O que é colágeno, por que faz sucesso? Será que funciona?


O colágeno é uma proteína que, literalmente, vale ouro. Além de ser a proteína mais abundante no corpo humano, constitui 60% da cartilagem e representa 70 a 80% do peso seco da pele, estando presente também em outros tecidos conjuntivos como tendões, músculos e ossos.

À medida que envelhecemos, a produção de colágeno diminui drasticamente e é, por isso, que ele é tão procurado na indústria dos cosméticos, usado para mitigar os efeitos do envelhecimento.

Colágeno: o queridinho da indústria dos cosméticos

Mas, o que é colágeno e por que é tão popular na indústria da beleza?

Existem 28 tipos diferentes de colágeno. Os produtos feitos a partir de colágeno variam desde aditivos alimentares que melhoram as condições da carne até suplementos de saúde e produtos de beleza.

É muito procurado no mercado pois dá elasticidade e resiliência aos nossos corpos. A falta dele, causa dores e faz com que pareçamos mais velhos e enrugados.

Fatores como exposição ao sol e tabagismo, junto com estresse crônico, falta de sono ou exercícios, podem acelerar seu declínio.

Como o colágeno é obtido?

O colágeno pode ser obtido de porcos, frangos e peixes. Mas, o colágeno de vacas e bois representa 34% do mercado, devido à alta disponibilidade de gado e preços mais baixos.

Os colágenos tipos I, II e III são os mais importantes na saúde da pele e do músculo-esquelético. Eles podem ser encontrados em uma gama de suplementos orais, comprados em lojas de beleza, geralmente consumidos em cápsulas ou em pó, conhecidos como “colágeno hidrolisado” ou “peptídeos de colágeno”.

Comprar uma pomada de colágeno para passar no rosto é uma das coisas mais fáceis que existem. Talvez você mesmo use ou conheça alguém que é usuário.

E será que funciona mesmo?

É improvável que o ingrediente seja tão eficaz no antienvelhecimento. O colágeno tópico precisaria penetrar profundamente abaixo da superfície da pele para ser útil, mas suas fibras são muito grandes para passar pela camada externa.

Apesar da ciência, no entanto, continua sendo um produto popular nos balcões de beleza.

Mas, depois de saber como funciona o mercado do colágeno, você provavelmente vai querer parar consumir esse produto.

A indústria do colágeno (por exemplo, a marca Nestlé que está envolvida em vários outras polêmicas) foi associada ao desmatamento da Amazônia.

Leia mais:

Além disso, é sempre um produto que envolve crueldade animal, exceto se for vegano. Existem cremes, pomadas e suplementos feito com colágeno obtido de fontes vegetais.

Leia também:

Fonte: theguardian

Talvez te interesse ler também:

ELASTINA: o que é, para que serve e dicas para melhorar a pele

Alimentos ricos em colágeno para a pele esplandecer

Botox: o que é, do que é feito. Envolve crueldade animal?




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...