Alimentos ricos em colágeno para a pele esplandecer


Com o passar dos anos, a pele do corpo vai perdendo elasticidade. Isso se deve à diminuição da produção de colágeno, uma proteína que tem a função de dar estrutura e elasticidade à pele.

A cada ano, produzimos menos colágeno, o que é perceptível com o afinamento e a flacidez da pele, com o surgimento de rugas e linhas de expressão.

O que fazer, então, para aumentar a produção de colágeno: mudar a alimentação ou suplementar?

A nutricionista Carrie Gabriel explicou ao HealthLine que devemos sempre considerar buscar o colágeno, primeiramente, pela via alimentar:

“Alimentos como caldo de osso contêm uma forma biodisponível de colágeno que seu corpo pode usar imediatamente, tornando-o indiscutivelmente superior aos suplementos”.

Logo, comer alimentos ricos em colágeno ou que aumentam a produção de colágeno pode ajudar a criar blocos com três aminoácidos importantes para a síntese de colágeno: prolina, lisina e glicina.

Confira, a seguir, uma lista com alimentos que podem ajudar a garantir a produção de colágeno.

Caldo de osso

É feito pela fervura de ossos de animais em água, o que, acredita-se, extrai o colágeno. Ao prepará-lo, tempere o caldo com especiarias para dar sabor, muito sabor para encarar esse caldo que, aliás, pode não ser uma boa opção para muitas pessoas.

É preciso ter coragem para tomar um caldo desse, então vamos à mais opções.

Gelatina

Se soubéssemos como são feitas as salsichas e as gelatinas nunca comeríamos esses itens mas, cheias de cores e sabores artificiais, falou em colágeno muita gente corre pra gelatina. Afinal, no verão é uma delícia… Só que não!

Gelatinas de supermercado têm excesso de açúcar, de corante e pouco colágeno, alertam especialistas. Elas deveriam ser feitas de proteína extraída dos tendões, da pele e dos ossos de animais, mas não é assim. Portanto, até podem ser boas fontes de colágeno mas é preciso ficar de olho no rótulo e preferir as que tiverem maior quantidade de proteínas.

Frango

Muitos suplementos de colágeno são derivados de frango, porque a carne desse animal contém grandes quantidades de colágeno. Mas vegetarianos e veganos não se aflijam, a maioria das opções de alimentos para incrementar a produção de colágeno é vegetal.

Peixe e marisco

Peixes e crustáceos têm ossos e ligamentos feitos de colágeno. As partes com maior concentração são cabeça, escamas ou olhos. Você pode aproveitá-las para fazer um caldo de peixe (se tiver coragem de encarar comer essas partes inusitadas do animal).

Clara de ovo

As claras de ovo têm grandes quantidades de prolina, um dos aminoácidos necessários para a produção de colágeno. Já estamos começando a aceitar o colágeno via alimentação. Mas melhor se as claras forem de galinhas soltas, caipiras.

Algas marinhas

Para quem gosta, algas são uma boa opção para incrementar naturalmente a produção de colágeno pelo organismo. Isso porque, elas ajudam a evitar que a oxidação elimine a elasticidade e o colágeno da pele, tanto é que algas são muito usadas pela indústria cosmética como ingrediente em produtos antiage.

Frutas cítricas

A vitamina C desempenha um papel importante na produção de colágeno. Ela pode ser obtida de laranjas, toranjas, limões, limas e tantas outras frutas.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas, conhecidas como “berries”, são outra fonte excelente de vitamina C. Aproveite framboesas, mirtilos e amoras, que também são ricas em antioxidantes.

Frutas tropicais

Já que vivemos no Brasil, vamos aproveitar o que a terra produz: manga, kiwi, abacaxi e goiaba são ótimas fonte de colágeno.

Coentro

Coentro é tipo de tempero que há quem ame e há quem odeie, mas conhecendo os seus benefícios, há de se amar essa erva aromática de sabor especial.

Rico em vitamina C, que tem sido associada ao aumento da produção de colágeno, o coentro além disso contém ácido linolênico, que contém antioxidantes que combatem os radicais livres e atuam como antienvelhecimento para a pele.

Leia mais sobre os benefícios do coentro e passe a usar mais esse tempero.

Alho

O alho, além de um tempero delicioso, aumenta a produção de colágeno. Ele ainda é rico em enxofre, mineral que ajuda a sintetizar e prevenir a quebra do colágeno.

Folhas verdes

Espinafre, couve, acelga e outras verduras têm propriedades antioxidantes graças à clorofila, que é um precursor do colágeno na pele.

Feijão

O feijão é rico em proteínas que contêm aminoácidos importantes para a síntese de colágeno. Alguns deles também são ricos em cobre, nutriente necessário para a produção de colágeno.

Castanha de caju

Castanhas de caju, além de deliciosas, contêm zinco e cobre, os quais aumentam a capacidade do organismo de produzir colágeno. Outras frutas secas ricas nestes nutrientes também podem entrar para essa lista.

Tomates

A vitamina C de um tomate médio pode fornecer quase 30% de produção do colágeno. O tomate também tem elevadas quantidades de licopeno, um antioxidante poderoso.

Pimentões

Pimentões vermelhos, além de conter alto teor de vitamina C, têm capsaicina, um composto anti-inflamatório presente nas pimentas, capaz de combater os sinais de envelhecimento.

Chás

São vários os tipos de chás que dizem, estimular a produção de colágeno: calêndula, cavalinha, raiz de alcaçuz ou o chá branco, que atua na prevenção das enzimas que destroem o colágeno e retardam o aparecimento das rugas.

Aveia

Por ser rica em cobre, nutriente importante na produção do colágeno, a aveia é aquele tipo de alimento que é bom pra tudo, até para manter a pele saudável.

Abacate

Aqui a questão é que o abacate, sendo rico em vitamina E, previne a degradação do colágeno no corpo, mas além disso, é rico em antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce da pele. Até por isso, é um dos ingredientes mais usados como tratamento caseiro de beleza.

Vitaminas e sais minerais

Os nutrientes importantes no processo de produção de colágeno são proteínaszinco, vitamina C e cobre. Portanto, outros alimentos podem compor essa lista para você incrementar a sua dieta e beneficiar-se do colágeno para a pele.

Suplementos

Se você acredita que precisa de MUITO colágeno e prefere partir para os suplementos, recomendamos buscar conselho médico-nutricional antes.

Alguns suplementos de colágeno, como qualquer suplemento, pode causar efeitos colaterais. No caso dos suplementos de colágeno, eles podem causar a superprodução de cálcio, reações alérgicas e dores nas articulações.

Veganos, vegetarianos e pessoas alérgicas a frutos do mar ou a produtos à base de carne, tenham cuidado! Pois a maioria dos suplementos de colágeno é feita destes ingredientes.

Talvez te interesse ler também:

Nutracêuticos: o que são e para que servem

7 especiarias que ajudam a viver mais e com saúde

Potássio: para que serve, benefícios e em quais alimentos encontrar 




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...