São Francisco de Assis: milagres e mensagens para a humanidade


Dia 04 de outubro, comemora-se o Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais. Por isso, em homenagem a esse fraterno ser humano, este conteúdo traz os grandes ensinamentos, história, milagres vivenciados e obras de amor que São Francisco nos deixou com seu exemplo de vida.

História de São Francisco de Assis

São Francisco de Assis, nascido em 1181/1182, em Assisi, Itália, na realidade foi batizado com o nome de Giovanni, dado por sua mãe que era devota de São João Batista.

Esse primeiro nome de batismo foi mudado por seu pai, que havia acumulado grande fortuna nos comércios feitos na França, por isso resolveu rebatizar o filho como Francesco (alusivo a francês), então seu nome ficou Francesco D’Assisi (Francisco de Assis).

Francisco pertencia a uma rica família que vivia do comércio de tecidos nobres. Tinha uma vida abastada e uma boa educação com os estudos do latim, francês, música e poesia.

Seu pai queria que ele seguisse carreira no comércio, por isso, quando ainda adolescente, ele foi direcionado a trabalhar na loja de tecidos de sua família.

O jovem Francisco era alegre, gostava de se divertir e de curtir a vida com outros jovens de sua cidade.

Desde cedo ele tinha um temperamento gentil e generoso. Era apreciador da arte e da cultura, entretanto também se dedicou ao ofício das armas e da guerra, uma vez que a cidade de Assis vivia em conflito para conquistar a independência.

Nesse contexto, aos 20 anos, Francisco teve que participar da guerra entre Assis contra a cidade de Perugia.

O exército no qual Francisco lutou foi derrotado e ele permaneceu prisioneiro por 1 ano.

A prisão foi longa e difícil, e ele voltou para casa muito traumatizado e doente.

No cárcere, contraiu malária e tuberculose e quase foi a óbito.

Graça à intervenção de seu pai, ele foi libertado.

Ao retornar para a casa, ficou sob os cuidados de sua mãe e conseguiu se recuperar.

Recuperado, partiu novamente para nova batalha. Entretanto, no caminho ele teve uma visão, em que Deus lhe disse: “Vai, reforma a minha casa”.

Essa visão o levou a largar a vida de soldado e retornar à Assis para trabalhar na reconstrução da igreja San Damiano que estava em plena deterioração.

A partir de 1205, ele iniciou sua conversão, sendo que em 1206, ele trocou as suas roupas com as de um mendigo romano e abdicou de toda sua riqueza.

Outro fato marcante da transformação de Francisco de Assis foi quando ele se deparou com um homem leproso em uma planície em frente à Assis.

Nessa ocasião, ao ver o leproso no chão, ele prontamente o cobriu com seu próprio manto e ainda deu um beijo em seu rosto,  expressando enorme compaixão.

Com essa mudança radical de Francisco, seus amigos o abandonaram, e seu pai ficou contra ele, deserdando-o.

A conversão de Francisco de Assis

Após sua conversão, Francisco começou a se dedicar a obras de caridade aos leprosos e à restauração de locais de culto em ruínas.

Entre 1206 e 1207, ele se associou à comunidade beneditina que vivia nas encostas do monte Subasio.

Depois de 3 anos na ordem beneditina, ele voltou à pregação itinerante levando como mensagem os ensinamentos de Jesus.

Ordem Franciscana

Através de suas peregrinações, Francisco conquistou seguidores e apoiadores, até que em 1210 fundou a Ordem dos Frades Menores e começou a pregar o Evangelho ao povo.

Essa irmandade foi crescendo cada vez mais e conquistando a simpatia dos romanos.

A partir de 1213, a comunidade franciscana teve um ramo feminino fundado por Chiara d’Assisi.

A partir de 1217 a ordem franciscana foi se expandindo na França, Alemanha, Espanha e Hungria.

O movimento franciscano cresceu tanto, que acabou sendo institucionalizado, o que Francisco não queria que acontecesse, porém, com tamanha expansão, ele teve que ceder.

Ele fez questão que se mantivessem nessa ordem as regras do voto de pobreza e a prática da humildade, que foram aceitas pelo Papa Honório III em 29 de novembro de 1223.

Morte de Francisco

Após a expansão da Ordem Franciscana, Francisco passou os últimos anos de sua vida em algumas ermidas (conventos localizados em lugares isolados) próximas de Assis, onde morreu semicego em 1226.

Pouco antes de morrer, Francisco escreveu o “Cântico das Criaturas“, um louvor a Deus, um hino à vida e uma oração permeada por uma visão de uma forte Conexão entre a natureza e o Criador.

Canonização de São Francisco de Assis

Francisco de Assis morreu em 3 de outubro de 1226, sendo declarado santo 2 anos depois (em 1228), pelo então papa Gregório IX.

No dia seguinte, este papa foi pessoalmente colocar a pedra fundamental para erguer a Basílica de São Francisco de Assis, em sua cidade natal.

Francisco de Assis: a união da humanidade e espiritualidade

Francisco ensinava o amor para com todos os seres, a viver com alegria e considerava a natureza a mais alta expressão da criação divina.

O amor de Francisco pela natureza é exaltado no Cântico das Criaturas, também chamado de Cãntico do Irmão Sol, oração em forma de poesia que resume o seu amor por toda a criação.

Neste Cântico, Francisco celebra o sol, as estrelas, as nuvens, o céu, as flores, a relva, enfim toda natureza e os seres vivos.

Cântico do Irmão Sol

Ouça a mensagem do Cântico do Irmão Sol, neste vídeo do canal Namaskar – for you:

Mensagem de Francisco de Assis para a humanidade

Com sua conduta, estilo de vida e boas obras, São Francisco deixou uma mensagem de paz, solidariedade, fraternidade a todos os seres.

Outro exemplo que Francisco nos deixou foi a importância do recolhimento, do desapego e da alegria genuína e desinteressada.

Para São Francisco de Assis os ensinamentos e a pregação precisam andar juntos com as ações e boas obras, que servem como alicerce para uma vida plena, vivida com satisfação e paz interior.

Segundo o exemplo de Francisco de Assis, essas ações precisam ser fundamentadas em condutas como:

  • simplicidade
  • sinceridade
  • amor à todas as criaturas
  • compreensão fraternal a todos
  • valorização do trabalho

Francisco instruía seus irmãos de que a alma prefere a ação do que a teoria baseada somente no estudo e no ensino convencionais.

Ele dizia:

“Procura não a casca, mas o miolo, não o invólucro, mas a amêndoa, não muitas coisas, mas o bem supremo” – (Fonte: LIMA, 1973, p. 82).

A lição mais significativa que São Francisco deixou para a humanidade está expressa na saudação que ele dirigia a todos que encontrava:

“Pax et Bonum” – “Paz e Bem”

Quando chegava à alguma casa, Francisco dizia:

“A paz esteja nesta casa” ou “O Senhor vos dê paz.”

Anunciar a paz foi a sua maior inspiração, porque Francisco era um pacificador.

Inclusive, a paz interior é um estilo de vida, uma regra de conduta dos franciscanos, um modo de ir pelo mundo espalhando a concórdia entre os homens.

Valores de São Francisco de Assis

O estilo de vida adotado e preconizado por Francisco de Assis tinha como base 4 valores humanistas principais:

  1. a vida ativa
  2. a sociabilidade
  3. a liberdade
  4. a dignidade do homem

Vida ativa

É a ação prática de colocar a individualidade a serviço do bem do coletivo

Sociabilidade

Consiste em direcionar a própria evolução para a evolução dos demais, promovendo um bem estar integral e do todo.

Liberdade

Partindo do princípio, “Se nada tem, nada o prende“, Francisco praticou o desapego e largou tudo para fazer o que acreditava. E assim mostrou-se livre para seguir seus ideais.

Abdicar dos bens materiais significou para ele não ser escravo da riqueza, em prol da liberdade interior.

Dignidade do homem

Com seu exemplo, Francisco mostrou o valor da ética, da generosidade e das ações que promovem respeito, igualdade e fraternidade para com todos os seres, independente da espécie.

Fatos curiosos sobre São Francisco de Assis

Além de tantos fatos profundos e marcantes que envolvem a vida de Francisco de Assis também existem diversas curiosidades:

Frequentou a escola somente durante 3 anos

Francisco de Assis não se deu bem com o sistema educacional, por isso não frequentou a escola por muito tempo.

Era popular e festeiro

Antes da conversão, Francisco de Assis era festeiro, organizava banquetes com bebidas, diversão, amigos e mulheres e, por conta disso, se tornou muito popular em Assis.

Soldado atuante

Com 16 anos, Francisco entrou para o exército e participou de duas guerras.

A primeira foi uma batalha civil em Assis, dos comerciantes contra a nobreza da cidade.

Quatro anos depois, fez parte do exército de Assis contra a cidade vizinha de Perugia.

Apoio do Papa Inocêncio

A princípio, o papa Inocêncio III ficou receoso em apoiar Francisco e sua ordem, mas mudou de ideia quando sonhou que este monge peregrino segurava a Arquibasílica de São João de Latrão, em Roma, um dos maiores símbolos da Igreja Católica.

O papa interpretou esse sonho como um sinal de que Francisco seria importante para a expansão da igreja Católica e acabou por reconhecer a ordem franciscana.

Os milagres de São Francisco de Assis

Dentre as experiência espirituais de Francisco de Assis, temos:

A comunicação com o lobo Selvagem

Em uma ocasião, quando Francisco de Assis foi visitar a cidade de Gubbio, na Itália, soube que os moradores enfrentavam problemas com um lobo selvagem e feroz que estava a atacar diversos animais das criações locais e  até as próprias pessoas.

Francisco que amava e conversava com os animais, resolveu ajudar os moradores de Gubbio, indo ao encontro do lobo para acalmá-lo.

Eis que ao encontrar o lobo, ele se aproximou como quem se aproxima de um irmão e então disse:

“Irmãozinho lobo, quero somente conversar com você, meu irmão. E, caso você esteja me entendendo, levante, por favor, a sua patinha para mim!”

O irmão lobo, perante tamanha vibração de amor, ficou calmo e levantou sua pata dianteira e a pôs na mão aberta de Francisco, que novamente lhe dirigiu a palavra com carinho:

“- Querido irmão lobo, vou fazer um trato com você!

De hoje em diante, vou cuidar de você, meu irmão!

A cidade vai lhe dar comida, já que, por culpa das pessoas, a floresta não lhe oferece mais o alimento necessário.

Você vai poder entrar em minha casa e vou lhe dar comida.

Assim, seremos sempre amigos!

Você por sua vez, também será amigo de todas as pessoas desta cidade, pois de agora em diante, terá acolhimento, comida e carinho. Desta forma, não precisará mais matar ou agredir alguém para sobreviver.”

E assim o lobo acompanhou Francisco até a cidade e os moradores passaram a chamá-lo de Irmão Lobo.

As Chagas de Cristo

Um dos milagres vividos por Francisco de Assis ocorreu  quando ele fazia um jejum de 40 dias para se preparar para os festejos de São Miguel Arcanjo, em 29 de setembro de 1224,

Francisco em profunda contemplação e êxtase no Monte Alverne, recebeu a aparição de um serafim, imprimindo-lhe em seu no corpo as chagas (feridas) da crucificação de Jesus.

Este milagre foi presenciado por um franciscano que relatou ter visto o serafim imprimindo às Chagas em Francisco de Assis.

Estas chagas, também chamadas de estigmas, foram testemunhadas no corpo de Francisco por seus parentes e fiéis.

A narração da história de Francisco de Assis

Veja neste vídeo do canal Expedição 19, a breve narração da história de um dos maiores representantes do Crisitianismo, São Francisco de Assis:

O Santo dos animais e dos pobres

Os ensinamentos de Francisco tinham como base a humildade, a compaixão, a simplicidade, o desapego à riqueza e a prática da caridade.

São Francisco de Assis com suas atitudes mostrou:

  • Como valorizar o momento presente e a vida
  • A integração com os animais, plantas e a natureza
  • O respeito à dignidade humana, independente da classe social, credo ou situação econômica

A vida dele é muito inspiradora e um exemplo de humanidade a ser seguido!

Fontes:

Veja mais conteúdos com ensinamentos edificantes em:

101 Melhores Frases, Pensamentos, Ensinamentos do mestre Osho

O que é TAO e como seus ensinamentos podem beneficiar nossas Vidas

Estoicismo, a Filosofia do Viver em Paz. 10 Ensinamentos para a Vida

Tolstói para além de seu tempo: os ensinamentos de vida do escritor russo

Por que não devemos julgar nossos pais, segundo Bert Hellinger

AHIMSA: como viver o princípio da NÃO violência

Humildade, Simplicidade e Amor: aprenda com os Essênios grandes lições de vida

Aprenda a elevar sua autoestima com o filósofo Michel de Montaigne  

Jainismo, a religião que ensina que não é só o ser humano que tem Alma!

Ashoka: o imperador da causa animal e do respeito à natureza




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...