Lobo: significado e simbologia. Rompendo paradigmas do Lobo Mau


Desde a infância, o lobo faz parte do imaginário humano. Diversas fábulas, contos e parábolas têm esse animal como antagonista principal.

Muitos mitos da antiguidade eram representados pelo lobo. Por isso, este conteúdo traz informações para melhor compreender as simbologias e respectivos significados associados a este enigmático animal.

Características do Lobo

Antes de compreender as várias simbologias do lobo, é importante conhecer sua natureza e características.

O lobo faz parte da família Canidae, sendo que seus ancestrais viveram cerca de 300 mil anos atrás.

Indivíduos dessa espécie vivem em várias partes do mundo e podem variar de tamanho, peso e aparência, conforme a região em que habitam.

Algumas das habilidades do lobo são:

  • Percorrer e superar longas distâncias
  • Seu uivo é tão sonoro e potente que pode ser escutado até 1 quilômetro de distância
  • Esse animal é resistente e adaptável à condições hostis, como relevos acidentados e baixas temperaturas
  • A pelagem dele funciona como capa protetora contra umidade e sujeira
  • A conformação de suas patas facilitam andar em superfícies escorregadias ou acidentadas
  • Ele é capaz de se desenvolver em diversos habitats como desertos, tundras, taigas, florestas temperadas, montanhas e campos
  • Sabe viver de forma comunitária, ou seja, em bandos, conhecidos como alcateias, onde prevalece a liderança de um macho alfa (dominante).
  • Os indivíduos dessa espécie não são dados a embates e brigas, pois os que são mais passivos e submissos evitam confrontos com os que são dominantes, mantendo a harmonia da alcateia.
  • Ele é sociável, protetor e também sensível em relação aos outros indivíduos da alcateia.
  • A comunicação entre os lobos se dá através da linguagem corporal e dos uivos. Por exemplo: quando ele fica com raiva, mostra os dentes e levanta as orelhas; se estiver com medo, abaixa as orelhas e coloca o rabo entre as pernas; para mostrar respeito ou obediência a outro lobo, abaixa a cabeça e até se deita com a barriga para cima.

Saiba mais sobre a natureza dos lobos em:

O arquétipo do Lobo

Para compreender o arquétipo do lobo, é necessário conhecer melhor as qualidades desse animal. Isto porque, ao longo da história, o lobo foi sendo estereotipado como um animal mau, o que não corresponde à realidade.

Por isso, veja as diversas qualidades e virtudes do lobo:

  • é um animal com forte senso de lealdade
  • É uma criatura sociável e amigável.
  • É expressivo e um exímio comunicador
  • É inteligente, adaptável e sagaz
  • Além de tudo, é um bom observador e estrategista

Simbologias associadas ao Lobo

Com base na natureza e na representação espiritual do lobo, existem várias simbologias associadas a esse animal:

Roma Antiga

A lenda de Rômulo e Remo conta que estes dois irmãos, fundadores de Roma, foram salvo, amamentados e criados por uma loba.

Cultura Celta

Para os povos celtas, o lobo era considerado Guardião da Noite e Protetor dos Bosques.

Mitologia Chinesa

Na China, o lobo é símbolo de bravura, heroísmo e coragem.

Gengis Khan, fundador do Império Mongol e precursor das dinastias chinesas, é representado por um lobo.

Mitologia Egípcia

O deus da Justiça Divina, Anúbis, é representado com a cabeça de um chacal-egípcio, que na verdade é uma subespécie de lobo-dourado.

Mitologia Grega

Na Mitologia Grega temos a origem da lenda do Lobisomem, o homem que se transformava em lobo na Lua Cheia e ao amanhecer voltava a ser humano.

Nativos Americanos

Para os indígenas americanos, o lobo é um símbolo poderoso e é visto como Guia Espiritual, apontando caminhos de ascensão e melhoria.

Os indígenas consideram os uivos do lobo uma comunicação com o mundo espiritual. Por isso, o veem como um mensageiro e guia da espiritualidade.

Arquétipo Psíquico

A escritora e analista junguiana Clarissa Pinkola, que é autora do livro “Mulheres que correm com os lobos”, estabeleceu nesta obra uma associação entre a natureza do lobo e o instinto feminino, para isso fez uma investigação sobre a repressão da natureza instintiva feminina.

Segundo esta autora, é possível resgatar a loba que existe em cada mulher, indo a fundo no inconsciente feminino e transcendendo os condicionamentos repressivos da sociedade.

Histórias Infantis

Existem várias histórias infantis que exploram o lado negativo do lobo, como Chapeuzinho Vermelho e Os Três Porquinhos.

Nessas histórias, o lobo aparece como um ser ardiloso e feroz, representando os instintos ocultos do ser humano que precisam ser encarados, para seu melhor desenvolvimento.

O Lobo no Xamanismo

Nas diversas culturas e religiões, o lobo aparece como ligação entre o mundo físico e o espiritual e intermediário entre o visível e o invisível.

No Xamanismo, o lobo é associado à proteção e à capacidade de nutrir e transmitir força. Por isso, é visto como Guardião e Protetor.

Pessoas que têm o lobo como animal de poder ou guia espiritual valorizam as tradições, têm forte empatia, são bem ligadas à família e têm habilidades para organização, adaptação e mudança.

Quando o lobo aparece para alguém, seja em sonho, visualização mental, intuição, insight e/ou sincronicidades, isso pode estar sinalizando a necessidade de se trabalhar sobre o medo, indicando que é preciso investigar as profundezas do inconsciente, a fim de superar pensamentos e sentimentos negativos, e fortalecer o espírito.

O lobo, como guia espiritual, traz a mensagem de enfrentar o próprio medo com valor e decisão, e ir mais longe, sem temor.

Esse totem atua como Mestre da Alma, ativando a intuição,  a sabedoria, a confiança, a generosidade, a ação, a criatividade e o desprendimento.

Como animal espiritual, o lobo nos lembra da importância de resgatarmos nossa verdadeira natureza, e de nos conectar ao nosso espírito que é livre e natural, acessando dessa forma, o nosso real poder.

Quer saber mais sobre o Xamanismo?

Acesse o conteúdo:

Sonhar com Lobo o que significa

Os sonhos com lobos podem ter distintos e variados significados e a interpretação irá depender de vários fatores:

  • Como o sonhador vê o lobo – ou seja, o que sente em relação a esse animal
  • O contexto do sonho – se transcorre de forma densa e negativa ou favorável e positiva
  • A situação de vida que o sonhador está passando – se é um momento de dificuldades ou harmonioso e bom.
  • Como se encontra a psique do sonhador – conturbada ou em paz

Levando em conta todos esses fatores, é possível o sonhador refletir e interpretar o seu sonho, de forma personalizada e particular, de acordo com seu universo psicológico.

Entretanto, independente dessas particularidades, pode-se extrair alguns significados gerais do arquétipo do lobo, que poderão ajudar nessa interpretação, variando de acordo com a realidade de cada sonhador.

Em situação favorável, sonhar com lobo pode significar equilíbrio, firmeza e objetividade para lidar com os desafios da existência.

Sonhar com um lobo pode também trazer a mensagem de que é necessário se atualizar mais, aprimorar a comunicação, melhorar as relações e se organizar para alcançar os objetivos.

Em contexto adverso, sonhar com lobo pode representar repressão dos instintos ou medo exacerbado de algo.

Para entender como interpretar os sonhos, leia:

Tatuagem de Lobo: significado

Provavelmente, deu para perceber que o lobo é um símbolo fascinante e emblemático. Por isso, diversas pessoas fazem tatuagem com a imagem desse animal belo, vigoroso, destemido e, ao mesmo, amoroso e protetor.

Pessoas que se identificam com as qualidades e significados espirituais do lobo optam por essa magnífica tatuagem.

Se você é uma dessas pessoa e pretende ter a tatuagem do lobo, informe-se sobre tatuagens naturais e sem riscos à saúde e perigo à vida animal:

Rompendo paradigmas do Lobo Mau

O lobo, através de sua natureza instintiva, inteligência e contraparte espiritual, nos convida a equilibrar o silêncio interno com a observação externa; a razão com as emoções e o individual com o social.

Ele aponta para a trilha do desenvolvimento e realização, a qual, cabe a cada um a decisão de segui-la ou não. É aí que entra o nosso livre arbítrio e responsabilidade individual.

Talvez te interesse ler também:

URSO: símbolos, significados culturais e espirituais

Golfinho: Símbolo de Conexão, Comunicação Elevada e Espiritualidade

Por que o Escaravelho é considerado Sagrado? Conheça seu Simbolismo 

Árvore da Vida – os significados celta e bíblico




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 3 comentários

  1. Ali
    Publicado em 03/01/2023 às 6:47 am [+]

    Sonhar com dente caindo significado evangelico? Representa medo do futuro. Também simboliza sua ansiedade sobre coisas que ainda nem aconteceram. Planejar uma vida é bom, mas às vezes é melhor deixar as coisas correrem bem. Um sorriso é uma das características mais proeminentes de qualquer pessoa.


  2. Daia Florios
    Publicado em 03/01/2023 às 12:57 pm [+]

    Sim, temos um artigo sobre significado de sonhar com dentes caindo aqui -> https://www.greenme.com.br/informarse/significados/90382-o-que-significa-sonhar-com-dentes-caindo/


  3. Layane Moraes Queiroz
    Publicado em 14/04/2023 às 11:25 am [+]

    Eu gostei bem de boa graças a Deus te abençoe sempre 🎂


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...