URSO: símbolos, significados culturais e espirituais


Cada animal, com seu espírito, comportamento e poder, traz em si diversas simbologias que encerram mensagens e lições de sabedoria. Hoje vamos falar da simbologia e do significado do urso.

Conheça a natureza bem como as simbologias culturais, psicológicas e espirituais associadas ao urso.

Características do urso

A maioria dos ursos se vale de uma estratégia para se adaptar à escassez alimentar decorrente do inverno, que é a hibernação.

A hibernação é um mecanismo de defesa dos ursos através do qual eles poupam energia, entrando em estado de letargia e repouso, diminuindo a frequência cardíaca, a temperatura corporal, o metabolismo e a respiração.

Para se ter uma ideia, os ursos pardos e pretos podem passar 100 dias ou mais sem comer, beber, urinar ou defecar. O que os mantêm vivos é a camada de gordura corporal acumulada durante o verão e o outono.

Qualidades do urso

O significado e o simbolismo do urso estão associadas às suas qualidades, como:

  • força
  • coragem
  • senso de proteção
  • paciência
  • diversão
  • curiosidade
  • afetuosidade
  • ferocidade, quando necessária, em defesa de sua autopreservação

Significado espiritual do urso

Em muitas culturas, os ursos são reverenciados como seres sagrados e espirituais.

Este animal representa a coragem de evoluir, o poder de ação e a mente ampla.

Ademais, o urso nos lembra de confiar em nossos instintos e proteger nossa fé.

Simbologias do Urso em diversas culturas

O urso é um animal associado aos mais diversos simbolismos:

Pré-História

Na Pré-História, o urso era admirado e reverenciado por sua capacidade de ressurgir firme e forte após o período de hibernação, comportamento que simboliza o poder da renovação.

China antiga

Os antigos chineses viam os ursos como seres ligados ao divino.

De acordo com o mito Shan Hai Ching (Clássico das Montanhas e Mares),  no século IV a.C havia um local chamado Montanha do Urso que tinha muitas cavernas nas quais viviam vários ursos. Esse local era considerado sagrado porque acreditava-se que os deuses iam lá para se comunicarem com o espírito dos ursos.

Celtas

Os celtas tinham uma deusa chamada Artio que era representada por um urso olhando uma mulher sentada em uma cadeira. Essa deusa era considerada a Mãe Primal (que deu origem a tudo), era vista como protetora e símbolo de força, poder, abundância, conhecimento e transformação.

Cultura finlandesa

Na mitologia finlandesa, o grande urso chamado Otso era considerado o rei da floresta. Os antigos finlandeses respeitavam o urso como um animal sagrado.

Símbolo da Rússia

O urso é símbolo da Rússia, tendo sido utilizado em vários contextos:

  • Para representar os Jogos Olímpicos de Moscou em 1980, através de uma ilustração de uma ursinha que recebeu o nome de MIsha, criada pelo ilustrador Victor Chizhikov,
  • Após a desintegração da União Soviética, o Parlamento russo demonstrou certo apoio para ter o urso no brasão nacional, o que acabou não acontecendo.
  • Posteriormente, o urso foi considerado o símbolo do Partido Rússia Unida, passando a figurar na política desse país.
  • A partir do ano 2000, o urso se tornou emblema nacional da Rússia.

Símbolo de Berlim

O urso também é símbolo de Berlim, ao que parece desde 1280, quando figurou em um selo heráldico, quase duas décadas antes da cidade ser unida a Cölln, marcando o nascimento de Berlim.

O emblema da capital alemã é representado por um urso de pé. Acredita-se que seja uma homenagem a Albretch I, conhecido como “o urso”, um guerreiro saxão que conquistou aquelas terras.

Psicologia Junguiana

 ©Francesco De Tommaso/Unsplash

©Francesco De Tommaso/Unsplash

O psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Jung percebe o urso como um arquétipo ligado ao instinto de proteção, direcionado àqueles que amamos ou temos vínculos fortes. Para a Psicologia Junguiana o arquétipo do urso também está associado ao inconsciente incontrolável e, por causa disso, relacionado às nossas sombras ou manifestações explosivas.

Constelação Ursa Maior

A constelação Ursa Maior é visível ao longo do ano no hemisfério norte e está associada à lenda grega de Calisto.

Conta essa lenda que Zeus se apaixonou por uma mortal chamada Calisto. Quando Hera, esposa de Zeus, soube, transformou a jovem em ursa. Calisto tinha um filho que não sabia que sua mãe tinha virado uma ursa e, ao ver o animal, sentiu-se ameaçado e prestes a atacá-lo.

Para impedir que o jovem matasse sua mãe, Zeus o transformou em urso e lançou ambos, mãe e filho, ao céu. Daí a origem das constelações Ursa Maior e Ursa Menor.

Xamanismo

De acordo com o Xamanismo, pessoas que têm o urso como animal de poder pensam antes de agir, são valentes, protetoras, pacíficas mas, quando ameaçadas, agem de forma destemida.

O totem do urso nos ajuda a mergulhar em nossa caverna interior, para que, no silêncio, possamos nos regenerar e retornar ao mundo externo mais fortes, revigorados e sábios.

Este totem nos convida à introspecção, solidão e nos leva à intuição, cura física, consciência e renascimento.

A medicina xamânica do urso traz a cura de traumas e equívocos do passado, nos levando a rever o que ficou mal resolvido e retido na forma de mágoas e culpas, trazendo a compreensão e a libertação daquilo que nos impede de nos sentirmos mais fortes e confiantes.

Cores do Urso e suas simbologias

As cores dos ursos também trazem simbolismos e significados:

Urso branco

Significa abertura, resistência, adaptabilidade, receptividade e amplitude: qualidades relacionadas ao urso-polar. O urso branco está associado à visão profunda, pois esse animal enxerga a grandes distâncias na região polar.

Urso-panda

O urso-panda, que tem cores preta e branca, representa versatilidade e ambiguidade. Esse animal é divertido, afetuoso, atento, brincalhão, mas também teimoso. Embora espirituoso e extrovertido, quando pressente alguma ameaça, fica desconfiado.

Urso-pardo

O urso-pardo é um animal solitário, porém, sabe conviver pacificamente quando existe abundância de alimento.

Apesar do tamanho, o urso pardo é muito ágil e rápido pois, se necessário, consegue alcançar velocidade de até 30km/h.

Ele também tem grande resistência, pois é capaz de percorrer enormes distâncias em busca de comida.

Em contexto simbólico, este urso nos remete à persistência, determinação e tenacidade.

Urso cinza

O urso-cinzento se distingue por ter uma corcunda pronunciada em seus ombros. Essa espécie demarca grande território. Simbolicamente, este urso representa autoridade, resiliência, firmeza, coerência, equilíbrio e poder.

Urso preto

O urso-negro tem grande habilidade para subir em árvores e montanhas e é um habitante da floresta. O simbolismo deste urso se relaciona à versatilidade, adaptabilidade e  aos mistérios de nosso interior.

Sonhos com urso

O significado de sonhar com urso irá depender da impressão que o sonhador tem desse animal e do que está vivendo em sua existência.

Para interpretar o sonho com urso é preciso estabelecer associações entre o contexto do sonhador e o arquétipo do urso. Por isso, sonhar com urso pode assumir várias conotações, como:

  • Alguém forte e cheio de garra ou pessoa protetora (que pode ser alguém na vida do sonhador ou ele próprio)
  • Docilidade ou, em contexto adverso, amargura e carência de afeto.
  • Amizades confiáveis ou, em aspecto negativo, inimigos ou falsos amigos

O urso no Baralho Cigano

O baralho cigano tem uma carta representada pelo urso.

Quando essa carta sai em uma consulta, ela pode significar:

  • Um sinal de alerta para falsidades, traições, inimizades e desentendimentos, caso saia invertida ou acompanhada de cartas negativas.
  • No caso de sair em posição normal e em bom contexto no jogo, pode representar pessoa forte, firme, confiável e protetora, que pode se referir ao próprio consulente ou à alguém na vida dele.

O urso no Feng Shui

No Feng Shui, o urso representa a mobilidade entre Yin e Yang, já que este animal transita entre movimento/Yang (floresta) e recolhimento/Yin (hibernação). Também está relacionado à proteção do lar e da família.

O símbolo do urso pode ser usado no Feng Shui em ambientes através de quadros e estatuetas.

O significado do urso na Bíblia

Na Bíblia, a força do urso aparece de forma metafórica em várias passagens para representar o poderio ou oposição de determinado povo. Por exemplo:

Isaías 11;7

  • A vaca e o URSO pastarão juntos, seus filhotes dormirão lado a lado e o leão comerá palha como o boi.

Samuel 17:37

  • Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do URSO; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.

Apocalipse 13:2

  • E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de URSO, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio.

Significado da tatuagem de urso

Em geral, quem tatua um urso é porque admira as características desse animal ou quer representar qualidades que ela mesma possui, tais como: coragem, afetuosidade, paciência, resiliência e senso de proteção.

Medicina Chinesa

Infelizmente, existe um lado extremamente cruel da medicina chinesa que faz uso da bile do urso para formular o medicamento Tan Re Qing, utilizado para tratar impotência e infecções.

Existem plantas que têm propriedades para tratar tais problemas, não havendo necessidade de tamanha crueldade!

Proteção aos Ursos

Outro fato triste é que várias espécies de ursos estão ameaçadas de extinção.

As causas dessa ameaça são várias:

É preciso políticas e ações de proteção às espécies de urso e ao habitat em que vivem, para que possam ser preservados!

Ensinamentos do Urso

O urso nos ensina que existem momentos que precisamos hibernar, dar uma pausa para poupar e refazer nossa energia e poder sair renovados e fortalecidos para um novo ciclo da existência.

Ele nos ensina a sermos pacíficos, mas sem nos anular, lembrando que, quando necessário, é preciso defender nossa integridade, bem como a de quem amamos.

E para encerrar, é oportuno deixar um fraternal e carinhoso abraço de urso, que significa um abraço forte e enérgico.

Fontes:

  1. National Geographic
  2. Uniguide
  3. Wikipedia
  4. DW
  5. Luz dos Anjos
  6. Vida Animal
  7. DCI
  8. Tattooja

Para mais conteúdos sobre simbolismos, talvez te interesse ler também:

Significado de sonhar com aranhas 

A profunda simbologia dos peixes e seus diversos significados 

Escorpião: símbolo e significados na lenda, no sonho e na vida

Simbologia do cão: TODOS os possíveis significados do cachorro

Mariposa: significados, características, ensinamentos e curiosidades   

O que significa sonhar com cobras?

Por que o Escaravelho é considerado Sagrado? Conheça seu Simbolismo 

Joaninha: Por que ela é considerada Símbolo da Sorte?

Leão, o Rei da Selva. Significado simbólico e da tatuagem

Jacaré: simbologia, significado nos sonhos e importância na Vida

Borboleta: simbologia, significado no sonho e importância ecológica

Mariposa: significados, características, ensinamentos e curiosidades   




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Simbolos Misticos o que e?E qual o seu significado
    Publicado em 19/09/2022 às 12:24 am [+]

    […] em várias lendas ao redor do mundo, o urso é um conhecido símbolo de força, tenacidade e coragem. Eles sempre foram respeitados e temidos por causa de sua ferocidade e poder. […]


  2. pedro silva
    Publicado em 11/05/2023 às 12:59 pm [+]

    muito legal esse site parabéns pelo conteúdo.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...