Laranja, doce, azeda, amarga, saúde em gomos para o coração, olhos e pele


A laranja que nós conhecemos, que compramos no mercado e nas feiras, a Citrus sinensis, é um híbrido de duas espécies que a natureza criou:

a cimboa (Citrus maxima, que também é chamada pomelo) com a tangerina (Citrus reticulata) que também conhecemos como laranja-mimosa, mandarina, poncã, laranja-cravo, bergamota), clementina ou mexerica. Do cruzamento dessas duas espécies naturais, nativas da Asia, surgiu a nossa laranja comum que veio para ocidente nas naus portuguesas. Laranja é um nome que vem da denominação indu desta fruta, “narang” e, em grego, é chamada de “portocallo”, fruta que veio de Portugal, pela mão dos portugueses. Bonitos nomes para uma bela e saudável fruta.

Laranjeira é arvore rústica, que dá em climas áridos, gosta de secura no ar e detesta barro nas raízes. Mas isso não quer dizer que não goste de água, claro. Água e sol em proporções corretas é que dão aquela linda laranja de casca brilhosa e gomos sumarentos, cheios de caldo e vitamina C, entre outras riquezas.

A safra da laranja, no Brasil, vai de abril a setembro. Aproveite esses meses quando a fruta tem preço mais suave e sabor mais marcante. Umas variedades são boas para suco, as de casca fina e polpa adocicada, outras, mais azedas ou amargosas, para doces e geleias, e há as que são boas de descascar e comer em gomos. Em cada região há uma imensidade de variedades híbridas disponíveis no mercado, aqui não vou detalhar mas, saiba você que todas as laranjas são boas de se comer com bagaço e tudo. Aí está uma das suas riquezas imprescindíveis, as fibras insolúveis que funcionam como vassourinha dos nossos intestinos.

Laranja 2

A laranja é cheia de vitaminas também: é mais conhecida pela vitamina C mas também tem importante quantidade de vitamina A e as do grupo B assim como nutrientes minerais (magnésio, fósforo, potássio, cálcio, cobre e ácido fólico, dentre outros mais). Mas, fora isso, a composição da laranja tem ação antioxidante e anti-inflamatória o que faz importante sua ingesta na vida diária.

Leia também: QUE VITAMINA PODE ESTAR FALTANDO EM SEU ORGANISMO?

Alguns usos medicinais da laranja:

círculo verde 1. Fortalece o sistema imunológico: pelo alto teor de vitamina C, vitamina A, cobre e ácido fólico a laranja atua como fortalecedor do sistema imunológico pela estimulação da produção de glóbulos brancos no sangue.

círculo verde 2. Equilibra os níveis de colesterol: os flavonoides da laranja ajudam na redução do LDL e no aumento do HDL promovendo um melhor equilíbrio entre as formas de colesterol do nosso organismo, e o seu conteúdo em pectina ajuda na eliminação de gorduras flutuantes e acumuladas. Pectina é uma fibra solúvel que tem a propriedade de capturar células de gordura no nosso intestino e aglutiná-las no bolo fecal o que nos ajuda a reduzir a ingesta de gorduras livres na alimentação.

círculo verde 3. Combate o envelhecimento: as laranjas são ricas em flavonoides com ação antioxidante. Também são ricas em betacaroteno, a cor laranja da laranja, que ajuda no reparo da pele danificada, rugas e cicatrizes. Essa ação faz com que, apesar de que o processo natural de envelhecimento ocorra, sua pele aparenta ser mais jovem. Mas não só na pele isso ocorre. Nas mucosas o efeito é semelhante então, quem come laranja é mais jovem, por dentro e por fora.

círculo verde 4. Coração mais saudável: a riqueza da laranja em antioxidantes, ácido fólico e potássio é fundamental para a saúde cardíaca. A vitamina C protege as artérias dos radicais livres e impede a oxidação do colesterol, fortalecendo os vasos sanguíneos e facilitando o trânsito de nutrientes e oxigênio até as células. O ácido fólico processa o aminoácido homocisteína no organismo e equilibra sua quantidade impedindo ataques cardíacos por excesso deste aminoácido no sangue. O potássio tem um papel fundamental na manutenção do músculo cardíaco e suas funções.

círculo verde 5. Previne a artrite: a vitamina C combinada com os carotenoides zeaxantina e a beta-criptoxantina presentes na laranja ajudam no combate às inflamações e danos da oxidação celular que antecedem ao estabelecimento das artrites no processo natural de envelhecimento.

No seu dia a dia dê um jeito de comer laranja, ou tomar o suco espremido na hora ou, pelo menos, passar geleia de laranja no seu pão com manteiga (ah, eu adoro, e também com queijo). Você sairá ganhando com não esquecer da laranja, ou outros cítricos (grapefruit, limão, mexerica, etc) em sua dieta. Mas não exagere na quantidade pois, tudo nesta vida tem um limite e o da laranja está na quantidade de ácido que seu estômago vai aguentar sem reclamar e que seu rim vai filtrar sem criar pedras. Estudo seu limite e não o ultrapasse mas, coma laranjas, de preferência com bagaço e tudo que é muito mais saudável.

Leia também:

ACEROLA: PROPRIEDADE, BENEFÍCIOS, USOS E CONTRAINDICAÇÕES

CURAS E REMÉDIOS NATURAIS PARA GRIPES E RESFRIADOS

INHAME: UM ALIMENTO MEDICINAL, CHEIO DE PROPRIEDADES E USOS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...