Óleo de semente de uva: usos e propriedades


As sementes encontradas nos bagos de uva contêm quantidades significativas de óleo (15-16%), que, graças às suas características, é usado em alimentos e cosméticos.

Embora não seja tão rico em vitamina E quanto outros óleos vegetais, o óleo de semente de uva tem polifenóis, substância com propriedades antioxidantes, e ácido linoleico, um ácido gordo essencial, que é parte da família ômega 6.

Os ácidos gordos ômega-6 são eficazes na redução da taxa de colesterol, enquanto os antioxidantes aumentam as propriedades protetoras do sistema cardiovascular. Mas com um limite: o óleo deve ser consumido em pequenas doses, porque tem muitas calorias, e uma ingestão excessiva de ômega-6 pode favorecer a produção de eicosanóides maus (agentes biológicos que regulam o sistema cardiovascular, a coagulação sanguínea, a função renal, a resposta imune), se não forem devidamente compensados por uma dieta rica em peixes ou outras fontes de ômega-3.

Óleo de semente de uva em cosméticos

O alto teor de polifenóis torna o óleo de semente de uva um aliado precioso na luta contra o aparecimento de radicais livres, a principal causa do envelhecimento da pele. Além disso, outros ácidos orgânicos garantem propriedades mitigadoras, úteis na prevenção e combate a manchas da pele. Aplique-o puro, com uma massagem suave em seu corpo e você vai perceber um efeito adstringente, estimulando a microcirculação capilar.

Óleo de semente de uva na cozinha

É melhor usá-lo cru, pois com o calor suas propriedades podem ser afetadas. Pela mesma razão, para evitar o ranço, mantenha-o em um lugar fresco e seco, longe de fontes de luz e calor. É igualmente adequado para pratos quentes, mas, nesse caso, a refinação reduzirá a quantidade de substâncias antioxidantes.

Óleo de uva é perfeito como condimento em saladas e queijo fresco, devido ao seu sabor doce e azedo.

Ele é encontrado em lojas fitoterápicas, em farmácias homeopáticas e naturais e em lojas de alimentos naturais ou online.

Talvez te interesse ler também:

ÓLEO DE MELALEUCA: SUAS MIL UTILIDADES, PROPRIEDADES E COMO COMPRÁ-LO

ÓLEO DE COCO: 10 EXTRAORDINÁRIOS USOS ALTERNATIVOS

15 ÓLEOS VEGETAIS PRECIOSOS PARA SAÚDE E BELEZA

AS 6 SEMENTES DA SAÚDE

ÓLEO DE RÍCINO: DIVERSOS USOS PARA CABELOS E PELE




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...