O poder da gratidão na visão de um psicólogo


“Viver lamentando da vida e reclamando das pessoas e situações a sua volta não vai ajudar em nada. Quem vive lamentando está gerando uma energia contrária ao sucesso e à felicidade. Ser grato pode ser uma ferramenta poderosa para transformar a sua vida”, ensina Wilson Pereira Figueredo.

No texto, o psicólogo embasa seu argumento apontando que os átomos absorvem e emitem ondas eletromagnéticas, assim como cada molécula do corpo humano é, na verdade, uma vibração de energia. Por sua vez, as diferentes emoções e percepções acerca da vida resultam em diferentes tipos de frequências vibratórias.

Assim, a atitude de constantemente reclamar geraria, segundo Figueredo, um campo magnético de frequência equivalente, atraindo pessoas e situações que vibram na mesma energia. Esta é, para ele, a lógica em que opera o universo, com cada ação provocando uma reação igual e na direção contrária, devolvendo para nós aquilo que emitimos, por vezes inconscientemente.

Por outro lado, demonstrar gratidão diante das situações, ainda que adversas, seria um exercício para a criação de um campo vibratório mais saudável, o que, segundo o psicólogo, pode até mesmo reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão. Tal postura amenizaria

“as situações adversas, deixando-as mais leves, além de provocar o sentimento de valor ao que se tem, e menos frustração pelo que não se tem”, escreve.

Ele defende, ainda, que a concentração nas lacunas da vida gera bloqueios e limitações, resultantes de um aprisionamento na energia negativa que nós próprios criamos a partir dos pensamentos igualmente negativos. Para reverter essa condição desfavorável, bastaria “dar os comandos corretos para nossa mente”.

“Comece a observar as pequenas coisas a sua volta, muitas delas são fundamentais para sua sobrevivência. O ar que você respira, a água, o sol, a chuva, o dia, a noite, etc. Você já agradeceu por isso hoje? Não fique esperando acontecimentos espetaculares para sentir gratidão, seja grato pelas pequenas coisas do seu dia a dia. A gratidão torna a vida mais alegre, agradável e gloriosa. E ela precisa ser cultivada e expressa, mesmo em situações aparentemente desfavoráveis”, aconselha.

Talvez te interesse ler também:

DIÁRIO DE GRATIDÃO: COMO E POR QUE COMEÇAR A ESCREVER UM

PARA SER FELIZ BASTAM 12 MINUTOS DE GENTILEZA POR DIA. PALAVRA DA CIÊNCIA

GENTILEZA, BONDADE, COMPAIXÃO – QUALIDADES INATAS QUE PRECISAMOS TREINAR PARA NÃO ESQUECERMOS




Gisele Maia

Jornalista e mestre em Ciência da Religião. Tem 18 anos de experiência em produção de conteúdo multimídia. Coordenou diversos projetos de Educação, Meio Ambiente e Divulgação Científica.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...