Como benzer animais e evitar que o mal recaia sobre eles


A benzedura é uma tradição antiga, transmitida de geração a geração por benzedeiros e curandeiros. Essa prática utilizada ao longo dos séculos, tornou-se parte da cultura popular e religiosa em nosso país e pode ser aplicada tanto em pessoas quanto em animais. Neste conteúdo, serão apresentadas informações sobre o porquê e como benzer nossos animais.

O porquê de benzer os animais

Existem vários fatores que podem causar baixa de energia, doenças e mal-estar nos animais, tais como:

Influência Energética

O mau-olhado ou inveja emana uma energia negativa que pode afetar não apenas seres humanos, mas também animais e plantas. Essa energia negativa pode ser uma ameaça ao bem-estar dos animais.

Vulnerabilidade e Sensibilidade

Animais, especialmente aqueles de estimação, são frequentemente percebidos como mais vulneráveis e sensíveis às energias negativas devido à sua inocência e ao vínculo com os humanos. Dessa forma, podem se tornar alvos potenciais para influências negativas.

Conexão Espiritual

Em algumas tradições espirituais, considera-se que os animais possuem uma conexão espiritual e sensitiva mais forte do que a dos humanos. Isso pode torná-los mais suscetíveis às influências espirituais e vibracionais, incluindo aquelas negativas.

Vínculo de Proteção

Animais muitas vezes são considerados guardiões e protetores do lar e da família. Portanto, se algo de negativo acontece com eles, pode ser reflexo de influências externas maléficas.

O que é preciso para benzer os animais

O benzimento de animais é uma prática que pode variar de acordo com as crenças e tradições culturais de diferentes comunidades e pode ser feito dentro do lar, pelo próprio tutor do animal. Seguem etapas de como fazer:

Preparação

  1. Escolha um local calmo e seguro em casa onde você e o animal possam relaxar.
  2. Antes de começar, respire profundamente para se acalmar. Mentalize pensamentos positivos e intencione o bem-estar do animal.
  3. Certifique-se de que o animal esteja calmo e confortável.

Palavras de Bênção

Utilize palavras, mantras, rezas ou orações conforme sua fé, que expressem sua intenção de proteção, saúde e bem-estar para o animal.

Exemplo:Que esta bênção traga saúde, felicidade e proteção para: diga o nome do animal.

Gesto Simbólico

Faça um gesto simbólico, como passar as mãos suavemente sobre o animal.

Algumas tradições podem envolver o uso de objetos e elementos sagrados, como cruz e água benta.

Invocações

Dependendo da crença ou religião, é possível fazer invocações a divindades relacionadas à proteção dos animais, como por exemplo, a São Francisco de Assis.

Elementos Naturais

Incorporar elementos naturais, como água, cristais ou ervas, pode ser uma prática comum em algumas tradições.

Respeito e Intenção

Mantenha uma atitude de respeito e intenção positiva durante o processo, pois a energia e intenção do benzimento influenciam o resultado.

Agradecimento

Agradeça pelo amor e pela companhia do seu animal. Expresse gratidão pelo vínculo especial que vocês têm.

Utilize essas Etapas, conforme o contexto

Lembre-se de que a prática pode ser adaptada conforme seu contexto de vida, sua espiritualidade e a personalidade do seu animal de estimação. Lembre de sempre respeitar os limites e o conforto do animal durante o processo.

Exemplos de Prática de Benzimento

A seguir, veja como realizar a prática de benzimento em seu animal. Para isso, você irá precisar de um ramo de alecrim, guiné ou arruda para benzer o seu gato, cachorro ou outro animal, fazendo o sinal da cruz com o ramo sobre o corpo do animal e recitando uma das seguintes rezas:

Reza 1:

Em nome do Pai, da Mãe, do Filho e do Espírito Santo! 

Todo mal que está neste animal, perde todo o seu encanto  (Repita essas duas primeiras frases por três vezes)

Que assim seja e assim será!

Eu abençoo esse animal. Que esteja feliz neste momento

E todo mal e todo mal encanto que se dissolva nas águas, que se dissolva na terra, que se dissolva no fogo e que se dissolva no ar

Amém

Que assim seja e assim será!

A terapeuta vibracional Cris Meinberg ensina, neste vídeo do Tik Tok Vibe Mundial, como benzer o animal com a primeira reza:

@vibemundial Veja com Cris Meinberg (@cris_meinberg) do @benzerbemser, como benzer seu cachorro!#cachorro #benzer #proteção #cão #pet #animais #reza #espiritualidade ♬ som original – VibeMundial

Reza 2:

Em nome do Pai, da Mãe, do Filho e do Espírito Santo! 

Se com dois te puseram, com três eu tiro.

Com a força de Deus, eu tiro todo mal que possa estar aqui neste animal

Que assim seja e assim será!

Neste outro vídeo ela ensina como benzer o animal com a segunda reza:

@vibemundial Como benzer seu gatinho #gatos #benzer #benzedeira #esoterismo ♬ original sound – VibeMundial

Boa energia e vibração

É fundamental ressaltar a importância de cuidarmos da nossa energia e do ambiente em que vivemos para preservar a saúde e o bem-estar de nossos companheiros animais.

Independentemente das crenças individuais, a energia positiva em um lar pode contribuir significativamente para o equilíbrio emocional, físico e espiritual dos animais de estimação e de seus tutores.

Proporcionar um ambiente seguro, amoroso e livre de estresse para o animal é essencial para sua saúde geral. Manter uma atmosfera positiva no lar também beneficia os seus tutores.

Cuidar da própria energia, cultivar pensamentos positivos e praticar a gratidão não apenas fortalecem o vínculo entre humanos e animais, mas também criam um ambiente propício para o bem-estar de todos os membros da família, incluindo os peludos.

Ao estarmos conscientes da energia que cultivamos e do ambiente que criamos, estamos promovendo um espaço saudável e harmonioso não apenas para a saúde física, mas também para a felicidade e o equilíbrio emocional de nossos queridos companheiros de quatro patas.

Que cada lar seja um refúgio de positividade, amor e harmonia, onde humanos e animais possam prosperar juntos.

Fontes:

  1. Dicas de Benzedeira-Cris Meinberg
  2. Vibe Mundial – Vídeo 1
  3. Vibe Mundial – Vídeo 2

Veja nos conteúdos abaixo como manter seu animal bem:

10 Dicas para proteger os animais do calor

Aromaterapia para animais: Conheça utilidades e benefícios

Dente-de-leão: Uma planta benéfica também para saúde dos cães 

Prevenção à Fuga dos Pets: Campanha greenMe para evitar sofrimento animal

Alimentação vegana para cães e gatos é possível?




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...