Hamamelis: propriedades, benefícios e usos medicinais


A hamamélis, Hamamelis virginiana, também conhecida comovassoura-de-bruxa, aveleira-de-bruxa ou castanha-de-bruxa é uma planta muito conhecida no hemisfério norte, de onde é nativa, e usada na cura de diversos incômodos.

Usos tradicionais da hamamélis

Os usos tradicionais da hamamélis inclui tratamentos de hemorróidas, queimaduras, câncer e tumores diversos, tuberculose, resfriados, febre, inflamações do olho e outros usos que possibilitam sua forte adstringência resultante dos taninos que possui.

É, reconhecidamente, um tônico venoso muito usado em compressas, para tratamento de varizes e flebites. Sua tintura é usada para tratar problemas venosos e sintomas de pernas cansadas. Como tônico facial é utilizado em diversos casos de dermatites, eczemas, problemas resultantes da secura da pele e rugas.

Leia mais: VEIAS VARICOSAS: CAUSAS, PREVENÇÃO E REMÉDIOS NATURAIS

Também é usado para tratar equimoses (hematomas na pele resultantes de batidas), petéquias, entorpecimento muscular (em massagens e compressas).

Este é um medicamento consagrado tanto na homeopatia quanto na fitoterapia para os usos descritos acima, em dosagens muito controladas para evitar o acúmulo de taninos prejudiciais.

Em alguns sites se recomenda o uso do chá de folhas e galhos da hamamélis, para os usos descritos acima. No caso, prefira usar chás e galhos secos, á venda no mercado fitoterápico, pois a planta verde pode provocar alergia de contato em algumas pessoas.

Contra-indicações da hamamélis

Não se recomenda o uso interno do extrato de hamamélis pois sua toxicidade ainda não foi bem definida.

O uso interno de doses acima de 1 g de hamamélis podem causar náuseas, vômitos, prisão de ventre e danos hepáticos.

Se quiser aprofundar seus conhecimentos sobre o uso medicinal da hamamélis leia aqui e aqui.

Especialmente indicado para você:

15 REMÉDIOS NATURAIS PARA TRATAR HEMATOMAS

CONHEÇA 10 REMÉDIOS NATURAIS PARA HEMORROIDAS

DOR NAS PERNAS: COMO ALIVIAR COM REMÉDIOS NATURAIS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...