4 de Outubro é um DIA ESPECIAL: Dia de São Francisco de Assis, Dia do Cachorro, Dia dos Animais e Dia da Natureza

4 de Outubro é um DIA ESPECIAL: Dia de São Francisco de Assis, Dia do Cachorro, Dia dos Animais e Dia da Natureza

No dia 4 de Outubro temos várias datas comemorativas importantes que nos lembram da importância de vivermos em harmonia com a natureza, respeitando os animais e expressando amor à toda manifestação de vida em nosso planeta.

Assim nos ensina São Francisco de Assis, que neste dia é homenageado nos lembrando do valor essencial da humanidade que é o respeito à vida!

Hoje é um dia para todos os amantes dos animais e da natureza comemorarem. E sendo segunda-feira vamos aproveitar para tirar a carne do prato em homenagem também à Segunda Sem Carne que nessa data, esse ano, vem perfeitamente a calhar!

04 de Outubro é Dia de São Francisco de Assis

Giovanni di Pietro di Bernardone, conhecido como São Francisco de Assis, nascido em Assis, Itália, no dia 5 de julho de 1182 e falecido em 3 de outubro de 1226, mas sepultado em 4 de Outubro, foi um frade católico em seu país de origem.

Era um jovem inquieto, que resolveu trocar a vida mundana por uma vida voltada para a espiritualidade e a simplicidade.

Abdicou da riqueza e privilégios que tinha, como jovem filho de família abastada, e passou a viver para ajudar os necessitados. Fundou a ordem dos Frades Franciscanos, que desencadeou a renovação do Catolicismo de seu tempo.

Ele promoveu a pregação itinerante, ao contrário dos religiosos da época que permaneciam nos mosteiros.

Francisco de Assis tinha uma intensa compaixão por todos os seres e vivia, de forma profunda, exaltando os ensinamentos e a humanidade de Jesus Cristo.

Na prática de sua espiritualidade e fé cristã, São Francisco de Assis enxergava o belo e o bom nas criaturas e na Criação, em um tempo que o mundo era visto como pecaminoso e mau.

Viveu uma existência dedicada aos desafortunados e carentes, e amou todas as criaturas, de todas as espécies, tratando-as como irmãos.

Essa visão humanista de Francisco de Assis e sua relação com a natureza e os seres, contribuiu para desencadear mudanças em vários aspectos da sociedade de sua época e que, mais tarde, viria a se somar às transformações provocadas pelo Movimento Renascentista, que teve suas origem na Itália.

Origem do Dia de São Francisco de Assis

sao francisco

É a data do sepultamento de Francisco de Assis em 4 de Outubro de 1226, na Igreja de São Jorge na cidade de Assis. O Papa Gregório IX, após dois anos de sua morte, o canonizou como Santo da Igreja Católica.

Por seu amor à Natureza e aos Animais, São Francisco de Assis ficou conhecido e é tido como Padroeiro da Ecologia e Protetor dos Animais.

São Francisco: o Santo padroeiro dos animais que nos ensina empatia e simplicidade

Como ficou conhecida a Oração de São Francisco de Assis

A Oração da Paz ou de “São Francisco de Assis”, é datada de 1912, divulgada em um boletim sobre espiritualidade em Paris, na França e tem autoria anônima.

Em 1916, em Roma, na Itália, esta oração foi impressa em uma folha cujo verso tinha a estampa de São Francisco. Desta associação, e também pelo fato de a mensagem da oração sintetizar os ensinamentos de São Francisco de Assis, ela passou a ser divulgada como de autoria dele.

Oração de “São Francisco de Assis”

“Senhor,

Fazei de mim um instrumento de vossa Paz!

Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,

Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.

Onde houver Discórdia, que eu leve a União.

Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.

Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.

Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.

Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.

Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!

Ó Mestre,

fazei que eu procure mais:

Consolar, que ser consolado;

Compreender, que ser compreendido;

Amar, que ser amado.

Pois é dando, que se recebe.

Perdoando, que se é perdoado e

É morrendo, que se vive para a vida eterna!”

04 de Outubro Também é Dia do Cachorro

sao francisco capa

Em 04 de outubro também se comemora o Dia do Cachorro, e esta data, como vimos anteriormente, é o Dia de São Francisco de Assis.

Por causa da relação de São Francisco de Assis com os animais, os apaixonados por cachorros, utilizam esta data para promoverem atividades em celebração e respeito a eles.

Protetores, instituições e ONG’s, aproveitam este dia de comemoração para fazerem campanhas de adoção responsável e solidária para os cachorros em situação de abandono, além de realizarem consultas gratuitas e cirurgias de castração para cães da população carente, com o objetivo de diminuir a quantidade de cachorros de rua.

Aqueles que têm vontade de ajudar nossos amigos caninos, fiquem atentos às atividades agendadas por ocasião desta data!

04 de Outubro: Dia dos Animais

leoa leao

O Dia dos Animais é comemorado, mundialmente, em 4 de outubro.

Em 1931, em Florença, na Itália, ocorreu uma importante convenção de ecologistas para tratar da importância e preservação da vida animal em todas as suas formas. À partir de então, nesta data, se intensificaram celebrações e eventos especiais, no mundo inteiro, destinados para este fim.

O 4 de Outubro foi escolhido como o Dia Mundial dos Animais, porque é o dia comemorativo de São Francisco de Assis, um amante da natureza e padroeiro dos animais e do meio ambiente.

Esta data ressalta a importância que os animais têm em nossas Vidas, destacando a necessidade do respeito e da responsabilidade que cada ser humano precisa ter para com todas espécies de animais.

O Dia dos Animais, por estar associado ao Padroeiro dos Animais, São Francisco de Assis, é comemorado pela Igreja Católica.

Igrejas do mundo inteiro se valem desta data para abençoar os animais.

Em várias paróquias são realizadas missas, com a participação dos animais, acompanhados por seus tutores.

Muitas escolas promovem eventos e projetos para conscientização da importância de proteger, respeitar e valorizar todos os seres que habitam o nosso planeta.

04 de Outubro: Dia da Natureza

 

O Dia da Natureza é celebrado em 4 de outubro, mundialmente.

Esta data é destinada a lembrar da necessidade de nós fazermos uso de métodos sustentáveis e práticas conscientes de utilização dos recursos do meio ambiente.

O que constitui os recursos da natureza é o que não é produzido pelo ser humano como: a terra, a água, as árvores, a atmosfera, os animais, etc.

O Dia da Natureza é celebrado em escolas, pelas Secretarias do Meio Ambiente, por ativistas e ecologistas que promovem campanhas, realizam projetos com os objetivos de estimular a população a agir com mais responsabilidade e consciência em relação à natureza e seus recursos naturais.

Práticas sustentáveis para contribuirmos com a preservação e o respeito à natureza:

  • Pratique o consumo consciente: compre o mínimo indispensável e prefira sempre produtos artesanais, do comércio local, feitos de materiais reciclados ou reaproveitados;
  • Plante uma árvore, faça uma horta, um pomar ou jardim em casa;
  • Reaproveite materiais, sempre quando possível;
  • Separe o lixo para ser reciclado;
  • Ajude a limpar e conserve a limpeza de praias e vias públicas (ruas, parques e praças)
  • Não desperdice alimento, água e energia elétrica.
  • Informe-se sobre os impactos prejudiciais que o consumo da carne provoca para os animais, para a natureza e para a nossa saúde e opte por uma alimentação consciente.

E, para resumir a essência desta data, lembremos do que já dizia o líder revolucionário da Independência da Índia – Mahatma Gandhi:

“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa necessidade.

Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome”.

Bom gente, vimos que o Dia 4 de outubro é um dia MUITO especial, e que temos 4 motivos para celebrar a nossa existência, a nossa vida, respeitando e valorizando a natureza e os animais como São Francisco nos ensinou com seu exemplo de vida e humanidade!

Um feliz dia para todos vocês!

Talvez te interesse ler também:

Campanha: empresas aéreas deixem os pets viajarem com seus humanos

Carne cultivada de laboratório: carne do futuro? Como é feita?

Conexão Mãe Terra – Mãe Natureza: como entrar em contato com nossa origem

Ouriço-terrestre: apesar de ameaçado de extinção, cresce o interesse pela domesticação do animal

Joaquim Phoenix, Moby, Billie Eilish e outros artistas pedem: parem de ignorar que a pecuária é a causa da crise climática!

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *