser fazer uma sopa com pedaços, e coloque primeiramente os legumes que demoram mais para cozinhar. No caso de fazer caldos e cremes pode colocar tudo junto pra cozinhar, porque tudo será batido depois.
  • Beterraba dá cor. Se quiser que a sopa não fique vermelha, não coloque beterraba
  • Batata sempre é indicada para os caldos e cremes porque dá cremosidade à sopa
  • Um bom guia de quais ingredientes escolher é seguir as cores. Coloque um ingrediente de cada cor para garantir o arco-íris dos nutrientes na tua sopa, que desse jeito será um concentrado de saúde.
  • Você  pode utilizar na sopa cascas, talos e sementes que iriam para o lixo, pois muitos resíduos são descartados sendo ótimos alimentos nutritivos.
  • Coloque sempre pouco sal, por questão de saúde mas também porque a escassez é corrigível, enquanto o excesso pode ser corrigido acrescentando uma batata a mais na sopa.
  • Sopas também podem levar vegetais de folhas verdes, como espinafre. Ficam ótimas! A dica aqui é acrescentar umas gotas de limão antes servir a sopa, pois além de gostoso, a vitamina C ajuda na absorção do ferro dos vegetais.

Realmente existem mil e uma maneiras de preparar sopas. Aproveite o que tiver em casa e use a imaginação.

Receita de caldo “knorr” caseiro

O segredo da preparação do caldo “knorr” é que os legumes e ervas são os da sua preferência. Após escolhidos, lave-os bem.

Em uma panela grande, refogue no azeite o alho e o sal, coloque os pedaços dos legumes e vegetais (cenoura, mandioquinha, beterraba, brócolis, rúcula, entre outros) e ervas (salsão, louro, erva doce, orégano, etc.) para dar um breve tempero.

Acrescente 2 litros de água e cozinhe tudo junto até criar um caldo encorpado ou até que o volume inicial se reduza a 50%.

Bata no liquidificador e reserve em forminhas de gelo ou potinhos, espere esfriar e coloque para congelar, após congelado guarde em um saquinho ou caixinha no congelador e use quando necessário.

Veja mais receitas de sopas, caldos e cremes nos links abaixo. Bom apetite!

Talvez te interesse ler também:

Dahl de lentilhas: receita indiana de sopa de lentilhas com açafrão e gengibre

Como fazer uma sopa de ervilha? A receita mais gostosa de todas

Sopa de Legumes, que delícia! 10 Receitas Simples e Light

Sopa de cebola: 5 receitas para todos!

Dieta Da Sopa: Como funciona, O que comer, Exemplos e Contraindicações

Sopa de arroz do Pai José, segundo Sonia Hirsh

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *