Alimentação vegana para cães e gatos é possível?


O veganismo é um movimento que vem crescendo, conforme as pessoas vão percebendo os efeitos prejudiciais do consumo da carne para os animais, para a saúde e para o planeta. Ao passo que humanos vêm se tornando veganos e têm animais de estimação, eles se deparam com a dúvida: será que é possível criar pets com uma dieta vegana?

Sobre esse questionamento existem opiniões divergentes, tanto de especialistas e defensores de animais, quanto de tutores de pets.

Levando em conta essa questão, este conteúdo traz informações com embasamento de especialistas e depoimentos de tutores, para poder te ajudar a ver com mais clareza qual a escolha mais acertada para a saúde de cada pet.

Acompanhe os esclarecimentos a seguir para ampliar seu conhecimento sobre o assunto.

A evolução dos cães e gatos

Cães e gatos são carnívoros por natureza. Porém, quando começaram a conviver com o homem, passaram a se adequar a alimentos que não comiam quando viviam de forma selvagem.

Mesmo quando estavam totalmente integrados na natureza, esses animais não se restringiam a se alimentar somente de carne. Por uma questão de sobrevivência, se alimentavam também de vegetais.

Com o passar do tempo, cães e gatos ficaram muito próximos dos humanos e hoje estão condicionados a viver de uma forma diferente de quando viviam soltos na natureza.

Cães e gatos se tornaram animais de estimação e até entes da família, por isso, para manter uma convivência saudável eles são desparasitados, recebem tratamento contra pulgas, tomam banho para se manterem limpos e têm suas caminhas.

No que diz respeito à alimentação, tem tutores que dão ração, outros comida caseira. Entretanto, uma nutrição adequada não tem a ver com os tipos de alimentos, e sim com os nutrientes que os alimentos contêm.

Pet vegano é possível?

Um animal alimentado com uma ração à base de proteína animal ou comida cozida com carne, mas, que não é balanceada, poderá gerar deficiência nutricional nele.

Tanto a ração quanto a comida caseira para pets precisa ter os nutrientes que eles precisam. No caso de pets veganos, eles podem se valer da suplementação como ocorre com os veganos quando suplementam a B12, por exemplo.

Levando todos esses fatores em conta, sim, é possível uma alimentação vegana para cães e gatos, porém, respeitando os seguintes critérios:

  • Consultar o veterinário do pet para ver se ele não tem nenhuma deficiência nutricional ou problema de saúde
  • Pesquisar uma ração de qualidade que ofereça os nutrientes que o animal precisa.
  • Ou fazer comida caseira balanceada com variedade de alimentos vegetais ricos em proteína, vitaminas, minerais e aminoácidos que o animal necessita e, se for necessário, fazer suplementação com a orientação de um veterinário especialista em nutrição.

Estudo sobre dieta vegetal para pets

Andrew Knight, professor de veterinária da Universidade de Winchester, fez uma pesquisa mostrando que cães e gatos tiveram resultados de saúde tão bons ou melhores, quando seguiam dietas à base de plantas formuladas com suplementos nutricionais, com relação àqueles alimentados com rações de carne para animais de estimação.

“Cães, gatos e outras espécies têm necessidades de nutrientes, não precisam de carne ou qualquer outro ingrediente em particular.

Eles precisam do conjunto de nutrientes e que seja fornecida uma dieta suficientemente saborosa e digerível,  para que sejam motivados a comer e se possa vê-los prosperar”, explica.

Ele ainda acrescenta:

“Não há razão científica para que uma dieta composta apenas de ingredientes vegetais, minerais e sintéticos não possa ser formulada para atender a todas as necessidades de palatabilidade, nutrição e biodisponibilidade das espécies a que se destinam.”

Knight orienta que se for mudar a dieta do animal de estimação, deve-se fazer de forma  gradual, com monitoramento frequente para perceber se ocorre qualquer mudança em seu comportamento ou saúde.

Uma dieta vegana pode ajudar a melhorar a condição da pelagem, o controle de peso e a saúde do animal, desde que feita de maneira correta.

Existem rações veganas?

Sim! Pois com a expansão do veganismo no mundo vem surgindo também alimentos veganos para pets.

Conheça as maiores e mais conhecidas empresas que fabricam estes produtos:

Wild Earth (Norte-americana)

A Wild Earth produz alimentos veganos para cães utilizando ingredientes proteicos à base de plantas como grão-de-bico, levedura nutricional e ervilhas; tem também mirtilos, frutas ricas em antioxidantes; espinafre rico em ferro; batata doce assada e abóboras ricas em fibras.

V-dog (Norte-americana)

Essa é uma marca de ração vegana para cães formulada com ingrediente nobres como: ervilhas, aveia moída, proteína de ervilha, arroz integral moído, proteína de batata, óleo de canola, levedura seca de cerveja, farinha de alfafa, linhaça moída, lentilha, sementes de quinoa, raiz de chicória, cenoura, mirtilo, espinafre,  maçã desidratada, batata doce, cranberries, extrato de yucca e extrato de alecrim.

Benevo (Inglesa)

Esta empresa produz comida vegana para gatos, nutricionalmente completa, com adição de taurina e spirulina. Também produz  ração para cães especialmente formulada para a necessidade deles.

Seus produtos incluem a linha Benevo Cat Adult Original e a Benevo Duo Complete Food for Cats and Dogs.

Esses produtos são aprovados pela PETA e certificados pela The Vegan Society.

Ami (Italiana)

Ami Pet Food é uma empresa que produz alimentos veganos para gatos e cães usando apenas ingredientes à base de vegetais e com formulação saudável e balanceada.

Possui dez anos de experiência no setor de pet food e seus produtos são baseados no respeito à natureza e aos animais, além de ser distribuídos em 25 países.

Omni (Inglesa)

A empresa Omni Pet produz ração vegana para cães à base de plantas, rica em proteína e  formulada com ingredientes  saudáveis como batata-doce, lentilha, abóbora e mirtilos.

Evolution Diet (Norte-americana)

A Pet Food Shop produz uma linha alimentos para pets veganos, Evolution Diet, com rações para gatos e cachorros.

Todos os alimentos são livres de conservantes químicos e são formulados para atender as necessidades nutricionais de cada uma dessas espécies.

Wysong (Norte-americana)

A Wysong não é uma marca vegana, porém, possui uma ração vegana que serve para gatos e cães formulada pelo pelo veterinário Dr. Wysong.

Esta formulação contém arroz integral, milho, soja, proteína de ervilha, proteína de batata, óleo de soja, sementes de linhaça, melaço de cana seca, ervilhas, aroma natural, sementes de gergelim,  óleo de coco, sementes de chia, óleo de farelo de arroz, pó orgânico de grama de cevada, pó de mirtilo seco, algas secas, pimenta, extrato de levedura, couve seca, espinafre seco, cenoura seca, fibra de maçã e extrato de alecrim.

É também enriquecida com prebióticos, probióticos, enzimas, vitaminas, minerais, taurina e aminoácidos.

Halo Garden of Vegan (Norte-americana)

A empresa Halo Pet não é vegana, porém tem essa linha veg para cães formulada com todos os aminoácidos essenciais, 100% à base de vegetais, como  ervilhas verdes e grão-de-bico, sem transgênicos e corantes, aromas ou conservantes artificiais.

Gather Endless Valley Vegan (Canadense)

Esta é a única linha de ração vegana fabricada pela empresa Petcurean, porque as demais contêm carne.

A ração vegana desta empresa é formulada com proteína de ervilhas orgânicas certificadas e cultivadas de forma sustentável, óleo de linhaça e de girassol orgânico, não contém OGM (sem ingredientes geneticamente modificados), nem corantes, aromatizantes ou conservantes artificiais.

Ração Veggie Orgânica All Love (Brasileira)

Esta ração vegana é produzida pela empresa Dr, Stanley que tem algumas linhas de produtos veganos para cães.

A base da formulação dessa ração são: grão-de-bico, quinoa e cenoura, sendo cientificamente balanceada para suprir todas as necessidades nutricionais dos cães.

Esta ração tem adição de extrato de yucca e de probióticos que favorecem o equilíbrio do sistema digestivo, além de ômegas 3 e 6, importantes para a pele e a pelagem.

Não contêm corantes ou conservantes artificiais e nem agrotóxicos ou transgênicos.

Fridog (Brasileira)

A Fridog é uma ração brasileira produzida pela PetVegan, empresa que fabrica também snacks, petiscos, ossinhos vegetarianos e coleira repelente de erva-de-Santa-Maria.

A ração fabricada por essa empresa contém em sua formulação milho integral moído, farelo de trigo, farelo de soja, quirera de arroz, farelo de glúten de milho, levedura seca de cervejaria, extrato de leveduras, óleo de soja e extrato de yucca.

É enriquecida com vitaminas, minerais, ômegas 3 e 6, aminoácidos e prebiótico.

Tem adição de  antioxidante natural (composto por óleo vegetal, ácido cítrico, dióxido de silício, extrato de tocoferol e essência de alecrim).

Observação: o milho e a soja dessa ração são transgênicos, porque no Brasil a maioria da produção desses ingredientes é feita com grãos geneticamente modificados.

Bicho Green (Brasileira)

A marca Bicho Green tem ração para gatos e cachorros.

A ração de gatos é formulada com milho integral moído, farelo de glúten de milho, farelo de soja, arroz quebrado, proteína de ervilha, farelo de trigo, levedura hidrolisada, extrato de yucca, farinha de linhaça, polpa de beterraba, óleo de soja e farinha de algas.

É enriquecida com taurina,  aminoácidos, minerais e vitaminas, nutrientes necessários para a nutrição dos pets felinos.

A ração de cachorros é constituída, entre outros ingredientes, por milho integral moído, farelo de soja, farelo de trigo, farelo de glúten de milho, arroz quirera, polpa de beterraba, linhaça integral, levedura, óleo de soja e extrato de yucca.

É enriquecida com vitaminas, minerais, aminoácidos e prebióticos necessários para os cachorros.

Ambas as rações são feitas com corante de urucum e antioxidante a base de tocoferol, dióxido de silício, óleo de alecrim e ácido cítrico).

Observação: o milho, soja e trigo são transgênicos, porque no Brasil estes grãos são em grande parte geneticamente modificados.

Depoimentos de tutores

Camila Victorino, do canal Pensando ao Contrário, dá seu depoimento como tutora que alimenta seus 2 cães com ração vegetariana, além de dar dicas de como cuidar dos pets de forma sustentável e ecológica:

Este outro vídeo abaixo, do canal BBC Berkshire, apresenta uma reportagem com a tutora Joana Farr que alimenta seus 2 gatos com dieta vegana.

Essa matéria também mostra vários especialistas e suas opiniões, contra ou a favor, da alimentação vegana para gatos.

Observação: para ver a legenda em português, clique no botão de configuração na barra inferior do vídeo e ative a tradução automática.

Desvantagens da dieta de origem animal para pets

Existem muitas razões desfavoráveis em relação à alimentação de origem animal para pets, como:

  • As rações convencionais à base de carne contribuem para o abate e sofrimento de animais criados para consumo.
  • Outro motivo é apontado por Elisa Allen, diretora da People for the Ethical Treatment of Animals-PETA, ao dizer que os consumidores também vêm sendo cada vez mais desestimulados a dar alimentos para animais de estimação à base de carne, uma vez que contêm “muitos dos mesmos hormônios, pesticidas e antibióticos encontrados em produtos comerciais de carne para humanos, juntamente com partes de animais. considerados impróprios para consumo humano”.
  • De fato, muitas rações são feitas com sobras da indústria da carne.
  • Estas rações também recebem aditivos químicos, corantes e conservantes artificiais prejudiciais à saúde dos pets.
  • Há desvantagens também para o meio ambiente, pois a indústria de rações à base de carne contribui para o aumento das emissões de dióxido de carbono na atmosfera e para o desmatamento.

A natureza não dá saltos

Se for mudar a alimentação do pet, introduzindo a alimentação vegana, faça a adaptação gradativa, não da noite para o dia, porque ele poderá se ressentir e até adoecer.

Até para trocar rações à base de carne ocorre um período de adaptação com o novo alimento. Por isso, vá de forma gradual.

Não tire de uma vez a ração que ele está acostumado ou a comida com carne. Vá introduzindo aos poucos a alimentação ou a ração à base de vegetais e observe como o animal se comporta e reage ao novo alimento.

É preciso reforçar que a natureza não dá saltos e é preciso respeitar o organismo e o metabolismo de cada animal, porque independente da espécie, cada ser tem suas características. Como exemplo, embora sejamos da espécie humana, cada corpo tem suas características, o que é bom para um pode não ser para o outro. Assim também ocorre com os animais.

Se for fazer a transição de dieta alimentar, fique atento aos sinais.

É possível identificar quando a alimentação está sendo benéfica para o animal, através dos seguintes benefícios:

  • disposição
  • pelos macios
  • olhos brilhantes sem secreção
  • disposição para brincar
  • bom apetite
  • força e tônus muscular
  • peso equilibrado
  • sem sinal de alergias
  • bom funcionamento dos órgãos vitais

Mais clareza e informação

Esse conteúdo foi feito para ajudar tutores a terem mais clareza sobre alimentação vegana para pets. Haja vista que diversos tutores buscam alternativas veganas de qualidade, mas têm dificuldade de encontrar, além de não saberem como fazer a transição.

Todas essas informações tem a proposta de evitar prejuízo à saúde do animal, fazendo uma transição sem critério, o que também vai contra os princípios do veganismo.

E para terminar, fica o incentivo para que mais empresas invistam na produção de alimentos e produtos vegs para animais, já que cada vez mais o veganismo tem se tornado necessário e está crescendo pelo mundo.

Saiba porque o veganismo está crescendo em:

Veja também como cuidar do pet de forma mais natural:

O que fazer e como tranquilizar cachorros que latem demais

Calmantes naturais para cachorros nervosos: como acalmar seu dog

Receitas de Biscoitos Saudáveis para Cachorros

Dente-de-leão: uma planta benéfica também para saúde dos cães 

Remédios naturais para coceira, alergia, fungo e dermatite em cachorros

Como fazer brinquedos para gatos reaproveitando materiais

Problema urinário em gatos: como prevenir e tratar com remédios naturais

Aromaterapia para animais: conheça utilidades e benefícios

Carne de laboratório pode ser usada em ração de cães e gatos




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...