10 remédios naturais para remover placa bacteriana e tártaro


O sorriso é o cartão de visitas da própria higiene. Escovar os dentes regularmente é um gesto que, além de proporcionar limpeza, garante a saúde. No entanto, nem sempre é fácil evitar o surgimento de placas bacterianas, que podem evoluir e tornar-se então os nada saudáveis tártaros. Veremos aqui 10 remédios caseiros e tratamentos naturais que auxiliam na eliminação da placa e do tártaros, garantindo um sorriso bonito e saudável.

O que são placa bacteriana e tártaro?

As placas podem ser caracterizadas como camadas finas que se formam geralmente na base dos dentes, próximas à gengiva. Sua formação, em geral, acontece pelo acúmulo de restos de alimentos que não são eliminados durante a escovação. Normalmente, a escovação inadequada será uma das principais responsáveis pela formação de placas.

Quando as placas são ignoradas e não são tratadas, agravam-se, formando então o tártaro. O tártaro é caracterizado então pela combinação de saliva, minerais (e outras substâncias existentes na boca), formando uma substância branca calcificada nos dentes.

Tanto as placas quanto os tártaros serão ambientes férteis para as bactérias que se alimentam de resíduos alimentares, provocando o mais variado leque de doenças orais, tais como a cárie, gengivite, mau hálito e etc.

10 Remédios caseiros para placa e tártaro

Alguns organismos serão mais propensos ao desenvolvimento de placas e tártaros, e isso acontece mesmo que se escove bem os dentes. Normalmente, um mero reflexo da estrutura dentária, assim como da acidez e pH da boca. Veremos que, apesar da quase frequente formação de placas e tártaros em algumas bocas, é possível eliminá-las com remédios e tratamentos caseiros, completamente naturais:

1. Goiaba para prevenir placas

As folhas de goiaba possuem elementos “anti-placa” que colaboram para a saúde bucal. Para obter seus benefícios, basta lavar duas folhas de goiaba e mastigá-las por alguns minutos. Em seguida, jogue-as fora e enxágue bem a boca com água morna. Pode ser feito diariamente.

2. Cravos tratam placas e tártaros

Os cravos são amplamente conhecidos por suas propriedades antibacterianas e anestésicas. Sua utilização para tratar as placas é muito simples. Faça uma mistura com 1 colher de chá de cravo em pó com algumas gotas de azeite de oliva para formar uma pasta. Esfregue sobre a área afetada e deixe agir por 5 minutos. Enxágue e repita até 2 vezes por dia se necessário.

3. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio exercerá um papel eficaz na eliminação das placas e também dos tártaros. Para tal, basta molhar a escova de dente e polvilhá-la com bicarbonato de sódio. Em seguida, escove bem os dentes com ela. Depois basta enxaguar e repetir o procedimento 2 vezes por dia.

4. Vinagre branco para eliminar placas

O vinagre, além de excelente no preparo de alimentos, é fundamental para a saúde do corpo. Suas propriedades antibacterianas auxiliam efetivamente na eliminação de placas. Misture 2 colheres de sopa de vinagre branco com 1 colher de sopa de sal marinho em ½ xícara de água morna. Use como enxaguante bocal e faça gargarejo por 3 minutos. Pode ser feito uma vez ao dia, preferencialmente pela noite.

5. Óleo de coco

As propriedades anti-inflamatórios e antimicrobianas do óleo de coco funcionam de forma impressionante na remoção total das placas. Para usar este remédio natural, basta fazer bochecho com 1 colher de sopa de óleo de coco extra-virgem durante 15 minutos. Após o tempo, cuspa o óleo (sem engolir). Pode ser feito 1 vez ao dia.

6. Chá preto

Suas propriedades antioxidantes fazem com que o esmalte dos dentes se desenvolvam de forma saudável. Para utilizar seus benefícios, prepare uma xícara de chá preto, certificando-se que esteja bem concentrado. Em seguida, utilize o chá uma vez ao dia para enxaguar a boca. O resultado poderá ser percebido em algumas semanas.

7. Aloe vera ou babosa na remoção das placas

A aloe vera tem propriedades regenerativas e anti-inflamatórios capazes de remover casos de formação drástica de placas e até mesmo tártaros. Utilize a pasta de aloe vera (que pode ser adquirida ou extraída) e aplique entre os dentes e a gengiva. Deixe agir por 15 minutes e depois enxágue. Este procedimento pode ser feito duas vezes por dia.

8. Casca de laranja

A casca de laranja mantém as propriedades potencializadas da fruta. Você pode utilizar o interior das cascas e esfregar sobre os dentes antes de se deitar, enxaguando pela manhã. Assim, você garantirá a eliminação das placas e também dos tártaros de forma simples. Isso tudo pela forte presença de ácido ascórbico e vitaminas essenciais.

9. Óleo de alecrim

O óleo essencial de alecrim é capaz de matar bactérias, funcionando como um desinfetante bucal. Basta adicionar 2 gotas de óleo essencial de alecrim com 1 colher de chá de óleo de coco e fazer bochecho por 10 minutos. Pode ser feito duas vezes por dia.

10. Escovação adequada

Além de todos os remédios e tratamentos caseiros citados acima, a melhor forma de evitar o surgimento de placas e formação de tártaros é através da escovação correta. Lembre-se sempre de escovar os dentes após cada refeição, no mínimo 3 vezes por dia.

Além disso, recomenda-se também que se procure pela orientação de um médico ou profissional de saúde bucal antes de iniciar qualquer tratamento de saúde. Somente um profissional será capaz de orientar a respeito do tratamento adequado.

Especialmente indicado para você:

COMO CLAREAR OS DENTES DE MODO EFICAZ E NATURAL

PASTA DE DENTE FEITA EM CASA – 9 RECEITAS PARA SUA SAÚDE

DIGA-ME QUAL É O FORMATO DOS TEUS DENTES QUE EU TE DIREI QUEM ÉS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...