Dor nas pernas: como aliviar com remédios naturais


Dores nas pernas são muito comuns, já que as usamos constantemente. Andamos, corremos, pulamos, às vezes ficamos tempo demais sentados, e por isso, suas causas podem ser variadas, assim como seus tratamentos. Desde a má circulação, varizes, excesso de esforço físico até a neuropatia periférica. E exatamente por isso é importante prestar atenção nas pequenas características da dor: quais pernas são afetadas, o local da dor, a forma que se sente, ou seja, identificar o problema para ficar mais fácil encontrar a solução!

É importante saber, por exemplo, que a dor que sentimos nas pernas quando estamos repousando, indica problemas circulatórios, quando em estágio mais avançado, os pés e os tornozelos podem ficar inchados e com uma coloração arroxeada, indicando dificuldade no retorno do sangue para o coração.

As dores que sentimos quando estamos acordados, podem ser vinculadas à câimbra noturna ou falta de circulação. Aquelas que sentimos tanto nas pernas quanto nas costas, podem ser reflexos de problemas na coluna ou compressão de nervos, enquanto tem também aquela dor e cansaço, relacionada a excesso de atividades físicas.

Antes de listar alguns remédios naturais que podem ajudar na melhoria da dor nas pernas, acho importante dar umas dicas básicas que podem auxiliar no seu conforto diário. Um banho com água morna, ou repousar as pernas em uma bacia podem relaxar bastante as dores musculares. Colocar as pernas para cima ajudam em sua circulação, e reduz o inchaço, além, claro, de alongamentos.

dor nas pernas 2

Óleo de angico

O óleo de angico tem propriedades fortificantes, lubrificantes, cicatrizantes, anestésicas, expectorantes e antibióticas e por isso seu óleo é bom para massagear as áreas doloridas das pernas.

É possível comprar o óleo pronto em algumas farmácias ou lojas de produtos naturais, ou mesmo fazê-lo em casa.

Ingredientes

200 gramas de entrecasca de angico;

Óleo de soja.

Modo de preparo

Colocar as cascas em um recipiente, cobri-las com o óleo de soja

Leve o recipiente com as cascas e o óleo ao fogo em banho Maria e deixe ferver por 30 minutos. Desligue e deixe esfriar!

O óleo está pronto! Agora é só aplicá-lo nas pernas fazendo uma massagem rotativa e suave.

Óleo de rícino

Conhecido também como óleo de mamona, é usado há séculos como anti-inflamatório e antioxidante devido os seus muitos benefícios terapêuticos e medicinais. É ótimo para problemas na circulação.

Pode ser encontrado em farmácias ou lojas de produtos naturais.

O óleo de ricino pode ser passado diretamente na pele, ou adicionado a um creme. Ou ainda, existe a possibilidade de usar as próprias folhas da mamona (antes de tudo, é importante ter certeza de que é a planta certa!). Aqueça as plantas, deixando-as expostas ao sol ou usando um ferro de passar, e em seguida coloque-as nas pernas, envoltas com gaze para que não caiam e você não tenha que se preocupar tanto.

Importante!! O uso do óleo NÃO é aconselhado para gestantes, lactantes e pessoas com doenças internas graves.

Óleo de cravo

Recomendado para dores decorrentes de cãibras, distensões, reumatismos ou mesmo artrites, por possuir propriedades anti microbianas, antifúngicas, antissépticas e antivirais.

Massagear suavemente a área afetada com algumas gotas do óleo e uma pitada de sal.

Óleo de cravo

Feno-Grego

O feno-grego é uma planta medicinal rica em cálcio, ferro, proteínas e vitaminas A e C que ajudam a diminuir a inflamação das pernas, aliviando a dor.

Ingredientes

1 colher de chá de pó de semente de feno-grego

1 copo de água

Modo de preparo

Misture o pó da semente de feno-grego no copo de água e beba de imediato. Devido ao sabor forte, pode ser misturado com laranja ou hortelã. Tomar a mistura 1 vez por dia, pela manhã.

Uso Externo

Ferver de 10 a 15 minutos uma colher de sopa de sementes em 400 ml de água, aplicar em forma de compressas nas pernas.

dor nas pernas 3

Argila

A terra tem propriedades altamente curativas, absorve as energias ruins da área afetada, estimulando-a com energias positivas, agindo como antiflamatória, absorvente, analgésica, cicatrizante, tonificadora, estimulante, entre outras propriedades.

A argila pode ser encontrada em pó em farmácias ou lojas de produtos naturais. Suas variedades são diversas, mas comumente a argila verde é a mais usada.

Deve ser misturada à agua até que ganhe uma textura cremosa para logo ser aplicada nas pernas. Deixe até secar e tome um banho de água morna após seu uso.

(Fonte: livro “Plantas medicinais” – Irmão Cirilo, gráfica editora LTDA, 2007)

Espirulina

A espirulina é uma propriedade encontrada em certas algas. Ela fortalece e tonifica o organismo diante do esforço físico ou desequilíbrios alimentares. Possui clorofila, ácido fólico, ferro, e vitaminas B12.

Consulte um médico antes de comprar este suplemento que pode ser encontrado em pó ou em cápsulas, e pode ser tomado uma vez ao dia, tanto o suco quanto a cápsula.

Espirulina

Abacate

Abacate é recomendado quando a dor é originada pelas varizes ou pelo nervo ciático.

Ingredientes

12 folhas de abacate

Álcool

3 pedras de cânfora

Modo de preparo

Picar as folhas de abacate e cobrir com o álcool. Levar ao fogo a 90 graus. Deixar até ferver e tirar. Acrescentar as pedras de cânfora e deixar descansar por uma semana em local sem luz. Aplicar em cima das varizes para aliviar as dores e a tensão.

Freixo

Esta planta é ótima para combater dores nas articulações e nos músculos, sendo anti-inflamatória e diurética.

Pode ser encontrado em cápsulas ou folhas secas.

Quando encontrada em folhas, deve ser fervida na água e tomada como chá, três vezes ao dia.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã è recomendado para dores musculares por ter diversas propriedades curativas.

Seu líquido ORGÂNICO deve ser aplicado no local para aliviar dores e desconfortos.

Castanha da Índia e Hamamelis

Podem ser usadas em caso de problemas circulatórios ou varizes.

São encontradas na forma de cápsulas tanto em farmácias, quanto na internet e usadas uma vez ao dia, mas é sempre bom consultar um médico antes.

Talvez te interesse ler também:

CONHEÇA 10 REMÉDIOS NATURAIS PARA HEMORROIDAS

PURIFICAR O FÍGADO: 10 REMÉDIOS NATURAIS

SÍNDROME DO PÂNICO: COMO LIDAR COM ELA. DICAS E REMÉDIOS NATURAIS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...