Tomilho: benefícios, usos e como fazer o chá


O tomilho é um arbusto aromático, Thymus vulgaris, o comum de jardim e Thymus serpyllun, o selvagem, que dá no meio das pedras e áreas agrestes da bacia do Mediterrâneo. Esta é uma planta medicinal e usada na culinária dos povos mediterrânicos e grego.

Usos do tomilho (flores, óleo e chá)

As flores e folhas do tomilho são usadas para temperar legumes, saladas e massas, integrando molhos aromáticos e saborosos. Em infusão, esta erva tem ação sedativa, anti-bactericida.

Seu óleo aromático, timol, entra na composição de sabonetes e dentifrícios, e outros produtos já industrializados. O timol é o seu principal agente curativo e tem utilização em doenças do aparelho respiratório, é antitussígeno, combate a dor de garganta resultante de inflamações, previne os acessos de bronquite e processos inflamatórios da cavidade bucal.

Este chá também é muito bom para quem sofre com processos depressivos, muito estresse e ansiedade pois, seus componentes atuam como calmantes do sistema nervoso.

Outra função medicinal do chá de tomilho é sua ação antioxidante, antisséptico e desinfetante. Também atua como antipirético reduzindo a elevação da temperatura corporal e, é uma rica fonte de ferro, sendo usado nos tratamentos de anemia.

Mas não só: o tomilho também é usado como vermífugo e desintoxicador do organismo, favorecendo as funções orgânicas do fígado e vesícula. Porém, seu uso excessivo tem um efeito hepatotóxico e seu uso continuado pode causar distúrbios na tireoide.

O chá de tomilho também é usado, externamente, em tratamentos anti-acne e contra a queda de cabelo.

Como fazer o chá de tomilho

chá de tomilho

O chá de tomilho não deve ser muito concentrado pois seu óleo essencial é bastante ativo. Para fazer um litro de chá, coloque na água fervente um ramo verde ou dois, no máximo. Se for usar tomilho seco, divida na metade essa porção. Deixe o chá repousar, tampado, e consuma fresco, adoçado ou não.

Aconselha-se o uso não continuado (7 dias) alternado com outros chás com efeitos semelhantes, para evitar o efeito da toxicidade por acumulação. Leia mais aqui sobre usos diversos do chá de tomilho, com dosagens e aplicações específicas.

Contraindicações do uso do tomilho

Esta erva não é aconselhada para mulheres grávidas ou lactantes. Pessoas que sofram de insuficiência cardíaca, gastrite, úlceras ou irritação da mucosa gástrica devem usar o chá mais diluído, observando sempre suas reações individuais.

O tomilho é condimento preferencial na feitura de conservas e pode ser guardado tanto seco quanto congelado. Esta é uma das ervas principais do bouquet de ervas finas, da culinária francesa.

E, você pode ter um vaso de tomilho em casa – esta erva rebrota com facilidade então você vai tirando os galhinhos floridos que ela sempre vai aumentar. Aliás, é uma das ervas atrativas para abelhas.

Especialmente indicado para você:

COMO CONSERVAR ERVAS AROMÁTICAS E FAZER TEMPEROS SAUDÁVEIS

5 ERVAS AROMÁTICAS ANTICÂNCER

ERVAS, ESPECIARIAS E TEMPEROS: O QUE COMBINA COM O QUÊ




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...