25 Plantas e Alimentos com Propriedades Antivirais


As plantas possuem muitas propriedades medicinais, entre as quais, antivirais, ou seja, combatem a propagação e os efeitos dos vírus em nosso organismo.

Em tempos em que a humanidade enfrenta tantas doenças provocadas por vírus, é de suma importância conhecer plantas que podem ser utilizadas em nosso dia a dia como remédio caseiro, ou na alimentação para prevenir doenças virais.

Lista de plantas com propriedades antivirais

Quando não existiam vacinas, o ser humano contava com o poder das plantas. A farmácia de nossos ancestrais era a natureza, de onde se extraíam plantas e alimentos curativos.

Veja uma lista de plantas ricas em fitoquímicos que inibem a propagação de vírus no corpo. Para compormos a lista, usamos esta fonte e esta.

Gengibre

O gengibre (Zingiber officinale) protege contra infecções virais do trato respiratório e fortalece o sistema imunológico.

Os compostos químicos do gengibre, como gingeróis e zingerona, inibem a replicação viral e impedem que os vírus se alojem nas células hospedeiras.

O gengibre tem as seguintes propriedades benéficas: antimicrobiano, anti-inflamatório, redutor da pressão arterial e do colesterol, quimiopreventivo, antioxidante e hipoglicêmico.

Nesse estudo foi demonstrado que o gengibre fresco teve atividade antiviral contra a ação do vírus sincicial respiratório humano, em linhagens celulares do trato respiratório.

Leia também:

Ginseng

Essa outra raiz, a ginseng (gênero Panax), usada há muito tempo na medicina tradicional chinesa, tem-se mostrado eficaz no combate às infecções virais.

Os compostos do ginseng, os ginsenosídeos, têm efeitos antivirais contra a hepatite B, o norovírus e o vírus coxsackie, que estão associados à doenças graves, como por exemplo, a meningoencefalite.

Esse estudo em humanos evidenciou que o extrato de ginseng norte-americano pode agir como preventivo de infecções do trato respiratório superior.

Leia também:

Dente-de-leão

O dente-de-leão possui múltiplas propriedades medicinais, entre as quais, a ação  antiviral.

Esta revisão de 54 estudos descreve as 12 propriedades terapêuticas do dente-de-leão que são: diurética, hepatoprotetora, anticolite, imunoprotetora, antiviral, antifúngica, antibacteriana, antiartrítica, antidiabética, antiobesidade, antioxidante e efeitos anticancerígenos.

Leia também:

Orégano

Um dos princípios ativos do orégano é o carvacrol, responsável por sua propriedade antiviral, sendo útil para tratar e combater vários tipos de infecções provocadas por vírus.

Esta revisão de estudos destaca os efeitos benéficos do óleo essencial de orégano por suas atividades antimicrobiana, propriedades antivirais, antifúngicas e pelos seus potentes agentes antioxidantes, anti-inflamatórios, antidiabéticos e supressores de câncer.

Leia também:

Sálvia

A sálvia (Salvia officinalis) é uma planta utilizada na medicina popular iraniana devido às suas propriedades digestivas, carminativas, antiespasmódicas, sedativas, analgésicas, tônicas e diuréticas.

Ademais, um de seus princípios ativos, o ácido rosmarinico apresenta diversas atividades biológicas, tais como: antisséptica, antioxidante, anti-inflamatória, antiviral, hipoglicemiante, antitumoral e neuroprotetora.

Manjericão

O manjericão (Ocimum basilicum) reforça a imunidade e combate infecções virais.

Neste ensaio clínico em humanos, 24 adultos saudáveis durante 4 semanas utilizaram suplementação com 300 mg de extrato de manjericão-sagrado (tulsi), o que resultou no significativo aumento dos níveis de células imunes que ajudam a proteger e defender o corpo de infecções virais.

Alho

O alho (Allium sativum) é muito utilizado na medicina popular como remédio natural popular para combater infecções virais.

Neste ensaio clínico randomizado, voluntários que foram tratados com suplemento de alho tiveram significativamente menos resfriados, apresentaram maior resistência à infecção viral, menor duração dos sintomas e se recuperaram mais rapidamente.

Erva-cidreira

A erva-cidreira (Melissa oficinallis) possui várias qualidades medicinais.

Suas folhas são utilizadas na medicina popular por suas propriedades digestivas, carminativas, antiespasmódicas, sedativas, analgésicas, tônicas e diuréticas, bem como para tratar distúrbios gastrointestinais funcionais.

Essa revisão de estudos descreve as atividades antiparasitária, antibacteriana e antiviral dessa planta.

Hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta (Mentha piperita) é bem conhecida por suas propriedades curativas e entre as quais, as antivirais.

Esse artigo científico relata pesquisas sobre as propriedades curativas da hortelã-pimenta, demonstrando ser benéfica como auxiliar digestivo e respiratório, para aliviar a inflamação, o espasmo e a tensão muscular, além de ter atividades analgésica. antimicrobianas, antiviral, antioxidante e repelente.

Alecrim

O alecrim (Salvia rosmarinus) possui vários compostos vegetais com propriedades medicinais, entre os quais, o ácido oleanólico.

De acordo com essa matéria médica, o alecrim tem ações antibacterianas, antifúngicas, antivirais e anticancerígena e serve para tratar asma brônquica, úlcera péptica, distúrbios da próstata, doença inflamatória, toxicidade hepática, aterosclerose, acidente vascular cerebral, doença cardíaca isquêmica, catarata, leucemia, dispepsia, hipertensão arterial, reumatismo e várias outras doenças.

Equinácea

A equinácea (Echinacea purpurea) é uma das ervas mais usadas para melhorar o sistema imunológico e que, ao mesmo tempo, tem efeito antiviral.

Os nativos americanos utilizavam essa erva para tratar uma ampla gama de doenças, incluindo infecções virais.

Essa revisão de estudos aponta evidências de que a suplementação com equinácea pode diminuir a duração e a gravidade das infecções agudas do trato respiratório.

Sabugueiro

O sabugueiro (Sambucus nigra) vem sendo utilizado como remédio natural para tratar infecções virais como gripe e resfriado comum.

Nessa revisão de 4 estudos com 180 pessoas, descobriu-se que os suplementos de sabugueiro reduziram consideravelmente os sintomas respiratórios causados por infecções virais.

Alcaçuz

Há muito tempo, o alcaçuz (Glycyrrhiza glabra) vem sendo empregado na medicina tradicional chinesa.

Os princípios ativos desta planta, glicirrizina, liquiritigenina e glabridina, são responsáveis por suas poderosas propriedades antivirais.

Esse estudo demonstrou que o extrato de raiz de alcaçuz se mostrou promissor contra o vírus do HIV e da herpes simplex.

Essa pesquisa apontou que um dos princípios ativos do alcaçuz, a glicirrizina, foi a mais ativa na inibição da replicação dos vírus associados à SARS.

Astrágalo

A medicina chinesa também reconhece o poder curativo do astrágalo (Astragalus) , que entre suas várias propriedades medicinais, encontra-se a sua ação antiviral e de reforço do sistema imunológico

Este ensaio clínico indicou que um composto com astrágalo ajudou a promover a recuperação de pacientes com hepatite viral.

Cúrcuma

O principal composto da cúrcuma, a curcumina, vem sendo estudado amplamente pela ciência.

Essa matéria científica relata que a curcumina demonstrou ter um amplo espectro de propriedades medicinais que incluem: antiinflamatórias, antioxidantes, anticancerígenos, antimutagênicos, anticoagulantes, antifertilidade, antidiabéticos, antibacterianos, antifúngicos, antiprotozoários, antivirais, antifibróticos, antiveneno, antiúlcera, atividades hipotensoras e hipocolesterêmicas.

Nesse contexto, tanto a cúrcuma quanto a curcumina têm potencial para serem utilizadas na medicina moderna no tratamento de diversas doenças.

Babosa

De acordo com essa revisão de estudos, a babosa (Aloe vera) possui propriedades imunomoduladoras, cicatrizantes de feridas e queimaduras, hipoglicemiantes, anticancerígenas, gastroprotetoras, antifúngicas, anti-inflamatórias, imunoestimulante e antivirais (HIV) de acordo com essa publicação médica.

Erva-de-São-João

Essa revisão de estudos destaca a composição química da erva-de-São-João e suas atividades farmacológicas envolvendo efeitos antidepressivos, antivirais e antibacterianos, fornecendo evidências de apoio para vários dos usos tradicionais da erva-de-São-João.

Chá Verde

O chá verde (Camellia sinensis), tem-se tornado popular devido aos diversos benefícios que traz para a saúde.

Essa análise científica, com base em várias pesquisas, observou  que o chá verde apresenta funcionalidades como: perda de peso, ação antioxidante, melhora de doenças cardíacas, anticâncer, antidiabetes, ação antibacteriana e antiviral.

Calota craniana chinesa

Essa planta de nome científico Scutellaria baicalensis e também  conhecida como baikal calota craniana ou calota craniana chinesa, é uma das 50 ervas fundamentais utilizadas na medicina tradicional chinesa.

Essa planta serve para  muitas doenças, inclusive infecções virais, relacionadas à hepatite, disenteria e distúrbios respiratórios.

Árvore do chá

A árvore do chá ou melaleuca (Melaleuca alternifolia) tem efeito antiviral, antibacteriano, expectorante, anti-inflamatório, imunoestimulante e analgésico.

De acordo com essa publicação científica, o óleo de melaleuca combate vários tipos de vírus.

Rosa-da-rocha

Rosa-da-rocha ou esteva (Cistus incanus) tem boa eficácia antibacteriana e antiviral, devido ao seu alto teor de polifenóis.

Além do efeito antiviral, fortalece o sistema imunológico, tem ações antibacterianas, expectorante, antifúngica e antioxidante.

Ademais, promove os seguintes benefícios para a saúde: previne doenças coronárias, retarda o processo de envelhecimento, é eficaz no caso de infecções gastrointestinais e remove os radicais livres.

Comumente, é utilizada para tratar infecções por gripe, inflamação da boca e da garganta.

Gerânio-do-Cabo

O gerânio-do-Cabo ou gerânio-sul-africano (Pelargonium sidoides) possui efeito antiviral, fortalece o sistema imunológico, tem ação antibacteriana, atua como expectorante, age como imunomodulador e tem propriedade antiviral.

É usualmente empregado para tratamento de infecções respiratórias, resfriados, inflamação da boca e garganta e distúrbios gastrointestinais.

Essa erva é muito usada na medicina tradicional sul-africana, utilizando o extrato da sua raiz para tratar tosse e resfriado, bronquite e sinusite.

Tomilho

O tomilho (Thymus vulgaris) tem propriedades antivirais e antibacterianas.

Nesse ensaio clínico randomizado detectou-se que o tomilho, com sua ação antioxidante, atividade fortalecedora do sistema imunológico e efeito antiviral, pode reduzir os sintomas do coronavírus em pacientes.

Eucalipto

Na medicina tradicional, o eucalipto (Eucalyptus globulus) é utilizado para aliviar resfriados, problemas respiratórios, dores no corpo, reduzir a placa dentária, proteger gengivas e dentes.

Na aromaterapia serve para reduzir o estresse.

Cravo-da Índia

O eugenol é o principal constituinte do óleo essencial de várias plantas aromáticas, principalmente do cravo-da-índia.

Esse artigo científico baseado em vários estudos, ressalta o uso terapêutico tradicional do cravo-da-índia em distúrbios respiratórios, sua atividade contra diferentes tipos de vírus e suas propriedades anti-inflamatórias, imunoestimulantes e antitrombóticas, demonstrando que podem servir também no combate à doença COVID-19.

Plantas antivirais como remédio ou alimento

O bom de utilizar plantas para proteger a saúde é que há várias opções para fazer uso delas tanto como remédio natural, quanto como alimento.

Por exemplo em:

  • chás
  • óleos essenciais
  • homeopatia
  • extratos
  • tinturas
  • tônicos
  • sucos
  • temperos
  • ingrediente na comida (saladas, sopas, caldos, risotos, molhos e pães)
  • como suplementos (pó, cápsulas ou comprimidos)

Atenção: No caso de utilizar para algum tratamento específico, lembre-se de consultar um médico antes, para averiguar possíveis contraindicações e interações medicamentosas. Nunca tome suplementos sem indicação médica.

Plantas X Infecções virais

Essa pesquisa clínicaesse estudo demonstraram que as plantas medicinais constituem uma alternativa promissora na prevenção e no alívio dos sintomas de doenças virais.

Se a natureza dispõe de tantos recursos para podermos cuidar de nossa saúde, e até a ciência tem reconhecido que é possível prevenir e tratar várias doenças com os princípios ativos e propriedades das plantas, então que tal fazer mais uso delas?

Para mais conteúdos sobre remédios caseiro de plantas, consulte:

Do Babaçu tudo se aproveita. Conheça usos e benefícios

Óleo essencial de canela usos e benefícios: emagrece e muito mais

Mil-folhas: planta medicinal amiga das mulheres. Usos e benefícios

Kiwi: fruta de mil propriedades, usos e benefícios

Acácia-branca (Moringa oleifera): surpreendentes usos e benefícios

Páprica: propriedades, usos e benefícios desta especiaria doce e picante

SAPOTI, fruto de árvore majestosa, cheio de sabor, usos e benefícios!

Óleo essencial de laranja: Usos e benefícios para a saúde

Cajá: fruta gostosa com sabor de infância. Veja usos e benefícios

Papoula: Usos e benefícios na medicina popular




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...